Dicas para Ilustrar na faculdade de publicidade

Design Profissional
Dicas para Ilustrar na faculdade de publicidade
David Tomás
em 23 de Setembro de 2014
por David Tomás
 
Você já percebeu uma coisa? o curso de publicidade é escolhido por alguns ilustradores iniciantes. Mas o grande problema é que o curso de comunicação social nem sempre fica no desenho, alias falei uma besteira tremenda! Vou corrigir, a faculdade não te ensina a desenhar? Para aqueles que querem aproveitar a graduação ou o atraso dela (pelo menos eu estou na metade do curso à pelo menos 5 anos na metade do semestre), vamos seguir algumas dicas que eu costumo fazer e que adotei para ser um bom ilustrador e vai por mim, você vai ver com outros olhos o que é faculdade realmente para um ilustrador e com exemplos legais que muitos iniciantes ficam frustrados e tristes, mas vamos direto ao assunto e seja feliz.

ASSOCIE A PUBLICIDADE COM ALGUMAS CADEIRAS ACADÊMICAS.
 
Uma das coisas que busco fazer ultimamente é associar coisas de ilustração as matérias de publicidade, uma delas foi um trabalho do no curso de Criação Publicitária, onde envolve criatividade de imagem e texto.

Nisso alguns alunos pensam em fazer slides e eu estava odiando fazer slides, porque são trabalhos chatos para caramba e alguns quiseram fazer impressos de propaganda, peças de teatro etc. e passei uma semana pensando naquela chatice publicitária, só para lembra a ideia era pegar algumas partes do texto de um livro muito bom sobre criatividade publicitária que eu não me lembro agora.

No dia da apresentação, justamente nesse dia! Penso em fazer algumas tiras e charge de historia em quadrinhos e alguns trabalhos ficaram bom e outros nem tanto, mas quando apresentei não tinha acreditado que tirei a nota máxima e ainda pensei "Será que eu estou deixando de lado o desenho"?
 
 
Foi nisso que eu pensei, porque esse é o potencial que pouquíssimos professores bons esperam de você, pois isso me trouxe um animo muito bom e me fez entender que a ilustração estava na minha veia e usar ela a meu favor, então faça ilustrações a seu favor e mostre que você tem talento para juntar comunicação visual e escrita, esse é um dos pontos que um profissional de ilustração, designer e outros profissionais de criação precisam entender, a comunicação para interpretar anúncios, livros infantis e outros fatores para trabalhos de ilustração.
 
FUJA DOS PITACOS PUBLICITÁRIOS / ACADÊMICOS.
 
Uma das grandes chatices do curso é ter aqueles publicitários e acadêmicos, que falam muitas dicas desnecessárias e quer que mude isso e aquilo sem necessidade e assim vai. Calma aí e vamos direto ao ponto! Primeiramente! Deixe o som passar do ouvido para o outro e ainda ir para fora. Segundo! Escute pessoas da área que realmente entendem ilustração, independente deles desenharem ou não, mas que trabalha na área ou que simplesmente desenha bem e que possa ajudar. Estou em um trabalho de fotografia e um amigo que trabalha em agência sugeriu que fizesse algumas ilustrações e isso é uma opinião valida, outro falou que posso melhorar trabalho com esse técnica e fica mais temático, isso é opinião crítica para melhorar seu desempenho.
 
SEJA EXPERIMENTAL EM SEUS TRABALHOS
 
Outro ponto é os famosos clichês, um deles é sempre fazer trabalhos monótonos como "vamos fazer um banner" ou "vamos num impresso, é mais simples". Cara, na boa! Você acha fica somente nisso, você vai ser bom? Se você acha isso é uma grande chatice, acerto! Seja ousado, busque criar ilustrações de jogos digitais ou de tabuleiro (advergames são uma boa), faça um Toy Art, crie animações e entre outros fatores para evitar mesmices e chatices de design monótono, que são aqueles que já estão manjados, seja bom e bem melhor no traço, não é errado e busque também ser um bom ilustrador atualizado.
 
FIQUE NO PATIO OU NA SALA ILUSTRANDO
 
Na minha faculdade tem um espaço para as pessoas comerem um lanche, bate-papo e estudar. Eu sempre levo um notebook, sketchbook e algumas folhas para fazer desenho e treina técnicas, sempre aproveito esses trabalhos. Também busco salas vazias para buscar minha solidão para desenhar até a chegada do professor. Por isso aprimore técnicas tanto tradicionais quanto digitais, para que você seja bom e ter mais confiança em seus trabalhos e projetos que você pretende fazer.
 
 
 
Fortaleza / CE
Graduação: Publicidade e Propaganda - Bacharelado (Faculdade Cearense)
David Tomás é estudante de Publicidade e Propaganda, mas já trabalhou em empresas de comunicação voltados para Movimentos Sindicais, Politica, Comunitárias, Empresas e Agências do Ramo. É Blogueiro do Ilustradiano, voltado para assuntos variados e mercado de ilustração. Já começou a fazer parte recentemente da Associação Brasileira dos Ilustradores Profissionais (ABIPRO), na parte de comunicação e também é professor particular nas áreas de Design, Ilustração e Comunicação. Atualmente está como d ...
Design - Adobe Photoshop, Design - Adobe Illustrator, Design - Adobe InDesign, Design - Direção de Arte, Design - Criação de Campanhas Politicas, Design - Criação de Peças Publicitárias, Design - Adobe Photoshop CC
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 34 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil