Guia para um Desempenho Acima da Média na Redação do ENEM
Por: Davi F.
21 de Novembro de 2023

Guia para um Desempenho Acima da Média na Redação do ENEM

Desvendando segredos e estratégias

Redação Correção de redação Como fazer uma boa redação Aulas De Reforço Vestibular Aulas Particulares Redação Assuntos que mais caíram no ENEM A distância Ensino Médio Geral Apoio Ensino Fundamental Ajuda A domicilio

A redação do ENEM pode parecer uma montanha íngreme demais para ser escalada, mas com as estratégias certas, você pode conquistar o topo! Preparamos um guia completo para ajudar você a brilhar na redação do ENEM. Vamos lá!

Leitura Crítica dos Textos Motivadores:

Antes de começar a escrever, analise cuidadosamente os textos motivadores fornecidos. Compreender suas nuances e relações é crucial para embasar seus argumentos de forma consistente.

Construa sua Tese com Firmeza:

Sua tese é o coração da redação. Certifique-se de que ela seja clara, específica e relacionada ao tema proposto. Uma tese bem definida guiará todo o desenvolvimento do seu texto.

Varie seu Repertório Linguístico:

Diversifique seu vocabulário. Demonstre ao avaliador que você domina a língua portuguesa, utilizando palavras adequadas e expressões que enriqueçam seu texto. Evite repetições excessivas. Além disso, cuidado: variar repertório linguístico não é deixar o texto excessivamente pomposo. Usar vocabulário muito rebuscado pode ser, inclusive, mal visto por parte dos corretores, como uma forma de pedantismo.

Contextualize seus Argumentos:

Relacione seus argumentos com a realidade. Mostre que você compreende o contexto social, econômico e cultural abordado. Exemplos concretos e contextualizados fortalecem sua argumentação.

Aposte na Intertextualidade:

Demonstre sua bagagem cultural. Faça referências a obras literárias, filmes, músicas ou eventos históricos. A intertextualidade revela uma visão ampla do mundo e enriquece sua escrita.

Domine as Conjunções e Conectivos:

Conectivos bem utilizados garantem a coesão textual. Pratique o uso de conjunções como "portanto", "assim", "contudo", para conectar suas ideias de forma fluida e coerente.

Fuja do Óbvio na Conclusão:

Evite repetir o que foi dito no desenvolvimento. Na conclusão, destaque os pontos mais relevantes e proponha uma síntese final, reforçando sua tese de maneira impactante.

Atenção à Ortografia e Gramática:

Erros gramaticais podem prejudicar sua nota. Revise sua redação para corrigir possíveis equívocos. Preste atenção especial a concordâncias, regências e pontuação.

Simule Condições Reais de Prova:

Treine escrevendo sob condições semelhantes às do exame. Estabeleça um limite de tempo e ambiente silencioso. Isso ajudará a acostumar-se ao ritmo da prova.

Feedback é Valioso:

Peça feedback a professores, colegas ou familiares. Opiniões externas podem oferecer insights valiosos para aprimorar sua escrita.

Você está pronto para encarar a redação do ENEM de forma confiante e assertiva. Boa escrita e sucesso na sua jornada acadêmica!

 

R$ 40 / h
Davi F.
Recife / PE
Davi F.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Correção de Redação Redação - Geral Como fazer uma Boa Redação
Curso Livre: Introduction to Communication Science (University of Amsterdam)
Professor de Inglês, Redação, Português
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil