4 desafios do empreendedor e como superá-los
Por: Diogo C.
03 de Outubro de 2019

4 desafios do empreendedor e como superá-los

Administração Administração de Empresas Profissional Empreendedorismo

Veja 4 desafios do empreendedor e como superá-los

 

O Brasil apresenta um extenso leque de recursos naturais, com constante crescimento do mercado consumidor interno e fácil acesso à mão de obra. Dessa forma, o país tem terreno fértil para empreendimentos e aberturas de negócios. Os desafios do empreendedorismo, entretanto, são vários, e merecem a devida atenção.

Justamente por isso, se você deseja iniciar sua jornada no empresariado, é muito importante se preparar para enfrentar diversos desafios no dia a dia até chegar ao tão desejado sucesso.

Pensando nisso, no texto de hoje, vamos ajudar você a encarar esse longo caminho. Separamos os principais obstáculos dos empreendedores e listamos dicas para superá-los. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

1. Sentir insegurança ao deixar um emprego com salário fixo

Ao optar por um emprego com salário fixo, muitos acreditam que os benefícios e a garantia de renda são o suficiente para não precisar se preocupar. Contudo, é preciso prestar atenção em fatores como crises, demissões e até mesmo substituições.

Mas o que inúmeras pessoas não levam em consideração são pontos como o teto salarial limitador de ganhos, que geralmente impede que o salário aumente de acordo com o desempenho.

Iniciar o próprio negócio é uma tarefa difícil, uma vez que você precisa entrar em uma área do mercado e disputar com diversos outros empreendedores já consolidados. Dessa maneira, depender apenas do desempenho do seu negócio para conseguir um bom retorno financeiro é um grande desafio para os novatos.

Como superar?

Para superar esse obstáculo, é fundamental entender que os ganhos podem demorar. Ou seja, é preciso ter paciência e tranquilidade para superar as dificuldades dessa nova fase. Encarando os perrengues da rotina de um empreendedor.

Lembre-se que, no início, é normal receber menos do que um emprego de renda fixa. Afinal de contas, para vender seu produto ou serviço, você depende dos clientes.

É necessário deixar de lado a preocupação com a falta do salário antigo. Para se concentrar na entrega de um serviço ou produto de qualidade para o consumidor. Em outras palavras, se destacar pela confiabilidade na área do mercado em que você escolheu atuar.

Dessa forma, com certeza a sua empresa tende a assegurar uma posição sólida, com boa visibilidade aos consumidores.

2. Disputar com a grande concorrência

Assim como já falamos anteriormente, entrar em uma determinada área do mercado também resulta na concorrência. Com outros empreendedores já consolidados. Se enfrentar os adversários é uma tarefa complexa até mesmo para grande corporações, não seria diferente pra quem acaba de começar.

No entanto, vale lembrar que quando o assunto é a concorrência empresarial, priorizar uma relação de respeito com os outros administradores figura como atitude muito importante.

Como superar?

Para passar por cima desse obstáculo, o primeiro passo é realizar uma pesquisa sobre as estratégias que os principais concorrentes utilizam. Os pontos que devem ser levados em consideração:

  • produtos e/ou serviços exclusivos;
  • métodos utilizados no atendimento aos clientes;
  • preços e condições de pagamento.

Todos esses aspectos são fundamentais para planejar e elaborar da maneira mais eficiente possível uma estratégia capaz de oferecer preços e experiências melhores para os consumidores.

O segundo passo é avaliar como serviço, mercadoria e particularidades do seu negócio podem ajudar os clientes. Faça uma análise sem favoritismos para encontrar quais são os aspectos em que sua marca supera os concorrentes, direcionando o investimento em marketing para destacar a qualidade da sua empresa.

3. Lidar com as burocracias

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa o sexto lugar no ranking de burocracia das 133 nações analisadas. Segundo o tipo de negócio, problemas como demora excessiva e diversos procedimentos. Ainda existem casos nos quais é necessário contratar uma consultoria especializada para abrir uma empresa.

Já em regiões onde a burocracia não é tão expressiva, torna-se possível efetuar todos os processos para inaugurar um novo negócio em poucos dias.

Como superar?

Mesmo com tanta burocracia, ainda é possível virar um empreendedor sem necessariamente lidar com tanta burocracia e ao mesmo tempo evitar a informalidade. Para isso, foi criado o Micro Empreendedor Individual (MEI), garantindo o estímulo necessário para os pequenos empresários a buscarem a formalidade, enfrentando um um cenário menos burocrático.

Dá para realizar o cadastro pela internet e conseguir um CNPJ rapidamente, para lidar com tributos mais simples e contar com uma série de benefícios. Mas, se o MEI não supre as suas necessidades, existem outras alternativas.

Lembre-se de que a burocracia é necessária para que você não sofra com nenhuma penalidade do fisco, além de assegurar seus direitos. Por isso é tão importante priorizar o planejamento financeiro de qualquer negócio.

4. Encarar o risco de falência

Em 2016, com a crise no Brasil, muitos negócios fecharam as portas e até os dias de hoje o risco de falência é real para vários empreendedores.

Ao iniciar seu negócio, é preciso tomar diversas medidas preventivas para dar continuidade às atividades. Explica-se: o mercado atual vive em transformação constante, exigindo aos empresários uma readaptação quase ininterrupta.

Como superar?

Superar esse desafio não é tão complexo quanto as pessoas pensam. Para lidar com o risco de falência, é fundamental realizar um plano de negócios com bastante antecedência. Não se esqueça de estudar sobre a administração do fluxo de caixa da sua empresa.

Mesmo analisando as estratégias dos principais concorrentes, vale ressaltar que copiar um modelo de negócio funcional não é garantia de lucro. Procure efetuar modificações de acordo com as necessidades exclusivas do seu empreendimento.

Para permanecer longe da chance de fechar as portas, é fundamental ser um líder presente no cotidiano do negócio. A dica é evitar que terceiros não sejam responsáveis pela tomada de decisões importantes, ao menos nos primeiros meses do negócio.

Na visão de muitos, empreender significa um cenário totalmente novo e desconhecido. No começo de novas empreitadas, obstáculos e inseguranças são bastante comuns. Mas agora que você já sabe como superar os principais desafios do empreendedor, utilize o conhecimento a seu favor!

R$ 80 / h
Diogo C.
Bragança Paulista / SP
Diogo C.
Horas de aulas particulares ministradas 2 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Consultoria Financeira Logística - Administração Gestão Empresarial
Curso Técnico: TI (Senai Suiço Brasileiro)
International business, administration, economics, it, management, data science, blockchain, finance
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil