A escola e o desenvolvimento infantil.
Por: Cynthia M.
25 de Maio de 2018

A escola e o desenvolvimento infantil.

O Desenvolvimento Cognitivo aos sete anos de idade.

Alfabetização Crianças Acompanhamento Reforço

A escola assume um papel de extrema importância  para o desenvolvimento cognitivo da criança a partir dos seus 07 anos de idade.

 Saber ler.escrever,fazer contas;amplia e estimula o interesse da criança.Isso porque mentalmente para uma criança ,a escola irá representar  maturidade e uma fonte de orgulho.

   Com sete anos,as crianças já possuem  grande parte das habilidades dos adultos,apesar do seu desenvolvimento ser mais lento e uniforme se comparado a etapa antecessora e sucessora desta idade. 

     A criança,então,descobrirá que a sua aceitação ou rejeição social depende de suas realizações e essa experiência influenciará  a formação de sua auto-imagem.

     No início da idade escolar,as crianças não são capazes de resistir às pressões externas ,então,a sua auto-imagem irá se basear naquilo que os outros dizem ao seu respeito.

     A escola torna-se um fator importante no processo de identidade.Brincadeiras irão ceder lugar ao trabalho e será o desempenho acadêmico o mais valorizado.

     Consequentemente as crianças começam a temer não conseguir corresponder as expectativas e surgirá o sentimento de inferioridade oriundo de uma sucessão de insucessos.

      Como defesa a rejeição,serão desenvolvidos comportamentos inadequados como a agressividade,o retraimento e até mesmo a regressão de idade.

        Então ,o que fazer ?

        A cooperação fará a criança abandonar o egocentrismo ,buscar o diálogo e também respeitar as regras  estabecidas.Atividades em grupo ajudarão no processo de socialização e autonomia moral.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil