Mulheres que inspiram
Por: Deise F.
02 de Fevereiro de 2022

Mulheres que inspiram

Rosalyn Yalow

Física Mulheres na Física

A família de Rosalyn Yalow sempre valorizou a educação e conhecimento, em sua autobiografia relata que sua mãe era filha de imigrantes alemães e seu pai nasceu em Nova Iorque. Embora não tivessem atingido sequer o nível secundário de ensino, eles garantiram a educação dos filhos que, desde cedo, costumavam frequentar a biblioteca pública da cidade.

Rosalyn avalia que seu ingresso como professora assistente em 1941 na Faculdade de Engenharia, em Champaign-Urbana, Universidade de Illinois só se tornou possível graças à entrada dos homens nas forças armadas durante a II Guerra Mundial, ficou impressionada ao perceber que era a única mulher dentre os 400 integrantes.

Um de seus grandes trabalhos foi o radioimunoensaio (RIA – radioimmunoassay) em parceria com o médico Solomon Berson. O RIA é usado para medir pequenas concentrações de substâncias no corpo, como hormônios no sangue. Rosalyn Yalow e Solomon Berson rastrearam a insulina injetando iodo radioativo no sangue dos pacientes. Como o método é tão preciso, eles conseguiram provar que o diabetes tipo 2 é causado pelo uso ineficiente de insulina pelo corpo. Anteriormente, pensava-se que a doença era causada pela falta de insulina.

Devido a técnica RIA, publicações e trabalho árduo Rosalyn recebeu vários prêmios e honrarias incluindo um Nobel em 1977 na área de fisiologia ou medicina.

No discurso durante o banquete da premiação do Nobel, Rosalyn manifestou sua preocupação com as barreiras enfrentadas pelas mulheres para ascender profissionalmente, ressaltando que no Ocidente as mulheres, embora já representassem uma significativa proporção de estudantes de nível superior, não estavam presentes nos postos de liderança devido à discriminação social e profissional. Ela avaliou que as mudanças seriam lentas porque as mulheres continuavam presas ao lar, sendo instigadas a não aspirar o mesmo que seus colegas e maridos em termos da carreira e da remuneração.

Contudo, desde o discurso de premiação até os dias atuais vejo que as mulheres estão batalhando e conquistando cada vez mais seu espaço, trabalhando, crescendo, se desenvolvendo pessoal e profissionalmente, amo histórias como a de Rosalyn Yalow pois inspira e motiva para buscarmos nossos objetivos e trilharmos nossas histórias com determinação e audácia.

 

Referências: 

IGNOTOFSKY, Rachel. As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo. São Paulo: Blucher, 2017.

Minella, Luzinete SimõesNo Trono da Ciência I: mulheres no Nobel da fisiologia ou medicina (1947-1988). Cadernos de Pesquisa [online]. 2017, v. 47, n. 163 [Acessado 25 Janeiro 2022] , pp. 70-93. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053143817>. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143817

MLA style: Rosalyn Yalow – Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2022. Disponível em https://www.nobelprize.org/prizes/medicine/1977/yalow/biographical/. Acesso em 24 de Janeiro de 2022.

MLA style: Rosalyn Yalow – Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2022. Disponível em https://www.nobelprize.org/prizes/medicine/1977/yalow/facts/. Acesso em 24 de Janeiro de 2022.

R$ 40 / h
Deise F.
Itapira / SP
Deise F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Validação Analítica em Análises Instrumentais (Faculdades Osvaldo Cruz)
Pós graduanda, formada em química pela ufscar que adora ensinar sempre pensando na melhor forma de compreensão para o aluno.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil