A Matemática como ferramenta
Por: Danilo C.
22 de Julho de 2018

A Matemática como ferramenta

Uma comparação entre a utilidade da matemática como ferramenta de apoio a outras disciplinas e seu valor independente

Matemática Resolução de problemas

A matemática é reconhecida por muitos como a base de muitas ciências. Pode ser comparada a uma linguagem exata e internacional que é utilizada para descrever estruturas, processos e fenômenos ao nosso redor. De modo que é bem aceita por todos a grande importância da matemática.

Mesmo assim, não é raro encontrar pessoas que dizem não entender ou não gostar de matemática. Em muitos casos, isso deve à falta de intimidade com a matemática. Nesse artigo, apresento dois pontos de vista a respeito da matemática, que talvez possam atrair ou aproximar o leitor a essa disciplina tão importante e até mesmo facilitar o seu aprendizado.

O primeiro ponto de vista é o da matemática como ferramenta. Pense nas ciências exatas, como física, química e tantas outras. Consegue imaginar essas ciências sem a matemática? Embora isso seja possível, o uso da matemática simplifica em muito a compreensão dos conceitos e a medição e análise de resultados. Assim, para essas ciências, a matemática é uma ferramenta de apoio.

Vamos explorar mais a fundo essa comparação com ferramentas. Imagine que você tem algum conserto simples a fazer em casa, como trocar uma torneira, por exemplo. Antes de iniciar o conserto, você vai precisar de alguma ferramenta. Qual seria a ferramenta adequada? Se você tiver uma chave do tamanho correto, você executará essa tarefa facilmente. Mas, e ese não tiver a chave, poderia trocar com um alicate, por exemplo? Certamente que sim. Uma tarefa pode ser executada com sucesso de diferentes maneiras, umas com mais esforço e outras com menos. Na matemática ocorre o mesmo. Um problema pode ser resolvido com sucesso utilizando-se diferentes métodos, uns com mais esforço e outros com menos esforço.

Dessa forma, ao aprender a matemática, podemos encarar cada conceito novo como uma nova ferramenta adquirida para a nossa caixa de ferramentas. Assim, vamos aprender o funcionamento de cada conceito, e como aplicá-los. Quando nos depararmos com um problema, procuraremos naquilo que já sabemos um método para resolvê-lo. E, à medida que aprendemos mais coisas, adquirimos mais ferramentas e podemos resolver os mesmos problemas de uma forma mais fácil e rápida.

O segundo ponto de vista é o da matemática como arte. A matemática pode ser estudada sem se preocupar com sua aplicação. Ela não precisa servir para algo para ser desenvolvida. Muitos conceitos abstratos da matemática que são estudados podem vir a ser úteis para alguma ciência no futuro, ou não. Mas isso não minimiza de forma alguma sua importância.

Ver a matemática como uma arte nos ajudará a ver a conexão entre seus conceitos, e a apreciá-la pelo que ela é e não por aquilo que ela pode realizar. Assim como em um livro os capítulos estão interligados e servem de base um para o outro, como em uma música as notas estão em harmonia e como em uma pintura as cores e traços se complementam; os conceitos da matemática se interligam e formam algo belo e agradável. De modo que ao aprender a matemática, devemos investigar o que há de novo e relacionar com o que já sabemos. Ao resolver um problema, devemos pensar em maneiras diferentes de resolvê-lo e avaliar qual é a mais rápida, a mais direta ou a mais bela.

Assim, ver a matemática com outros olhos, como uma ferramenta ou uma arte, nos aproxima dela, aguçando a nossa curiosidade e aumentando nosso apreço por ela. E, além de nos ajudar a resolver alguns dos problemas com os quais no deparamos no nosso dia a dia, pode nos trazer satisfação como um belo filme, uma música ou qualquer outro tipo de arte.

R$ 50 / h
Danilo C.
Porto Nacional / TO
Danilo C.
4,2 (5 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 38 horas de aula
Tarefas resolvidas 4 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática para Ensino Médio Matemática para Concursos Matemática para Enem
Graduação: Engenharia Elétrica (Universidade Federal do Tocantins)
Enem, vestibulares e concursos: aprenda a aprender e alcance seu objetivo com a ajuda de quem respeita sua individualidade.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil