Técnicas de prompt para ChatGPT
em 08 de Novembro de 2024
As inteligências artificiais (AI's) foram criadas na década de '70 por cientistas da computação. Mas foram nos últimos anos a partir de carros autodirigireis que conhecemos suas reais aplicações. Hoje temos várias AI's para propósitos diferentes que estão tomando mais espaço no mundo profissional e pessoal.
Porém, o que gostaria de mostrar hoje são dois casos de uso para utilizar AI's e quebrar os paradigmas que muitos têm sobre o que elas são capazes de fazer.
Lembre-se que AI's não são uma mágica de outro mundo que fazer o que você quiser, elas são uma sequência de abstrações e cálculos matemáticos para realizar funções e análises de inputs. Sua base é construída em redes neurais (veja com uma funciona neste vídeo no YouTube do 3B1B), que são abstrações de neurônios para computação. Eles, por sua arquitetura, fazem cálculos de tokens, ou palavras, para realizar sua análise. Por isso erros como os da imagem acontecem. Elas leem palavras, não letras.
Por isso não devemos confiar nas respostas de GPT's da internet. Porém, ainda podemos utilizá-los de uma melhor forma. Um dos casos de uso foi para formatação de textos. Em suma, era pedido ao GPT para formatar um texto com determinados tópicos, ao colar o texto desformatado, ele ajeitaria com linhas, pontos e negrito. Este é um ótimo exemplo de como podemos "modificar" a AI para atender a uma demanda. Outra forma seria a criação de personagens para especificar respostas como: "A partir de agora você é um professor", "Responda como um técnico da área" ou "apenas repostas de sim ou não".
Outra forma é para a análise de dados, apesar de não confiável, ele ainda pode ter uma chance alta de acerto para tarefas que não são críticas ou não necessitam de um alto índice de acerto, coisas rápidas. Recentemente, precisei analisar várias lista de lojas e achar repetições entre elas. Usei o GPT para analisar os tokens (utilizando a vantagem da arquitetura) e me retornar a resposta. Apenas de AI's desta natureza perderem desempenho para casos específicos, no uso comum, ele me retorno uma resposta meio correta, que para mim era satisfatória.
Em resumo, o melhor que podemos fazer com AI's são sua customização. Não como um Prompt Engineer, mas com criatividade e resolução de problemas com pensamento em topologia, análise de problemas e algoritmos. Pense em como a melhor solução poderia ser, não dependa da AI, mas ao ter uma ideia, utilize os GPT's para facilitar sua computação (lembrando que eles podem falhar) e acelerar o seu desempenho.
Nada vence o seu próprio cérebro.