Existem várias versões sobre sua origem; porém, pensa-se que a sua origem tenha vindo da China e Índia. Os historiadores pensam que ele surgiu há cerca de 3000 anos.
O nome Quadrado Mágico foi dado, pois, naquela época se achava que esse formato geométrico possuia poderes especiais!!! Imagina!!!
Dizem que o imperador Yu, o Grande, estava observando um rio quando viu uma tartaruga que trazia no casco uma marca ( que formava o símbolo com nós ) e pensou que podia ser transformado em números de 1 a 9 e que somados formavam 15, sendo números mágicos.
Por esse motivo, os chineses acreditaram durante vários anos que quem possuísse um quadrado mágico teria sorte e felicidade para toda a vida. Acreditava-se que ele era o símbolo que reunia os princípios básicos que formavam o universo, onde os números pares simbolizavam o princípio feminino, Yin, os números ímpares simbolizavam o princípio masculino, o Yang, e o número 5 representava a Terra e ao seu redor estão distribuídos os quatro elementos principais, a água 1 e 6, o fogo 2 e 7, a madeira 3 e 8 e os metais 4 e 9.
No século XV, os quadrados mágicos chegaram à Europa; então foram relacionados com a alquimia e astrologia e muitos os usavam como amuleto!!!
Eles ficaram tão famosos que despertaram interesse em matemáticos famosos como: Bernard de Bessy, Cleude-Gaspar Bach, Pierre de Fermat e Leonhard Euler pelos problemas difíceis que podiam originar.
Hoje os Quadrados Mágicos fazem parte da Matemática Recreativa ou que tem por objetivo ensinar de formas lúdica e divertida!
E que tal para encerrar a leitura completarmos o quadrado mágico abaixo com os números de 0 a 8 (sem repetir), de modo que a soma dos algarismos em todas as direções seja 12. Boa Sorte!!