Aprender a aprender
Por: Denys P.
01 de Setembro de 2024

Aprender a aprender

Como aprender a aprender pode melhorar o seu aprendizado

Pedagogia Aprendizado Pedagogia Aprender a aprender

Aprender a aprender: uma ferramenta para um melhor aprendizado

A história é antiga. Joãozinho, sentado na cadeira da sala de aula, olha pela janela vendo o tempo passar. Ele não entende o porquê de ser tão difícil prestar atenção na aula, ou porquê ele não consegue aprender. Ele até sabe que é importante, mas o sono e o tédio são maiores do que ele. Todos já passamos por isso. O modelo de aprendizado por repetição lhe faz aprender a força, repetindo tarefas e problemas até que você se acostume com a solução. Mas nem todos se desenvolvem com esta metodologia.

Descobri por experiência própria, com a ajuda de um psicólogo e vi acontecer na minha frente em sala de aula como professor, que a melhor forma com a qual as pessoas aprendem podem variar para cada um. Um gosta de ler, outro de ouvir, outro de escrever e outro de ensinar. Todos são diferentes, e é entendendo isso que podemos entender como melhor personalizar o aprendizado para cada pessoa e até para nós mesmos.

Pirâmide de aprendizado de William Glasser

Todos nós já vimos a pirâmide de aprendizado. Mas estou aqui para mostrar que podemos ir além. E vou fazer isso com uma prática.

1. Estresse
O seu cérebro precisa de um pouco de estresse para aprender da melhor maneira possível. Se o desafio for muito fácil, você se entedia. Se for muito difícil, você desiste. Precisamos da medida adequada de estresse para nos motivar adiante. Caso você não encontre desafios satisfatórios, estabeleça limites para você mesmo. Limite de tempo, pontos extras por acertar a questão ou cartões para memoriar conteúdos e palavras. Seja criativo.

2. Gamificação
Já foi comprovado que você aprende melhor com reforço positivo. O nome do artifício é Dopamina. A mesma que nos deixa feliz quando alguém curte nossa foto no Instagram. Crie elementos de jogos no seu aprendizado. Pontos, lista de afazeres, premiações (como chocolates). Faça com que a experiência seja agradável e você goste do que faz.

3. Tomate
Nós também precisamos de descanso. A técnica de Pomodoro nos ajuda com ciclos de foco e de descanso. Estude por 25 minutos e descanse por 5. Ao final de 4 ciclos, descanse por 15. Assim, você dá a chance ao seu cérebro de descansar e absorver o conteúdo que você estudou.

4 Por fim, é você consigo mesmo.
Não existe receita de bolo, nem fórmula mágica. Nem mesmo este artigo tem a intenção de te dar a melhor forma de aprender do mundo. Você deve se explorar como você aprender melhor, seja resolvendo problemas ou lendo. Note suas reações, quando deu certo, tente formas diferentes. Você pode tentar 99 jeitos diferentes até achar o melhor para você, apenas não desista de procurar. A diferença é a escolha de continuar tentando.

Resumindo, entenda como seu cérebro funciona e lide com cada obstáculo a sua frente de uma maneira eficaz. Fazendo isso, você irá aprender a aprender.

R$ 40 / h
Denys P.
Goiânia / GO
Denys P.
1ª hora grátis
Graduação: Ciências da Computação (UFG)
Professor de tecnologia, te ensinando como as coisas funcionam. Te torno um expert no assunto.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Tenha sua atividade, tarefa, lista de exercícios, ou projeto resolvida por um professor especialista
Você define o prazo
Interação com o professor por chat
Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar tarefa

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos