E-commerce brasileiro deve crescer até 15% em 2017
em 08 de Agosto de 2017
3 tendências do e-commerce para 2017
FONTE:https://www.bertholdo.com.br/blog/tendencias-do-ecommerce-2017/
Hoje, vou falar sobre três tendências do e-commerce que considero mais importantes para 2017. Afinal, sem dúvida, esse mercado é altamente dinâmico. Novas tecnologias e tendências surgem o tempo todo e, por isso, empresários e lojistas precisam ficar atentos às novidades.
A cada fim de ano, multiplicam-se textos apresentando tendências para o próximo. Isso no e-commerce também é bastante comum. O problema é que esses conteúdos normalmente apresentam diversas apostas genéricas e quase sempre sem explicar como implementá-las.
Por isso, decidi falar de apenas três tendências e explicar como aplicá-las no seu negócio. Selecionamos apenas as que podem impactar diretamente as suas vendas.
Espero que a leitura e a aplicação dessas tendências amplie o seu negócio e faça 2017 muito melhor para todos os lojistas do comércio eletrônico.
Vamos às tendências do e-commerce para 2017?
O que esperar do e-commerce em 2017?
Não pretendo, aqui, prever o futuro. Até mesmo porque isso é impossível. Por melhor que seja a bola de cristal, essa questão sempre será opaca.
Por outro lado, nunca foi tão importante realizar análise de mercado e planejamento. O cenário macroeconômico apresentou imensos desafios em 2016. Os impactos diretos nos negócios e resultados foram significativos.
Logo, pensar sobre o futuro pode ajudar a antecipar mudanças no mercado e, assim, criar vantagens competitivas frete à concorrência.
Apesar de um 2016 complicado, a expectativa de crescimento para o comércio eletrônico permanece em alta no Brasil. Veja uma matéria recente apresentada pelo Bom Dia Brasil da Rede Globo:
Mesmo com a crise, o e-commerce brasileiro continua crescendo. A Ebit, empresa especializada em pesquisas sobre comércio eletrônico, publicou o 34º WebShoppers apresentando dados referentes ao primeiro semestre de 2016. Segundo esse relatório, o e-commerce brasileiro apresentou crescimento de 5,2% no faturamento, comparado com o mesmo período de 2015.
De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2016, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 11% em relação ao ano anterior, obtendo faturamento de R$ 53.491 bilhões.
Nada mal para um ano de crise, não é mesmo?
E como fica 2017?
O cenário continua favorável para quem deseja expandir os negócios no e-commerce. Estima-se que o comércio eletrônico será responsável por cerca de 5% do crescimento anual das vendas no Brasil até 2018.
A ABComm é ainda mais otimista e estima que o e-commerce nacional deve crescer 12% em 2017 e faturar R$ 59,9 bilhões.
Outro fator que deve continuar em crescimento em 2017 é a concorrência no setor. Como já dissemos em outro artigo do Criando Oportunidades, o número de lojas virtuais no Brasil cresceu 21,5% em 2015. Estima-se que tenhamos mais de 370 mil em atividade. A equação é simples: + e-commerces = + concorrência.
Apesar da intensa disputa, o comércio eletrônico continua sendo um mercado de grandes oportunidades. Porém, os empresários devem continuamente investir nas melhores práticas e ferramentas, de forma a buscar eficiência e construir diferenciais.
Fazer a aposta certa pode significar o crescimento rápido ou a falência por obsolescência. Apostar nas tendências que nos próximos anos irão fazer seu negócio crescer e conquistar novos clientes é essencial.
Para ajudar o lojista a surfar essa onda, de forma a estar à frente da concorrência, separei as três tendências do e-commerce para 2017 que considero mais relevantes.
1. Plataforma e comunicação integrada
Em 2016, muito se falou em Omnichannel. Realmente as empresas estão, cada vez mais, investindo nesse conceito.
Um ótimo exemplo são as novas lojas da Amazon, conhecidas como Amazon Go. Se você ainda não conhece, veja o vídeo abaixo:
Parece um sonho, mas você já pode comprar utilizando seu smartphone sem precisar passar pelo caixa ou enfrentar filas. Segundo a própria Amazon, é um novo tipo de experiência de compra com a mais avançada tecnologia.
Essa tendência, de integrar canais de venda para criar melhores experiências de compra, já é realidade. E deve crescer ainda mais em 2017. Mas talvez você pense: tudo isso é maravilhoso, mas como aplicar no meu e-commerce?
Antes de responder, gostaria de lembrar uma frase genial dita por Jeff Bezos, fundador da Amazon:
Se estivermos focados nos nossos concorrentes, ficamos à espera que façam algo. Estarmos concentrados no nosso consumidor permite-nos ser pioneiros.
Dito isso, sugiro observarmos uma tendência ainda pouco explorada pelo mercado de e-commerce. Eu chamo de integração total.
Os e-consumidores estão conectados e esperam ter a melhor experiência de compra, independente de qual seja o canal de atendimento ou a forma de acesso.
Como assim?
Tudo precisa funcionar de forma integrada, simples, prática e rápida. O objetivo é atender com excelência e converter. Ou seja, o e-consumidor precisa ser conduzido por um caminho de atendimento digital, que finaliza com a conversão.
Talvez a integração total pareça um pouco complexa ou muito teórica para você. Para simplificar, vamos apresentar alguns exemplos práticos.
Você precisa planejar, organizar e implementar todos os canais de atendimento e comunicação de forma integrada. Ou seja, pensar: loja virtual + rede social + Site + blog + marketplace + conteúdo + mobile + e-mail marketing + vídeos + marketing digital + chat + skype + whatsapp + push = integração total.
Ufa! Muita coisa, não é mesmo?
Basicamente, você precisa mudar a forma de pensar seu negócio digital. O Murilo Gun, em um de seus vídeos, disse uma frase que eu adoro: “Você precisa atualizar o software mental”. Com a integração total é a mesma coisa, primeiro é preciso mudar nossa forma de pensar.
Em termos práticos essa tendência significa que sua plataforma de e-commerce, marketing digital, conteúdo e atendimento precisam funcionar totalmente integrados.
Veja um exemplo muito simples, mas que acredito ser didático:
É óbvio que esse é um exemplo simples e hipotético. Mas tenho certeza que pode ocorrer tanto comigo como com você. Para ser sincero, tenho que dizer que, algumas vezes, um cenário bastante parecido já ocorreu comigo.
Pense em implantar a integração total no seu modelo de negócio. Amplie ao máximo seu atendimento digital (ops! Isso é assunto para outra tendência).
Verifique se a integração com redes sociais, blog, marketplaces, e-mail marketing e chat funciona adequadamente. Se encontrar problemas ou dificuldades, está na hora de repensar seus conceitos e fornecedores para 2017.
Seguem algumas sugestões para você implementar no seu e-commerce:
2. Aprimorar o atendimento e o relacionamento
Na série Criando Oportunidades, já escrevi sobre atendimento e relacionamento. Inclusive, no artigo 5 dicas essenciais para sua loja virtual crescer, eu explico detalhadamente esse assunto. E também conto a história do Sr. Afonso. A leitura é interessante. Eu recomendo!