Tendências do e-commerce brasileiro em meio a um cenário de desaceleração econômica

Administração Empreendedorismo Vendas Online Varejo Juros Investimentos
Tendências do e-commerce brasileiro em meio a um cenário de desaceleração econômica
Diego Dias
em 08 de Agosto de 2017

Tendências do e-commerce brasileiro em meio a um cenário de desaceleração econômica

FONTE: http://abrarec.com.br/2015/07/20/artigo-tendencias-do-e-commerce-brasileiro-em-meio-a-um-cenario-de-desaceleracao-economica/

 

Por Ludovino Lopes *

A economia nacional vive um período de sensível diminuição de seu ritmo de crescimento, sentido em diversos segmentos, refletindo-se em sintomas adversos como a diminuição de investimentos e da geração de empregos, além do aumento de preços e do amargo remédio do aumento de juros, configurando-se em um cenário econômico de possível estagflação.

Todavia, apesar desse ambiente macroeconômico pouco promissor, o comércio eletrônico brasileiro continua crescendo a um ritmo de dois dígitos ano após ano. O que posiciona o segmento como importante gerador de oportunidades de negócio a empreendimentos, gerando emprego e renda a diversas famílias e posicionando-se como o espaço fértil para aflorar o empreendedorismo natural do povo brasileiro. O e-commerce cresce tanto para as companhias de grande porte já instaladas como também no estrato das micros, pequenas e médias empresas.

A expectativa para o e-commerce neste ano, seu 20º aniversário no país, segundo dados do relatório Webshoppers, é que seu faturamento apresente um crescimento nominal na ordem de 20%, ante uma possível retração de 1,5% do PIB.

Em 2014, quando a economia começava a demonstrar os primeiros sinais de cansaço, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 35,8 bilhões, apresentando um crescimento nominal de 24%, em relação a 2013.

Mas, para além dos números, é importante observarmos e refletirmos também sobre as iniciativas que se fortalecem em meio à retração econômica. Épocas nas quais o consumidor valoriza ainda mais a relação custo x benefício de suas compras essenciais, priorizando artigos que ofereçam o maior nível de desconto praticado. A economia digital trouxe, neste tocante, uma novidade que vai marcar para sempre a relação entre consumidor e varejo (off-line e online): o uso de ferramentas de busca e comparadores de preços, que possibilitam ao internauta, de forma transparente e direta, escolher o produto ou serviço pelo menor custo praticado, reduzindo a disparidade de preços no mercado e aumentando a eficiência para o consumidor.

O uso da tecnologia para pesquisar preços e vantagens já se tornou um hábito de boa parte dos brasileiros. Muitos, por exemplo, recorrem ao smartphone ou ao tablet para consultar o preço de determinado produto nas lojas virtuais. O que colabora para uma recente e sensível tendência de aumento das vendas por meio de dispositivos móveis, o chamado m-commerce (ou mobile commerce).

Fato claramente evidenciado durante a Detonaweb 2015, promoção realizada pelo Comitê de Varejo Online da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), entre os dias 14 e 16 de abril. Nesta oportunidade, aproximadamente 15% dos acessos e compras foram realizados via smartphones (10,16%) e tablets (4,44%). Além disso, de acordo com o Webshoppers, 9,7% de todas as vendas de bens de consumo realizadas pela Internet em 2014 foram por meio de aparelhos móveis.

A Detonaweb, aliás, reflete bem outra tendência positiva do e-commerce mesmo em tempos de retração econômica: o sucesso da realização de campanhas promocionais. Fato consumado pelos números da Black Friday, que faturou R$ 1,16 bilhão em 2014, segundo a E-bit, mais do que o faturamento da principal data sazonal do comércio eletrônico, o Natal.

O avanço da tecnologia e a criatividade dos empreendedores são as alavancas que permitem às lojas se reinventarem para superar a crise, realizar boas ofertas e continuar crescendo, oferecendo ao consumidor, cada vez mais, uma experiência de compra rápida, fácil e prazerosa.

Os anos de 2015 e 2016, portanto, serão importantíssimos para a consolidação de ações baseadas nos conceitos do Omnichannel do SoLoMo (Social, Local e Mobile), contribuindo definitivamente para evidenciar a simbiose e a fusão entre a loja física e a loja online, um sinal claro do aumento da relevância e capacidade de alavancagem do e-commerce no Brasil.

Limeira / SP
MBA: MBA Gestão da Produção na Construção Civil (UNIARA)
Graduado em Administração de Empresas - ênfase em Gestão de Negócios Pós-Graduado em MBA Gestão de Marketing em Negócios Pós-Graduado em MBA Executivo Empresarial em Administração, Finanças e Negócios Pós-Graduado em MBA Gestão da Produção na Construção Civil
Planejamento Estratégico e Situacional, Gestão da Qualidade e Produtividade, Sistemas de Informações Gerenciais, Administração de Empresas, Administração Financeira, Administração de Custos, Cálculo para Administração de Empresas
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 30 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil