A teoria de Stephen Krashen é amplamente reconhecida no campo da aquisição de línguas estrangeiras, e destaca a relevância da leitura para o processo de aprendizagem. Krashen afirma que a leitura é uma das principais maneiras pelas quais se pode adquirir um novo idioma, já que a exposição a materiais escritos é fundamental para o sucesso nesse processo.
A leitura é extremamente importante porque oferece uma ampla gama de input compreensível. Essa forma de entrada de linguagem permite que o aluno entenda o texto, mesmo sem conhecer todas as palavras e estruturas gramaticais. Ao ler textos em uma segunda língua, o indivíduo é exposto a muitos exemplos de conteúdo, ou input, compreensível, o que ajuda a reforçar a aprendizagem do idioma.
Além disso, a leitura auxilia no desenvolvimento de habilidades de compreensão auditiva, já que é uma atividade silenciosa. Por permitir que o leitor leia o texto em seu próprio ritmo, que pode ser mais lento do que a fala, a leitura possibilita que se acostume com a linguagem falada em um ritmo mais confortável e, consequentemente, aumente a compreensão auditiva daquela língua.
Outra razão pela qual a leitura é importante é que ela ajuda a expandir o vocabulário. Ao ler textos em um idioma estrangeiro, é possível encontrar muitas novas palavras e expressões, o que auxilia a compreensão e o uso desses termos.
Por fim, a leitura desenvolve a capacidade de compreender e interpretar textos em uma segunda língua. É uma forma de exposição à linguagem que ajuda a se acostumar com a estrutura gramatical, a ordem das palavras e outras características da língua, aprimorando as habilidades de leitura e escrita no idioma.
Em resumo, a teoria de Krashen destaca a relevância da leitura na aprendizagem de línguas estrangeiras. A leitura oferece uma ampla gama de input compreensível, auxilia no desenvolvimento de habilidades de compreensão auditiva, aumenta o vocabulário e desenvolve a capacidade de pensar e compreender textos no idioma alvo. Por isso, a leitura deve ser uma parte fundamental do processo de aprendizagem.