Este texto é parte de meu artigo "Alfabetização e Afetividade", escrito como pré-requisito para a conclusão de minha especialização em Alfabetização e Letramento.
Neste artigo, observou-se que das teorias de aquisição da linguagem escrita, a mais aceita na atualidade é a interacionista, que mostra esta forma de linguagem como produto da interação das pessoas com o meio e com outras pessoas, sendo uma prática construída histórica e socialmente pelo ser humano, conforme as suas necessidades de comunicação. Também destacou-se que a alfabetização da criança se inicia antes mesmo de seu ensino formal, em sala de aula, com a observação dos usos da leitura e da escrita por pessoas que já dominam o código alfabético. É necessário, portanto que a criança tenha acesso, desde cedo, à diversas fontes de linguagem escrita, tanto na escola como em outros locais da comunidade e no círculo familiar, visto que a linguagem escrita é uma prática social e precisa ter significado na vida do educando.
A afetividade, inerente ao processo de aprendizado, também possui relação com a aquisição da linguagem escrita. Os professores consultados concordaram a respeito da necessidade de observar sua própria postura, a configuração da sala de aula, além do estado físico e emocional dos alunos aos quais são responsáveis, porém ainda existe conceitualmente a ideia de que considerar a afetividade em sala de aula é dar carinho para o aluno, passar a mão na cabeça e elogiar a lição que é feita, desconsiderando que o meio, sensações e sentimentos e a postura das pessoas que fazem parte do dia a dia do aluno também se incluem na afetividade, pois afetam o corpo e a mente do estudante. Tendo essas informações em vista, mostra-se necessário no campo de estudo da alfabetização e do letramento um aprofundamento nas suas diversas nuances, com o objetivo de compreender e, conforme suas possibilidades, promover mudanças necessárias para que esses índices possam ser minimizados até sua completa superação.
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
Analisando os dados obtidos para este artigo, há diversas possibilidades de pesquisas futuras acerca do tema estudado, com o objetivo de proporcionar ao profissional da educação – e principalmente àquele que educa as crianças durante seus primeiros anos de escolaridade – a ampliação de seu horizonte de possibilidades inerente à sua atuação em sala de aula, a nível teórico e prático.