Métodos de aprendizagem ativa.

Pedagogia
Métodos de aprendizagem ativa.
Danielle C.
em 01 de Julho de 2017

A criança vai para escola, entra na sala, senta em sua carteira e escuta o professor explicar sobre algum assunto muito importante.

Às vezes, acompanha um texto do livro didático, cujo questionário se baseia em um "copiar e colar" informações do texto original, de forma organizada entre as perguntas.

Depois de quatro horas (ou mais) dessa atividade, a criança volta para casa com mais exercícios de encontrar informações em um texto para escrevê-las no caderno ou livro.

***

Muitos estudantes têm como via de aprendizado a situação exposta acima. Eles se apresentam como meros receptores de conteúdo, que vem em forma da fala do professor ou dos textos do livro ou do caderno. Recebem as informações passivamente, e a maioria irá concluir provas, e até mesmo o exame vestibular, achando que essa é mesmo a melhor forma de ensinar/aprender.

Mas se essa fosse realmente a melhor maneira, por que alguns alunos simplesmente esquecem todo o conteúdo que estudaram após o término das provas?

Por que aquele que não passou no vestibular terá que realizar mais um ano inteiro de cursinho?

***

O psiquiatra americano William Glasser também havia feito essas perguntas ao pesquisar sobre a aprendizagem... "Por que os alunos esquecem os conteúdos após uma aula?"

Ele chegou à conclusão que formas passivas de aprendizado não são tão eficientes, e fazem com que os estudantes esqueçam aquilo que viram em aula rapidamente.

Com isso ele definiu que lembramos de apenas...

  • 10% daquilo que lemos;
  • 20% do que ouvimos;
  • 30% do que observamos;
  • 50% daquilo que vemos e ouvimos.

Porém quando discutimos, debatemos, ou definimos um conteúdo com outra pessoa, essa aprendizagem pode chegar em 70%

Quando se pratica, demonstra, traduz, identifica o que se quer aprender, a porcentagem vai para 80%

E finalmente, a aprendizagem é quase completa (chega a 95%) quando ensinamos alguém sobre aquilo que queremos aprender.

Então, de acordo com Glasser, a forma mais eficiente de aprender é tentar compreender os conteúdos e explicar sobre eles para outra pessoa, resumindo, generalizando, estruturando e ilustrando as ideias.

***

É engraçada a conclusão principal que se chega nesta teoria: a pessoa que mais aprende em uma sala de aula é aquela que está ensinando o conteúdo.

12 horas ministradas
Curitiba / PR
Especialização: Alfabetização e Letramento (Universidade Brás Cubas)
Pedagogia - História da educação Pedagogia para Jovens e adultos Pedagogia - Psicologia Da Educação Pedagogia - Adultos Didática Metodologias alternativas de aprendizagem Pedagogia - Letramento
Professora, formada em Pedagogia, com especializações na área de educação, para aulas de reforço escolar no Ensino Fundamental. (1º a 5º ano)
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Danielle C. Whatsapp do professor Danielle C. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil