SABER LIBRAS PARA ATENDER O MERCADO
Por: Cleudinea P.
03 de Setembro de 2020

SABER LIBRAS PARA ATENDER O MERCADO

Libras

       Assim como o inglês, aprender a Libras, língua visual utilizada nos grandes centros urbanos por surdos, também torna-se essencial. A necessidade de aprender somente uma segunda língua é algo que ficou no passado, pois no atual estágio em que a sociedade contemporânea passa por constantes mudanças; aprender uma língua utilizada especificamente no Brasil como a Libras, torna-se pré requisito para o currículo de diversos profissionais e rentabilidade para as empresas, haja vista que a probalidade de encontrar ou fazer negócios com uma pessoa surda é muito alta. Segundo o IBGE no Brasil, há 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, dentre estes têm os que já nasceram com surdez profunda e muitos possuem uma vida social e financeira ativa. Dependendo do surdo haverá a necessidade de usar a língua sinalizada. Assim, para atender as demandas do mercado, torna-se necessário aprender a Libras pelos seguintes motivos:

  1. Para atender o surdo como cliente: como os surdos estão inseridos em nossa sociedade, eles precisam ser atendidos da mesma forma como os outros clientes atendendo os príncipios da isonômia, logo é preciso que as empresas e também o próprio colaborador, antes de oferecer um produto ou serviço é preciso saber interagir com os clientes, sendo assim um diferencial para ambos. Agora se pensarmos nos mais variados tipos de setores que vendem serviços ou produtos, é pertinente as empresa se perguntarem: como irei atender o meu cliente surdo? Se eu não conheço a língua que ele usa?
  2. Agregar valor ao currículo profissional: o mercado atual nos exige diversas habilidades, dentre as quais encontram-se o conhecimento sobre uma ou mais línguas, geralmente, a língua inglesa é referência, devido às questões de mercado; no entanto é preciso pensar nas empresas que obrigatoriamente dependendo do quantitativo de colaboradores, precisam empregar pessoas com deficiência, dentre os quais estão os surdos e que usam a Libras para se comunicar. Os gestores de setor do RH precisam ter um olhar humanistico para essa questão,pois se tiver um surdo na equipe de colaboradores como ministrar um treinamento para ele? 

 É claro que existe uma infinidade de motivos dentro do mercado e que as empresas e os colobaroradores precisam estar atento para agradar e atender a demanda, que cada vez mais fica mais competitivo. Entretanto, se esses dois motivos estiverem inclusos de alguma forma nas visões das empresas e colaboradores, será considerado um grande avanço.  

R$ 40 / h
Cleudinea P.
São Luís / MA
Cleudinea P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Libras Infantil Dificuldades de Aprendizagem de Libras Libras para Iniciante
Graduação: Licenciatura em Letras LIBRAS (Universidade Federal do Maranhão (UFMA))
Internalizando a Libras e os seus aspectos visualizando a capacidade comunicativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil