Como escolher um negócio lucrativo
em 03 de Outubro de 2019
Ter um bom ponto comercial faz toda a diferença para que as vendas sejam bem-sucedidas. Ao escolher com muito cuidado o local onde o estabelecimento vai atuar é possível garantir que a loja preencha alguma lacuna na demanda da região e ofereça algum diferencial em relação à concorrência.
Pensando nisso, falaremos sobre esse assunto no post de hoje, abordando algumas características estrategicamente importantes e dando dicas de como escolher. Quer saber mais? Nos acompanhe neste post!
A escolha do ponto comercial impacta diretamente no sucesso do negócio
Você conhece os 4 P’s do Marketing? O marketing trata de todas as relações do mercado que norteiam as vendas. Seus principais pilares são: produto, preço, promoção e praça.
É importante garantir um bom mix de produtos, com preço competitivo e uma boa divulgação e construção de valor da marca da sua loja no mercado. Além disso, temos ainda a “praça”, que significa justamente o local onde seu negócio está situado. Por isso, a escolha do ponto comercial é tão importante!
Se o seu estabelecimento estiver onde a procura está, meio caminho andado para que os seu negócio se consolide. Pense nos canais de distribuição mais eficientes para a sua loja e em como contemplá-los com a sua localização. De nada adianta ter uma vitrine linda com preços ótimos se ninguém puder olhá-la e saber disso. A lógica é essa.
O planejamento estratégico é o fator que garante a melhor decisão
Para vender bem e ser bem-sucedido no seu empreendimento, é preciso que você saiba onde o seu consumidor ideal se encontra. Dessa forma, é possível criar estratégias para chamar a atenção dele, torná-lo cliente e fidelizá-lo.
Considere o estudo do público alvo para decidir qual ponto comercial escolher. Quem é essa pessoa? O que ela está buscando? O que tem valor para ela? Preço, marca, qualidade, inovação? Trace esse perfil específico e procure por esses indivíduos.
Está cogitando um local? Então dê uma olhada em quem atua na mesma área que você. Levante informações como posicionamento de mercado de cada um, quem compete diretamente com o seu negócio (comercializando o mesmo serviço ou produto) e também indiretamente.
Pesquise pelos preços praticados, além de se informar sobre a barganha dos fornecedores. Assim, é possível estabelecer qual é o melhor lugar para se instalar.
Nesse tópico, é importante não focar apenas no óbvio. Além de buscar pelo perfil de quem mora na região, é bom se informar sobre o que afeta aquele local. Afinal, há algum evento que acontece de tempos em tempos que pode influenciar as compras?
O acesso é simples? É interessante escolher por um lugar que seja estratégico e não de difícil acesso, tanto para consumidores quanto para fornecedores. Você está localizado no centro ou em um bairro mais afastado?
Quais estabelecimentos das redondezas podem ser parceiros, auxiliando com programações de marketing ou relacionamento com o cliente? Há muitas formas de dar brindes de serviços parceiros, oferecer vantagens de estacionamento ou anunciar em um local de grande circulação, por exemplo.
A escolha de um bom ponto comercial é uma das ações que vai dizer se a sua loja vai vender bem ou não. Sendo assim, ela determina também se o seu negócio vai ou não ser bem-sucedido e ter clientes.