Dicas para aprender espanhol com aulas online
Por: Claudia M.
14 de Julho de 2020

Dicas para aprender espanhol com aulas online

Aprender espanhol com aulas online é possível e divertido!

Espanhol Conversação Todos os níveis Profissional Nativo Gramática

 

Você sempre gostou do espanhol, mas nunca estudou realmente ou estudou, mas acha que não aprendeu de verdade, ou entende razoavelmente, mas não consegue ter uma conversa fluente com pessoas nativas?

     Sou professora de idiomas há 13 anos, e durante esse tempo tenho estudado, praticado e desenvolvido diversas metodologias de ensino específicas para os diversos públicos.

     Posso dizer para vocês muchachas e muchachos, cá entre nós, que a conclusão que cheguei nas minhas profundas reflexões sobre isso, é que não há uma metodologia que garanta que você vai aprender perfeitamente uma língua qualquer. Pois é,não existe formula mágica ou receita pronta para aprender a falar um idioma. Existem mil e uma formas, e isso depende de cada pessoa, porque nem todos temos os mesmos ritmos para assimilar coisas novas, nem os mesmos métodos funcionam da mesma forma para todo mundo. Por isso acredito que a internet proporciona uma vantagem enorme para nós, profes, alunos, e amantes das línguas e das culturas.

A proposta que tenho para vocês é simples mas requer de comprometimento, constância, dedicação e atenção como qualquer processo de aprendizagem. É uma proposta especial para falantes de português ou lusofalantes (mais chique).

Mas a gente sabe que existe uma relação particular entre o português e o espanhol. Nós, falantes nativos de alguma dessas belas línguas, sabemos que há uma proximidade intima que pode ser ao mesmo tempo uma salvação e uma perdição. E é por causa dessa proximidade que existe o famoso PORTUNHOL entre as duas comunidades de fala.

 

Mucho Portunhol

Falar portunhol muitas vezes pode ser a melhor alternativa de comunicação. O portunhol é de fato um fenômeno criativo da linguagem que pode facilitar a comunicação entre falantes de português e espanhol.

O perigo do portunhol é que nem sempre você vai se fazer entender pelo seu interlocutor, quem pode não estar familiarizado com “portunhol falantes”, e de fato, pode atrapalhar a comunicação ou até provocar maus entendidos. No melhor dos casos, você pode achar que você está falando perfeitamente bem a língua (isso quando as pessoas têm vergonha de te corrigir), e viver enganada(o) a vida toda.

 

Para mim, o portunhol é omnipresente quando várias pessoas falantes de variedades diferentes do espanhol querem se comunicar em português ou mesmo em espanhol, mas dentro do território luso falante. É, sobre tudo, uma brincadeira entre aqueles que têm um domínio avançado -ou não- das duas línguas.

Na minha vivência, o portunhol se desenvolve na medida em que você vai entendendo as diferenças de cada língua até o ponto de poder criar novas palavras, às vezes, com significados novos ou mais completos. É, eu amo o Portunhol, e acredito que um dia possam existir aulas de portunhol. Brincadeiras a parte, aqui muchachas, muchachos, a gente veio para empreender a viagem do espanhol com o intuito de ser fluente, no seu próprio ritmo, ao seu gosto e interesse particular.

Eu gosto de falar que depende muito dos objetivos de aprendizagem de cada pessoa. Uma coisa é certa, se você quer ser fluente, ou seja, falar e entender perfeitamente a língua, você precisa dar um tempo ao portunhol e começar a viagem do espanhol traçando claramente seus objetivos.

 

A viagem de aprender um novo idioma

Aprender espanhol, inglês, francês, português, alemão ou japonês vai ser sempre uma viagem diferente para cada pessoa. Isso mesmo, uma viagem. Quando você começa a aprender outro idioma, você começa a descobrir outros mundos, e assim como cada pessoa tem seu próprio jeito, gosto e preferências para viajar, assim também para aprender. E assim como não existe idade certa para viajar, não existe idade para aprender um idioma. Na verdade, não há nenhuma restrição para aprender espanhol com este método, você só precisa querer aprender e gostar muito de viajar.

No caminho da sua viagem você vai encontrar lugares incríveis, paisagens lindas, comida deliciosa, gente simpática e bonita, e também com lugares ruins, paisagens não tão agradáveis, pessoas de má vontade, dificuldades de todo tipo, enfim, você tem que estar preparada(o) para tudo. O mais importante é aprender, no bom e no ruim, não deixar nenhuma experiência passar por desapercebida.

