Como escolher um negócio lucrativo
em 03 de Outubro de 2019
Veja 4 desafios do empreendedor e como superá-los
O Brasil apresenta um extenso leque de recursos naturais, com constante crescimento do mercado consumidor interno e fácil acesso à mão de obra. Dessa forma, o país tem terreno fértil para empreendimentos e aberturas de negócios. Os desafios do empreendedorismo, entretanto, são vários, e merecem a devida atenção.
Justamente por isso, se você deseja iniciar sua jornada no empresariado, é muito importante se preparar para enfrentar diversos desafios no dia a dia até chegar ao tão desejado sucesso.
Pensando nisso, no texto de hoje, vamos ajudar você a encarar esse longo caminho. Separamos os principais obstáculos dos empreendedores e listamos dicas para superá-los. Ficou curioso? Então continue acompanhando!
1. Sentir insegurança ao deixar um emprego com salário fixo
Ao optar por um emprego com salário fixo, muitos acreditam que os benefícios e a garantia de renda são o suficiente para não precisar se preocupar. Contudo, é preciso prestar atenção em fatores como crises, demissões e até mesmo substituições.
Mas o que inúmeras pessoas não levam em consideração são pontos como o teto salarial limitador de ganhos, que geralmente impede que o salário aumente de acordo com o desempenho.
Iniciar o próprio negócio é uma tarefa difícil, uma vez que você precisa entrar em uma área do mercado e disputar com diversos outros empreendedores já consolidados. Dessa maneira, depender apenas do desempenho do seu negócio para conseguir um bom retorno financeiro é um grande desafio para os novatos.
Para superar esse obstáculo, é fundamental entender que os ganhos podem demorar. Ou seja, é preciso ter paciência e tranquilidade para superar as dificuldades dessa nova fase. Encarando os perrengues da rotina de um empreendedor.
Lembre-se que, no início, é normal receber menos do que um emprego de renda fixa. Afinal de contas, para vender seu produto ou serviço, você depende dos clientes.
É necessário deixar de lado a preocupação com a falta do salário antigo. Para se concentrar na entrega de um serviço ou produto de qualidade para o consumidor. Em outras palavras, se destacar pela confiabilidade na área do mercado em que você escolheu atuar.
Dessa forma, com certeza a sua empresa tende a assegurar uma posição sólida, com boa visibilidade aos consumidores.
2. Disputar com a grande concorrência
Assim como já falamos anteriormente, entrar em uma determinada área do mercado também resulta na concorrência. Com outros empreendedores já consolidados. Se enfrentar os adversários é uma tarefa complexa até mesmo para grande corporações, não seria diferente pra quem acaba de começar.
No entanto, vale lembrar que quando o assunto é a concorrência empresarial, priorizar uma relação de respeito com os outros administradores figura como atitude muito importante.
Para passar por cima desse obstáculo, o primeiro passo é realizar uma pesquisa sobre as estratégias que os principais concorrentes utilizam. Os pontos que devem ser levados em consideração:
Todos esses aspectos são fundamentais para planejar e elaborar da maneira mais eficiente possível uma estratégia capaz de oferecer preços e experiências melhores para os consumidores.
O segundo passo é avaliar como serviço, mercadoria e particularidades do seu negócio podem ajudar os clientes. Faça uma análise sem favoritismos para encontrar quais são os aspectos em que sua marca supera os concorrentes, direcionando o investimento em marketing para destacar a qualidade da sua empresa.
3. Lidar com as burocracias
De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa o sexto lugar no ranking de burocracia das 133 nações analisadas. Segundo o tipo de negócio, problemas como demora excessiva e diversos procedimentos. Ainda existem casos nos quais é necessário contratar uma consultoria especializada para abrir uma empresa.
Já em regiões onde a burocracia não é tão expressiva, torna-se possível efetuar todos os processos para inaugurar um novo negócio em poucos dias.
Mesmo com tanta burocracia, ainda é possível virar um empreendedor sem necessariamente lidar com tanta burocracia e ao mesmo tempo evitar a informalidade. Para isso, foi criado o Micro Empreendedor Individual (MEI), garantindo o estímulo necessário para os pequenos empresários a buscarem a formalidade, enfrentando um um cenário menos burocrático.
Dá para realizar o cadastro pela internet e conseguir um CNPJ rapidamente, para lidar com tributos mais simples e contar com uma série de benefícios. Mas, se o MEI não supre as suas necessidades, existem outras alternativas.
Lembre-se de que a burocracia é necessária para que você não sofra com nenhuma penalidade do fisco, além de assegurar seus direitos. Por isso é tão importante priorizar o planejamento financeiro de qualquer negócio.
4. Encarar o risco de falência
Em 2016, com a crise no Brasil, muitos negócios fecharam as portas e até os dias de hoje o risco de falência é real para vários empreendedores.
Ao iniciar seu negócio, é preciso tomar diversas medidas preventivas para dar continuidade às atividades. Explica-se: o mercado atual vive em transformação constante, exigindo aos empresários uma readaptação quase ininterrupta.
Superar esse desafio não é tão complexo quanto as pessoas pensam. Para lidar com o risco de falência, é fundamental realizar um plano de negócios com bastante antecedência. Não se esqueça de estudar sobre a administração do fluxo de caixa da sua empresa.
Mesmo analisando as estratégias dos principais concorrentes, vale ressaltar que copiar um modelo de negócio funcional não é garantia de lucro. Procure efetuar modificações de acordo com as necessidades exclusivas do seu empreendimento.
Para permanecer longe da chance de fechar as portas, é fundamental ser um líder presente no cotidiano do negócio. A dica é evitar que terceiros não sejam responsáveis pela tomada de decisões importantes, ao menos nos primeiros meses do negócio.
Na visão de muitos, empreender significa um cenário totalmente novo e desconhecido. No começo de novas empreitadas, obstáculos e inseguranças são bastante comuns. Mas agora que você já sabe como superar os principais desafios do empreendedor, utilize o conhecimento a seu favor!