O dashboard, ou painel de dados, é uma ferramenta de gerenciamento de informações que rastreia visualmente, analisa e exibe os principais indicadores de desempenho (KPI), métricas e principais pontos de dados para monitorar a integridade de uma empresa, departamento ou processo específico.
Eles são personalizáveis para atender às necessidades específicas de um departamento e empresa. Nos bastidores, um painel se conecta a seus arquivos, anexos, serviços e APIs, mas na superfície exibe todos esses dados na forma de tabelas, gráficos de linhas, gráficos de barras e indicadores. Um painel de dados é a maneira mais eficiente de rastrear várias fontes de dados, pois fornece um local central para as empresas monitorarem e analisarem o desempenho. O monitoramento em tempo real reduz as horas de análise e a longa linha de comunicação que desafiava os negócios anteriormente.
Mas, antes de iniciar a elbaoração de um dashboard, os usuários precisam saber que a definição do painel depende da função que desempenha em uma organização. Todo mundo usa painéis de dados de maneira diferente. Nem todos os painéis de negócios atendem ao mesmo objetivo, e é por isso que os usuários importantes entendem quais KPIs devem rastrear e por quê. Esta seção responderá às seguintes perguntas:
1) Quais tipos de perguntas comerciais os painéis de controle respondem?
2)Quais tipos de dados são rastreados nos painéis?
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
Os dados são visualizados em um painel como tabelas, gráficos de linhas, gráficos de barras e medidores, para que os usuários possam acompanhar a integridade de seus negócios em relação a referências e metas. Os painéis de dados exibem os dados necessários para entender, monitorar e melhorar seus negócios por meio de representações visuais. Dependendo de como você decide projetar seu painel, dados numéricos simples e diretos podem ser visualmente informativos.