Quando você viaja, você escolhe o meio de transporte que melhor lhe convém e lhe é de seu agrado. Você decide quanto tempo vai ficar no local, quais atividades você vai querer fazer, que lugares você quer conhecer em primeiro lugar, etc. Tudo são decisões necessárias para aproveitar ao máximo a sua estadia. Existem milhões de opções de planejar sua viagem e você tem o poder de decidir quais são as melhores para você dependendo dos seus objetivos, circunstâncias e necessidades particulares.

Por isso para mim, aprender um idioma não significa necessariamente estudar em uma sala de aula com um livro e um professor na sua frente falando e escrevendo no quadro. Você já passou por isso e sabe bem que nem sempre esse método dá certo. Teria muito a falar sobre a escola e os seus métodos clássicos, mas esse não é nosso intuito aqui, certo muchachos?

A minha proposta então é aprender espanhol como se fosse uma viagem, você escolhe os métodos, os tempos, até a variedade de espanhol que você quer aprender. Você sabe as suas necessidades, os objetivos que deseja atingir. Eu lhe ofereço uma opção de viajar pelo mundo do espanhol que inclui os mais diversos itinerários e paisagens. Não ofereço um único método quadrado e linear, e sim várias ferramentas que visam ajudar no seu processo de aprendizagem, até chegar à fluência.

Então é isso, mais uma forma de mergulhar no mundo do espanhol, sem querer desprestigiar claro, as aulas presenciais, esta é simplesmente uma proposta para que falantes de português obtenham recursos para aprender de forma autônoma e divertida.

Quando eu viajo, gosto de conhecer além dos lugares bonitos, a forma de viver das pessoas, os meios de transporte locais, as comidas típicas, as músicas e as culturas do lugar, etc. E gosto de experimentar, conhecer e pesquisar formas diferentes de chegar aonde quero chegar.

Nesta viagem você tem a opção de escolha, de acordo com sua necessidade. Neste meio eu lhe ofereço uma ferramenta de estudo que não pretende ser a formula mágica, como eu falei antes, mas sim uma opção diferente e divertida de ser fluente em espanhol. É claro que cada um de vocês muchachas e muchachos terá que decidir e se aprofundar na variedade de espanhol que você mais preferir, gostar ou precisar aprender. Eu sou mexicana, então meu conhecimento maior é desta variedade, mas como isto é justamente uma viajem, a gente vai ousar fazer um tour, quem sabe até a Europa! ; )

 

Se você está disposta(o) a fazer esta viagem comigo, o único pré-requisito que lhe peço é preparar sua mala para a viagem com as seguintes dicas básicas e indispensáveis.

5 dicas básicas para levar na mala da viagem e aprender espanhol comigo:

 

  1. Dedicação. Dedique ao estudo o tempo que você achar necessário para atingir os seus objetivos. Recomendo pelo menos meia hora todo dia, por exemplo, acompanhando posts de redes sociais em espanhol, mídia, canais do YouTube, etc.

 

  1. Esforço. Os resultados sempre dependerão do esforço e dedicação que você coloque nesta viagem. Deixe um caderninho ou bloco de notas ou diário, no seu notebook ou em papel mesmo, para tomar nota dos novos conhecimentos.

 

  1. Prática. Não perca nenhuma oportunidade para praticar a língua. Se você encontrar com algum hispano falante (termo chique para “falante de espanhol”), não seja tímida(o) e fale, fale, ainda que saia um portunhol desajeitado, é melhor do que ficar calada(o).

 

  1. Perseverança. Não desista na primeira dificuldade que aparecer no seu caminho. Você é capaz de ultrapassar qualquer adversidade nessa viagem. Lembre-se que cada pessoa tem ritmos e jeitos diferentes de aprender, então se algum conteúdo é muito difícil para você, não se desespere e procure material complementar.

 

  1. Disposição. Esteja sempre aberta(o) para mudar. Tenha sempre a mente aberta para conhecer outros mundos, outras formas, outras paisagens. Quando você aprende outro idioma, aprende outras culturas e formas de ver o mundo, então se prepare para você mesma(o) mudar a sua cabeça, e expandir a sua mente. Se você tiver a oportunidade de viajar de verdade para um país hispano falante, não pense duas vezes e vá, viaje!

 

Por isso amo ser profe de línguas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil