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Estatuto da Criança e do Adolescente
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em 28 de Maio de 2018
A escola assume um papel de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo da criança a partir dos seus 07 anos de idade.
Saber ler.escrever,fazer contas;amplia e estimula o interesse da criança.Isso porque mentalmente para uma criança ,a escola irá representar maturidade e uma fonte de orgulho.
Com sete anos,as crianças já possuem grande parte das habilidades dos adultos,apesar do seu desenvolvimento ser mais lento e uniforme se comparado a etapa antecessora e sucessora desta idade.
A criança,então,descobrirá que a sua aceitação ou rejeição social depende de suas realizações e essa experiência influenciará a formação de sua auto-imagem.
No início da idade escolar,as crianças não são capazes de resistir às pressões externas ,então,a sua auto-imagem irá se basear naquilo que os outros dizem ao seu respeito.
A escola torna-se um fator importante no processo de identidade.Brincadeiras irão ceder lugar ao trabalho e será o desempenho acadêmico o mais valorizado.
Consequentemente as crianças começam a temer não conseguir corresponder as expectativas e surgirá o sentimento de inferioridade oriundo de uma sucessão de insucessos.
Como defesa a rejeição,serão desenvolvidos comportamentos inadequados como a agressividade,o retraimento e até mesmo a regressão de idade.
Então ,o que fazer ?
A cooperação fará a criança abandonar o egocentrismo ,buscar o diálogo e também respeitar as regras estabecidas.Atividades em grupo ajudarão no processo de socialização e autonomia moral.