Períodos nos Dashboard: MTD, QTD, YTD, MAT e LY
em 27 de Maio de 2019
O dashboard, ou painel de dados, é uma ferramenta de gerenciamento de informações que rastreia visualmente, analisa e exibe os principais indicadores de desempenho (KPI), métricas e principais pontos de dados para monitorar a integridade de uma empresa, departamento ou processo específico.
Eles são personalizáveis para atender às necessidades específicas de um departamento e empresa. Nos bastidores, um painel se conecta a seus arquivos, anexos, serviços e APIs, mas na superfície exibe todos esses dados na forma de tabelas, gráficos de linhas, gráficos de barras e indicadores. Um painel de dados é a maneira mais eficiente de rastrear várias fontes de dados, pois fornece um local central para as empresas monitorarem e analisarem o desempenho. O monitoramento em tempo real reduz as horas de análise e a longa linha de comunicação que desafiava os negócios anteriormente.
Mas, antes de iniciar a elbaoração de um dashboard, os usuários precisam saber que a definição do painel depende da função que desempenha em uma organização. Todo mundo usa painéis de dados de maneira diferente. Nem todos os painéis de negócios atendem ao mesmo objetivo, e é por isso que os usuários importantes entendem quais KPIs devem rastrear e por quê. Esta seção responderá às seguintes perguntas:
1) Quais tipos de perguntas comerciais os painéis de controle respondem?
2)Quais tipos de dados são rastreados nos painéis?
Os dados são visualizados em um painel como tabelas, gráficos de linhas, gráficos de barras e medidores, para que os usuários possam acompanhar a integridade de seus negócios em relação a referências e metas. Os painéis de dados exibem os dados necessários para entender, monitorar e melhorar seus negócios por meio de representações visuais. Dependendo de como você decide projetar seu painel, dados numéricos simples e diretos podem ser visualmente informativos.