O sono e o aprendizado

Dormir é um passo importante para o aprendizado e a memória

Existem muitas técnicas de estudo e memorização, temos o "sr. Google" para nos provar isso. Métodos como o Pomodoro, a memorização associação ou repetição... É vasto o material sobre esses conteúdos. Apesar dos exercícios e estudo serem muito importante, vários outros fatores influenciam - e muito - no processo de aprendizagem e memorização. Um deles é o sono.

Sabe-se que durante o dia, o cérebro produz uma série de substâncias para que possamos nos manter acordados. Ao mesmo tempo em que elas nos ajudam, também podem atrapalhar, pois são consideradas tóxicas em nosso organismo, podendo causar a destruição de neurônios (as células do cérebro). A única forma segura para que essa substância tóxica seja eliminada é através do sono - em quantidade e qualidade adequadas. Dormir faz com que os neurônios tornem-se um pouco menores, liberando o fluxo, preparando e "limpando" nosso cérebro para mais um dia de atividades.

Para se ter uma boa qualidade de sono, é necessário em média 8 horas de repouso (essa quantidade aumenta para até 11 horas, no caso de crianças), em ambiente completamente escuro e com a menor quantidade possível de ruídos.

É importante manter um bom sono, e deixar de lado de uma vez por todas estudar até altas horas, pois a médio e longo prazo, os benefícios não vão conseguir compensar os prejuízos.

Encontre o professor particular perfeito

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Artigos similares

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo