
Racismo e violência de gênero

em 22 de Maio de 2019
Quando falamos nesses três conceitos, é necessário ressaltar as diferenças entre os três, pois, muitas vezes, os termos são utilizados de maneira uniforme, porém, há diferenças significativas entre os três. A imigração refere-se ao fato de deslocar-se , por qualquer razão, de uma região para outra, especialmente de um país a outro, não importanto se o imigrante está indo para o país vizinho ou para o outro lado do oceano, não importando também a sua situação perante as autoridades: estando regularizados ou não, os imigrantes são imigrantes do mesmo modo para fins estatísticos, e, evidentemente, não são cidadãos do país e seus direitos e obrigações podem ser mais restritos o que a dos nacionais - em especial os irregulares-.
No geral, são imigrantes econômicos, mas, podem mudar-se para outros países por outras razões, como por exemplo, estudos.
O refugiado, por sua vez, é aquele que desloca-se de seu país OBRIGATORIAMENTE para um outro (país) motivado por perseguições políticas, naturais, orientação sexual ou outra ordem, ou seja, o sujeito que em seu país de origem esteja ameaçado pelas autoridades por conta de algum fator ou esteja ameaçado por conta de alguma guerra civil ou desastres naturais tem o direito de solicitar perante outra autoridade o status de refugiado, que, ainda que possa ser negado, o solicitante, de acordo com tratados internacionais a respeito da matéria , não pode ser devolvido para o país de origem, ou seja, ele pode solicitar o refúgio em um terceiro país . Exemplo é o que acontece com os refugiados sírios, em que, buscam refúgios em outros países por conta da guerra civil.
Do mesmo modo que acontece com os imigrantes , o refúgio também não goza dos mesmos direitos e deveres e ainda sofrem algumas limitações legais em termos de viagens. O apátrida , por enfim, é o sujeito que, por algum motivo, não é reconhecido por nenhum Estado como seu cidadão, do mesmo modo que o refugiado, é necessário fazer uma solicitação desse status e também há legislação a respeito do tema nas Nações Unidas.