Imigrantes,refugiados e apatridas

Diferenças entre os conceitos

Sociologia imigração
Imigrantes,refugiados e apatridas
Danilo M.
em 23 de Maio de 2018

Quando falamos nesses três conceitos,  é necessário ressaltar as diferenças entre os três, pois,  muitas vezes,  os termos são utilizados de maneira uniforme, porém, há diferenças significativas entre os três. A imigração refere-se ao fato de deslocar-se ,  por qualquer razão,  de uma região para outra, especialmente de um país a outro,  não importanto se o imigrante está indo para o país  vizinho ou para o outro lado do oceano,  não importando também a sua situação perante as autoridades:  estando regularizados ou não,  os imigrantes são imigrantes do mesmo modo para fins estatísticos, e, evidentemente, não são cidadãos do país e seus direitos e obrigações podem ser mais restritos o que a dos nacionais - em especial os irregulares-. 

No geral,  são imigrantes econômicos, mas, podem mudar-se para outros países por outras razões, como por exemplo,  estudos. 

O refugiado,  por sua vez,  é aquele que desloca-se de seu país OBRIGATORIAMENTE para um outro (país) motivado por perseguições políticas, naturais, orientação sexual ou outra ordem, ou seja,  o sujeito que em seu país de origem esteja ameaçado pelas autoridades por conta de algum fator ou  esteja ameaçado por conta de alguma guerra civil ou desastres naturais tem o direito de solicitar perante outra autoridade o status de refugiado, que,  ainda que possa ser negado,  o  solicitante,  de acordo com tratados internacionais a respeito da matéria ,  não pode ser devolvido para o país de origem, ou seja, ele pode solicitar o refúgio em um terceiro país . Exemplo é o que acontece com os refugiados sírios,  em que,  buscam refúgios em outros países por conta da guerra civil. 

Do mesmo modo que acontece com os imigrantes ,  o refúgio também não goza dos mesmos direitos e deveres e ainda sofrem algumas limitações legais em termos de viagens.  O apátrida , por enfim,  é o sujeito que,  por algum motivo,  não é reconhecido por nenhum Estado como seu cidadão,  do mesmo modo que o refugiado,  é necessário fazer uma solicitação desse status e também há legislação a respeito do tema nas Nações Unidas. 

 

Mauá / SP
Graduação: Ciências Contábeis (Universidade Metodista de São Paulo)
Racismo Científico Sociologia no ENEM Sociologia - Sociologia da saúde Sociologia no Ensino Superior Sociologia em Geral Sociologia - Sociologia; Menores; ECA Sociologia - imigração
Olá, meu nome é Danilo, sou bacharel e licenciado em Ciências Sociais, com experiência profissional através de estágios realizados em escolas públicas. A partir das necessidades dos alunos, faço uma pesquisa bibliográfica, estudo o assunto e discuto com o aluno. Busco outras referências para ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Danilo M. Whatsapp do professor Danilo M. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil