Só se aprende inglês em cursinhos?
Por: Davi F.
07 de Dezembro de 2023

Só se aprende inglês em cursinhos?

Inglês Conversação Básico Gramática Intermediário Todos os níveis Ensino Médio Ensino Fundamental Avançado Tradução Adolescentes Vestibular Profissional TOEFL Geral

No Brasil, o método pelo qual as pessoas tentam aprender idiomas — e praticamente qualquer coisa — é quase sempre ir a cursinhos. No entanto, não é incomum ouvir relatos de quem diz ter passado anos na escola x ou y e não aprendeu nada. Há algumas razões para isso. 

Brasileiros não sabem ser autodidatas. A principal razão pelo insucesso dos cursos de inglês é a incapacidade crônica dos brasileiros de estudar por conta própria. Muitas vezes se coloca todo o peso do aprendizado do idioma nas costas da escola e, quando não se alcança o objetivo esperado, a culpa é jogada nessas instituições. A verdade é que é impossível aprender um idioma (e praticamente qualquer outra coisa) somente assistindo a aulas. É necessário passar tempo com a língua, como diz Steve Kaufmann.

Sem ler, ouvir e falar, constantemente e por conta própria, não é possível chegar aos níveis mais avançados do idioma. Na verdade, como professor, posso garantir que todos os alunos que já vi chegar nos níveis mais avançados das escolas de idiomas em que tive a oportunidade de trabalhar só chegaram lá por conta do tempo que passaram praticando fora da sala de aula.

Não me entenda mal, não estou dizendo que os cursos são inúteis. Estou dizendo que eles, sozinhos, não dão o necessário para aprender a língua. Na verdade, nenhum método isolado dá o necessário para se aprender uma língua. Aprender um idioma é como investir: se você coloca todas as suas moedas em um único investimento, você corre o risco de quebrar a cara e falir. Do mesmo modo, se quero aprender inglês, preciso diversificar os meios pelos quais pratico a língua — ninguém aprende inglês "só ouvindo música" ou "só indo ao curso x", é o somatório de diversas formas de contato com o idioma que permitem o desenvolvimento da fluência. Pare pra pensar: será mesmo que duas horas semanais são suficientes para fazer alguém falar um idioma? Bebês passam 24 horas imersos na língua e aprendem rápido, por que não copiamos o que eles fazem?

A verdade é que, não, não é preciso fazer um curso de inglês para aprender o idioma (eu nunca fiz). Fazê-lo é questão de gosto, às vezes há quem prefira ter um suporte formal para aprender habilidades de modo geral. Se esse não for seu estilo, sinceramente eu não recomendaria que você perdesse tempo, quando é plenamente possível desenvolver a língua de outras maneiras. Agora, se você decidir fazer e fracassar, é sempre bom ponderar bem se o problema foi com o curso mesmo ou se foi com você, pois não passou o devido tempo na companhia da língua. 

R$ 40 / h
Davi F.
Recife / PE
Davi F.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês no Ensino Fundamental Inglês Básico Inglês Geral
Curso Livre: Introduction to Communication Science (University of Amsterdam)
Professor de Inglês, Redação, Português
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil