A Origem do Quadrado Mágico
Por: Daniela A.
24 de Maio de 2023

A Origem do Quadrado Mágico

Matemática Geometria Ensino Fundamental Ensino Médio história quadrados lúdico recreação

Existem várias versões sobre sua origem; porém, pensa-se que a sua origem tenha vindo da China e Índia. Os historiadores pensam que ele surgiu há cerca de 3000 anos.

O nome Quadrado Mágico foi dado, pois, naquela época se achava que esse formato geométrico possuia poderes especiais!!! Imagina!!!

Dizem que o imperador Yu, o Grande, estava observando um rio quando viu uma tartaruga que trazia no casco uma marca ( que formava o símbolo com nós ) e pensou que podia ser transformado em números de 1 a 9 e que somados formavam 15, sendo números mágicos.

Por esse motivo, os chineses acreditaram durante vários anos que quem possuísse um quadrado mágico teria sorte e felicidade para toda a vida. Acreditava-se que ele era o símbolo que reunia os princípios básicos que formavam o universo, onde os números pares simbolizavam o princípio feminino, Yin, os números ímpares simbolizavam o princípio masculino, o Yang, e o número 5 representava a Terra e ao seu redor estão distribuídos os quatro elementos principais, a água 1 e 6, o fogo 2 e 7, a madeira 3 e 8 e os metais 4 e 9.

No século XV, os quadrados mágicos chegaram à Europa; então foram relacionados com a alquimia e astrologia e muitos os usavam como amuleto!!!

Eles ficaram tão famosos que despertaram interesse em matemáticos famosos como: Bernard de Bessy, Cleude-Gaspar Bach, Pierre de Fermat e Leonhard Euler pelos problemas difíceis que podiam originar.

Hoje os Quadrados Mágicos fazem parte da Matemática Recreativa ou que tem por objetivo ensinar de formas lúdica e divertida!

E que tal para encerrar a leitura completarmos o quadrado mágico abaixo com os números de 0 a 8 (sem repetir), de modo que a soma dos algarismos em todas as direções seja 12. Boa Sorte!!

R$ 50 / h
Daniela A.
Maringá / PR
Daniela A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Números Matemática para Ensino Fundamental Matemática para Ensino Superior
Graduação: MATEMATICA (Universidade Estadual de Maringá)
Professora de matemática, finanças e raciocínio lógico com mais de 10 anos de experiência. Venha aprender de forma personalizada e eficiente!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil