Um bicho papão chamado...Fração
Por: Elaine A.
11 de Agosto de 2014

Um bicho papão chamado...Fração

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Afinal, o que é uma fração?

Nos mais variados livros didáticos a definição para Fração é: "uma parte de um todo". E sim, isso é verdade. Fração é uma parte de algo, um pedaço de alguma coisa.

 

Vejamos:

Se você dividir uma (1) laranja igualmente entre duas (2) pessoas. Com quanto cada uma ficará??

 

Um inteiro.  

 Representa 1 inteiro.                                 Representa 1/2

 A fração que representa 

1 inteiro, é 1/1.

 

Então, neste caso, cada um receberá 1/2 da laranja, ou seja, metade.

 

Mas, porque as frações são tão temidas pelo alunos?

 

Vejo muita gente correndo delas, principalmente quando há a necessidade de realizar as operações básicas com os números fracionários, aí sim, é um desespero total.

 

Operações Básicas com Números Fracionários:

A adição, ou a subtração de frações dependem da quantidade de partes (denominador) que o número inteiro (numerador) foi dividido. A partir daí, existem duas situações.

 

  • Adição e/ou Subtração (com denominadores iguais)

         Exemplo: Soma ou Subtrai os numeradores, e mantém o denominador.

            

Reparem que, o denominador permaneceu o mesmo, mas, o numerador foi subtraido (imagem), ou adicionado (abaixo). 

E se fosse: 3/6 + 1/6 = 4/6

Obs: Nas duas situações, tanto a resposta 2/6, quanto 4/6, poderiam ser simplificados.

     

  •  Adição e/ou Subtração (com denominadores diferentes)

       Exemplo: Para efetuar qualquer uma dessas operações quando os denominadores forem diferentes, primeiro, é preciso "igualar" os denominadores através do m.m.c (mínimo múltiplo comum).

 

       

 

Muitos resolveriam da seguinte forma:

1/2 + 1/5 = 2/7 ----- > Dessa forma está ERRADO, pois, como podemos realizar uma operação com frações que estão relacionando parte diferentes? Desta forma, quando os denominadores são diferentes, devemos reduzí-los ao mesmo denominador, através do mmc.

 

Neste caso, vamos realizar o mmc entre 2 e 5 (que são os denominadores).

mmc (2 ; 5)



Por isso, a resolução ficou conforme a figura acima.

Vamos refazer, passo a passo?

 

 

  • Multiplicação
      Exemplo: Multiplica numerador por numerador, e denominador por denominador.
 
      Atenção!!! Muitos caem no erro de multiplicar cruzado, isto não é correto.



  • Divisão
      Exemplo: O quociente de duas frações é o produto da primeira pelo inverso da segunda. Ou seja, mantém a 1ª fração, e multiplica pelo inverso da 2ª fração.

 
 
Até o próximo artigo. Espero ter ajudado.




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Matemática para Ensino Fundamental
Graduação: MATEMATICA (UNESA)
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