Meiose
Por: Endrew V.
28 de Setembro de 2023

Meiose

Biologia

A meiose é um processo de divisão celular que ocorre em células germinativas (células reprodutivas) e é responsável pela formação de células sexuais, como os espermatozoides nos machos e os óvulos nas fêmeas. A principal característica da meiose é a redução no número de cromossomos pela metade, resultando em células-filhas haploides, que têm metade do número de cromossomos da célula-mãe diploide. A meiose é fundamental para a reprodução sexual e a variabilidade genética nas espécies.

A meiose é dividida em duas divisões celulares sucessivas, conhecidas como meiose I e meiose II, cada uma com várias fases semelhantes à mitose:

Meiose I:

  1. Prófase I: Nesta fase, os cromossomos homólogos (cromossomos com genes semelhantes, um de origem paterna e outro de origem materna) se emparelham em um processo chamado sinapse e formam estruturas chamadas tétrades. Durante a sinapse, ocorre a troca de segmentos de cromossomos entre os pares homólogos, chamada de crossing-over, o que aumenta a variabilidade genética. A membrana nuclear começa a se desintegrar.

  2. Metáfase I: As tétrades se alinham no plano equatorial da célula.

  3. Anáfase I: Os cromossomos homólogos são separados e puxados para pólos opostos da célula. Cada célula-filha resultante contém uma única cópia de cada cromossomo, mas ainda possui cromátides irmãs unidas.

  4. Telófase I: A célula se divide em duas, resultando em duas células-filhas haploides, cada uma com metade do número original de cromossomos. A membrana nuclear se reconstitui em torno dos núcleos.

Meiose II:

A meiose II é semelhante à mitose, mas ocorre em células haploides produzidas na meiose I. Cada uma das células-filhas da meiose I passa por uma divisão celular adicional:

  1. Prófase II: Os cromossomos condensam novamente, e uma nova membrana nuclear começa a se desintegrar.

  2. Metáfase II: Os cromossomos se alinham no plano equatorial em ambas as células-filhas.

  3. Anáfase II: As cromátides irmãs são separadas e puxadas para pólos opostos da célula.

  4. Telófase II: Cada célula-filha da meiose I se divide novamente, resultando em quatro células-filhas haploides, cada uma com metade do número de cromossomos da célula-filha da meiose I.

Essas quatro células-filhas haploides são as células sexuais, chamadas de gametas, que são usadas na reprodução sexual para formar um novo organismo diploide quando combinadas durante a fertilização. A meiose é fundamental para a variabilidade genética nas populações e para a herança de características genéticas dos pais para a prole.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil