História e quadrinhos
Por: Daniel N.
13 de Maio de 2022

História e quadrinhos

A conspiração da pólvora e a ligação entre Guy Fawkes e Alan Moore

História História Geral

 

"Lembrai, lembrai o 5 de novembro..."

Esse frase inicia um tradicional verso inglês sobre os acontecimentos do evento que ficou conhecido como a conspiração da pólvora: um grandioso plano que visava explodir o parlamento, e dar fim a vida do rei Jaime I. Vamos voltar um pouco no tempo, pra contar sobre aquele que ficaria marcado como o rosto da história, e mais tarde, se tornaria símbolo de luta: Guy Fawkes. 

Nascido em 13 de abril de 1570, em York, no norte da Inglaterra, Fawkes viria a perder seu pai logo aos 8 anos de idade. Sua mãe então se casou novamente, e é aqui que o catolicismo entra em cena. O padrasto de Fawkes era católico, o que contribuiu para a conversão do jovem, que logo tomou partido nos conflitos religiosos da época, assumindo o nome de Guido, e indo pro continente, lutar pela Espanha católica, frente aos protestantes da Holanda. Ao retornar, foi apresentado a Robert Catesby, que tinha um audacioso plano pra executar o rei Protestante Jaime I, visando colocar no seu lugar um monarca católico. O plano: explodir o parlamento. Guy logo foi incluído no planejamento. Ficaria responsável pelos barris de pólvora que seriam instalados num espaço alugdo sob a câmara dos lordes. O plano seguia o curso, até as autoridades do Palácio de Westminster receberem uma denúncia anônima e localizarem já nas primeiras horas de 5 de novembro de 1605 Guy Fawkes e os barris de pólvora. Em seguida, ele seria preso, torturado e por fim, julgado e condenado a forca em 31 de janeiro de 1606. O cinco de novembro virou data comemorativa entre os ingleses, onde relembram o dia em que aqueles que tentaram assassinar o rei foram pegos. Fawkes entrou também para a história ao se tornar inspiração para Alan Moore criar o personagem V em sua obra V for vendetta, um indivíduo apresentado de máscara, esta, inspirado no rosto de Fawkes, que assim como ele se coloca contra o governo. 

Encerro o texto com uma célebre frase

de V: 

"Por baixo desta máscara não há só carne... Por baixo desta máscara há uma ideia, Sr. Cryde. E ideias são à prova de bala!"

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil