Imigrantes,refugiados e apatridas

Diferenças entre os conceitos

Sociologia imigração
Imigrantes,refugiados e apatridas
Danilo Milev
em 23 de Maio de 2018

Quando falamos nesses três conceitos,  é necessário ressaltar as diferenças entre os três, pois,  muitas vezes,  os termos são utilizados de maneira uniforme, porém, há diferenças significativas entre os três. A imigração refere-se ao fato de deslocar-se ,  por qualquer razão,  de uma região para outra, especialmente de um país a outro,  não importanto se o imigrante está indo para o país  vizinho ou para o outro lado do oceano,  não importando também a sua situação perante as autoridades:  estando regularizados ou não,  os imigrantes são imigrantes do mesmo modo para fins estatísticos, e, evidentemente, não são cidadãos do país e seus direitos e obrigações podem ser mais restritos o que a dos nacionais - em especial os irregulares-. 

No geral,  são imigrantes econômicos, mas, podem mudar-se para outros países por outras razões, como por exemplo,  estudos. 

O refugiado,  por sua vez,  é aquele que desloca-se de seu país OBRIGATORIAMENTE para um outro (país) motivado por perseguições políticas, naturais, orientação sexual ou outra ordem, ou seja,  o sujeito que em seu país de origem esteja ameaçado pelas autoridades por conta de algum fator ou  esteja ameaçado por conta de alguma guerra civil ou desastres naturais tem o direito de solicitar perante outra autoridade o status de refugiado, que,  ainda que possa ser negado,  o  solicitante,  de acordo com tratados internacionais a respeito da matéria ,  não pode ser devolvido para o país de origem, ou seja, ele pode solicitar o refúgio em um terceiro país . Exemplo é o que acontece com os refugiados sírios,  em que,  buscam refúgios em outros países por conta da guerra civil. 

Do mesmo modo que acontece com os imigrantes ,  o refúgio também não goza dos mesmos direitos e deveres e ainda sofrem algumas limitações legais em termos de viagens.  O apátrida , por enfim,  é o sujeito que,  por algum motivo,  não é reconhecido por nenhum Estado como seu cidadão,  do mesmo modo que o refugiado,  é necessário fazer uma solicitação desse status e também há legislação a respeito do tema nas Nações Unidas. 

 

Mauá / SP
Graduação: Ciências Contábeis (Universidade Metodista de São Paulo)
Olá, meu nome é Danilo, sou bacharel e licenciado em Ciências Sociais, com experiência profissional através de estágios realizados em escolas públicas. A partir das necessidades dos alunos, faço uma pesquisa bibliográfica, estudo o assunto e discuto com o aluno. Busco outras referências para transmitir ao aluno; formas alternativas de aprendizado. É isso, farei o melhor possível para que você possa aprender o conteúdo e estou sempre a disposição para esclarecimento de dúvidas
Sociologia no Ensino Superior, Sociologia em Geral, Sociologia no ENEM, Racismo Científico, Sociologia - Sociologia da saúde, Sociologia - Sociologia; Menores; ECA, Sociologia - imigração
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 30 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil