Porque química é difícil para você
Por: Eduardo S.
19 de Julho de 2020

Porque química é difícil para você

Química Ensino Médio ENEM Pré-vestibular Química Geral

Porque química é difícil para você
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A química é uma das áreas de estudo mais fascinantes que existem, não importa pra onde você olhe ela está lá. Os estudantes vivem com essa matéria uma relação de amor e ódio, com muitos picos de ódio, o que não é legal. Meu olhar de professor me diz que há três problemas que te impedem de entender química:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. Base matemática ruim: se você não compreende expoentes e logaritmos, notação científica, algarismos significativos, análise dimensional, interpretação de gráficos e etc. A química certamente é um problema para você.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. Domínio insuficiente da linguagem: o campo de estudo da química vai do micro ao macro, do mundo atômico às observações do dia a dia. É comum o uso de analogias e comparações para explicar fenômenos que somos incapazes de observar de perto. Muita gente não consegue sair do campo da abstração, aí começam os problemas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Falta de aplicação dos conhecimentos químicos: há pouca compreensão dos conteúdos sem a aplicação prática. As escolas tem pouco material, muitas mal tem um laboratório, além disso os professores têm pouco tempo para cobrir todos os assuntos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, nem tudo está perdido. O acesso ao conhecimento na era da informação é diferente, vivemos uma época de abundância onde sempre é possível correr atrás do prejuízo. Tudo está a dois cliques ou dois toques de distância, cabe a você escolher de quais fontes vai beber.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil