Funções Inorgânicas: tudo depende da função óxido
Por: Daniel A.
07 de Março de 2022

Funções Inorgânicas: tudo depende da função óxido

Uma análise voltada ao ensino médio, para estas substâncias

Química Ensino Médio Pré-vestibular ENEM Ácidos Bases Sais 2º ano 1º ano 3º ano Aula particular

As substâncias químicas podem ser reunidas de acordo com suas propriedades comuns, decorrentes de estruturas químicas semelhantes. Estas propriedades comuns são chamadas de propriedades funcionais. Em detrimento dessas propriedades é possível agrupar as substâncias em conjuntos aos quais serão denominados de funções inorgânicas. As principais funções inorgânicas são: função ácido, função base, função sal e função óxido.

Como é possível estabelecer relações reacionais (reações químicas) entre as funções e o início dessas relações ocorre a partir dos compostos da função óxido, todo raciocínio envolnedo as funções inorgâncias se dá a partir desse grupo de substâncias.

As substâncias pertencentes à função óxido constituem substâncias binárias (formadas por dois elementos químicos), em que um dos elementos é o oxigênio, que deve apresentar a maior eletronegatividade dentre os elementos formadores da substância. Lembrando que o oxigênio é o segundo elemento de maior eletronegatividade do universo e considerando que são conhecidos 118 elementos, são 116 possibilidades teóricas de formação de óxido, considerando átomos de metais e ametais associando-se ao átomo de oxigênio. Isso cria uma gama de substâncias que podem apresentar diferentes comportamentos químicos, gerando classes distintas de óxidos. Dentre eles é possível citar os óxidos básicos, óxidos ácidos (anidridos), óxidos anfóteros, óxidos neutros, óxidos salinos, peróxidos e superóxidos.

Os óxidos básicos são compostos binários, em que o elemento oxigênio se associa a um átomo de metal de elevada eletropositividade. Tais óxidos, ao serem hidratados, levam à formação de substâncias classificadas como bases de Arrhenius. Essas bases, ao serem submetidas à presença de meio aquoso, se dissociam e liberam seu cátion formador, mesmo cátion que compunha o óxido básico previamente hidratado e libera também ânions hidroxila característicos da Função Base.

Os óxidos anfóteros são compostos binários, em que o elemento oxigênio se associa a um átomo de metal de pequena eletropositividade. Tais substâncias não sofrem reação de hidratação, mas podem reagir em meio ácido ou meio básico, assumindo na reação, características de óxidos de comportamento antagônico ao meio: em meio ácido os óxidos anfóteros se comportam como óxidos básicos e em meio básico se comportam como óxidos ácidos. 

Os óxidos ácidos, também denominados anidridos são compostos binários, em que o elemento oxigênio se associa a um átomo de ametal de elevada eletronegatividade. Tais óxidos, ao serem hidratados, levam à formação de substâncias classificadas como ácidos de Arrhenius, em especial oxiácidos (ácidos com átomos de oxigênio em sua constituição). Esses ácidos, ao serem submetidos à presença de meio aquoso, se ionizam e liberam cátion de Hidrogênio (H+), denominado próton e ânions, que receberão nome em função de seus ácidos formadores. É valido lembrar que a carga negativa associada ao ânion corresponde ao número de prótons liberados pelo ácido.

Óxidos neutros ou indiferentes são óxidos que não reagem com água, ácidos ou bases. Isto significa que não apresentam nem caráter ácido nem caráter básico apresentando regra de nomenclatura semelhante à dos óxidos básicos. Estes óxidos são formados por ametais apresentando, portanto, caráter covalente. Existem no estado gasoso e são formados por ametais pouco eletronegativos ou com pequenos valores de Nox ao se associarem a oxigênio. Alguns de relevância cotidiana são: CO (monóxido de carbono),  N2O (óxido nitroso), NO (óxido nítrico).

Óxidos salinos, Duplos ou Mistos são óxidos formados exclusivamente por metais que apresentam dois valores de números de oxidação e obedecem à uma fórmula geral que pode ser representada por Me3O4, em que o átomo de metal (Me) irá apresentar número de oxidação +8/3, visto que seus átomos apresentarão cargas elétricas diferentes na mesma substância. O termo duplo se refere à sua reação de decomposição que irá formar dois óxidos, com os valores de números de oxidação típicos de cada elemento químico. Observe a decomposição do óxido salino de Ferro: Fe3O4 --> FeO + Fe2O3

Também é possível citar os peróxidos, óxidos em que o oxigênio apresenta nox -1, em função de uma ligação covalente realizada entre dois átomos de oxigênio que apresentam mesma eletronegatividade. Ou ainda os superóxidos, em que se presentam ligados covalentemente quatro átomos de oxiigênio, determinando um nox igual a -1/2 para esse elemento.

R$ 75 / h
Daniel A.
Juiz de Fora / MG
Daniel A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Cálculo Estequiométrico Química Orgânica Química para Ensino Fundamental
Professor de química com larga experiência em ensino médio, pre vestibular e pre enem. Aprenda com bom humor, de forma leve e sem complicações.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil