As dez regras do bom estudo
Por: Danielle C.
30 de Agosto de 2017

As dez regras do bom estudo

Pedagogia

Veja aqui a lista das 10 regras do bom estudo, de acordo com o curso (gratuito) Aprendendo a Aprender:

regras do bom estudo

1- Relembre: uma das melhores formas de memorizar algum conteúdo é no processo de rememoração. Leia uma página do livro, feche-o e tente lembrar do maior número possível de detalhes do texto.

 

2- Teste a si mesmo: enquanto estuda para uma avaliação, faça exercícios que possam trazer dúvidas, um sempre um pouco mais difícil que o anterior.

 

3- Divida seus problemas: não tente resolver tudo sozinho. O aprendizado em grupos é muito mais eficiente - se você encontrar um bom grupo de estudos, é claro.

 

4- Faça repetições espaçadas: para um aprendizado sólido, deve-se estudar um pouco por dia, e não tudo um dia antes da prova. 

 

5- Alterne diferentes técnicas: leia, faça exercícios, veja vídeos no youtube sobre o conteúdo (tenho certeza que você irá encontrar vários), participe dos grupos de estudo e discussão... Aproveite ao máximo as formas de estudo que estão disponíveis. 

 

6- Faça pausas: assim como estudar é importante, descansar também é. Durma bem, passeie com os amigos, faça atividades físicas... Tudo isso irá implicar positivamente na sua aprendizagem.

 

7- Use questionamentos explicativos e analogias simples: você pode criar histórias com o conteúdo que irá memorizar, ou então utilize as iniciais para criar uma frase. Evite frases prontas, pois o processo de criação também ajuda a fixar a fórmula. (Ex: a área de um retângulo é o produto da base pela sua altura, ou a=bh, então você pode dizer que uma piscina (retângulo) tem água em Belo Horizonte.)

 

8- Foco: ao estudar, não se distraia com estímulo nenhum. Deixe o celular sem internet, ou em modo silencioso, e fique o tempo de estudos 100% focado nos estudos. Existe um método chamado Pomodoro, que ajuda muito a melhorar o foco.

 

9- Comece pelo mais difícil: durante provas e atividades de casa, alterne entre questões mais difíceis e mais fáceis, iniciando pela mais difícil. Se você se sentir "travado", pare um pouco a questão difícil e vá para a fácil. Assim você dará um tempo para seu cérebro trabalhar nas tarefas mais complicadas em seu inconsciente. (Essa técnica é especialmente eficaz para aqueles que lembram da resposta certa para a questão assim que entregam a prova).

 

10- Faça uma comparação mental: quando estiver aprendendo algo novo, tente compará-lo com os conteúdos que você já sabe. 

 

BÔNUS: 10 regras para um mau estudo

1- Releitura passiva: simplesmente leia e releia o texto a ser estudado. 

 

2- Se confundir com textos destacados: use bastante a caneta marca-texto, ressalte todas as palavras que considerar importante, mesmo que isso faça com que as suas páginas do seu livro possam também ser lidas no escuro.

 

3- Olhar a solução do problema sem pensar como resolvê-lo: pra que raciocinar se é possível apenas copiar, não é mesmo?

 

4- Esperar até o último minuto para estudar: estarei mais velho, portanto, mais sábio... tudo bem se eu não lembrar de nada após a prova.

 

5- Resolver só problemas do estilo que você já domina: zonas de conforto são confortáveis, não saia delas mesmo se isso sognifique ficar estagnado.

 

6- Deixar as sessões de estudo virarem sessões de conversa: grupos de estudo devem ter suas prioridades, tais como ver fotos do Whatsapp, falar de seriados, fofocar e jogar Candy Crush.

 

7- Não esclarecer dúvidas: não pergunte em sala se você não entende alguma coisa, também não se preocupe em pesquisar sobre o assunto, dá muito trabalho.

 

8- Pensar que pode aprender estando distraído: a melhor forma de conseguir entender conceitos elaborados de Física é com a televisão ligada, abas do Facebook  e Youtube abertas, conversando sobre o crush no Whatsapp. 

 

9- Deixar de ler o livro antes de começar a trabalhar nos problemas: pra que ler sobre o assunto se você pode simplesmente adivinhar como se resolve as questões?

 

10-Não dormir o suficiente: dores de cabeça, mau humor e cansaço não podem atrapalhar tanto assim o rendimento diário de estudos, ou podem?

 

R$ 40 / h
Danielle C.
Curitiba / PR
Danielle C.
Horas de aulas particulares ministradas 10 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Alfabetização e Letramento (Universidade Brás Cubas)
Professora, formada em Pedagogia, com especializações na área de educação, para aulas de reforço escolar no Ensino Fundamental. (1º a 5º ano)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil