BIM não é o futuro!
Por: Diego B.
19 de Junho de 2020

BIM não é o futuro!

Engenharia BIM Consultoria em projetos BIM Revit Structure Revit MEP Revit Architecture navisworks Construção Civil

Isso mesmo que você leu. O BIM não é mais o futuro, ele já é presente e estamos sendo engolidos por esse vasto oceano.

Muito temos ouvido falar de BIM. Coisas certas e coisas não tão certas assim. Neste artigo eu vou te mostrar de uma forma simples o que é o BIM e quais os benefícios em adotá-lo em sua empresa.

O que é BIM?

BIM é o acrônimo de Building Information Modeling, ou seja, Modelagem da Informação da Construção. Existem outras 2 definições para o mesmo acrônimo, mas hoje eu tratarei somente sobre o processo - modeling.

Para ficar bem fácil de entender, sem entrar em conceitos e terminologias mais profundas, BIM é a Construção Virtual de um empreendimento. Isto significa que, antes da construção de fato, faremos a modelagem (construção) em um sistema virtual. Assim, conseguimos antecipar muitas tomadas de decisões e conseguir antever potenciais problemas para nossos empreendimentos.

Uma definição de conceito de BIM seria: "É uma construção virtual, integrada e colaborativa, formada por um conjunto de políticas, processos, tecnologia e pessoas".

BIM não é Revit

Muitos profissionais que estão iniciando na caminhada BIM podem ter a falsa impressão de que o BIM se resume ao Revit, ou a algum software específico. Como disse acima, dentro da definição de BIM existe o pilar TECNOLOGIA. Dentro deste pilar temos os softwares e dentro dos softwares nós temos o Autodesk Revit precisamente. Então, BIM não é Revit, mas o Revit é um software BIM. Ficou claro ou mais confuso? Até o final do artigo tenho a plena certeza que você conseguirá entender um pouco mais sobre esse "oceano BIM".

A evolução da forma de projetar

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Antigamente nós utilizávamos de ferramentas para o ofício de projetar: caneta nanquim, papel vegetal, réguas, uma mesa e muito tempo. Era basicamente um trabalho artístico onde quem elaborava os projetos necessitava ter uma visão espacial bem conceituada.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aí, surgiram as ferramentas CAD (Computer Aided Design) em que se destaca o software AutoCAD. Começamos então, a usar o computador para nos auxiliar nas tarefas de desenho. Tivemos um grande avanço aqui, não podemos negar isso. Mas ainda nós estávamos trabalhando com linhas, arcos e círculos para representarmos nossos elementos de projetos: paredes, esquadrias, pilares, cobertura e por aí vai.

Com o uso do BIM, ao invés de desenharmos linhas, arcos e círculos, temos a possibilidade de trabalhar com elementos virtuais que contenham informações importantes. Trabalhamos com paredes, pisos, estrutura, instalações, enfim, todos os elementos necessários para uma construção. Lembre-se que estamos agora falando de uma Construção Virtual.

O vídeo abaixo feito pela Autodesk, a fabricante de softwares de engenharia mais conhecida por nós, explica de forma bem resumida e dinâmica como é o BIM. Confira:

 

https://youtu.be/yAV73NqZD9w?t=2

Usos do BIM

Também, é comum que muitos acreditem que o BIM é usado essencialmente para uma visualização 3D de uma edificação. É um entendimento comum de quem está iniciando, porém o BIM não se resumo a isso. Pelo contrário, os usos do BIM são quase infinitos.

Para ficar mais claro e mais palpável a Penn State University (Universidade Estadual da Pensilvânia - EUA), criou uma classificação dos usos do BIM conforme a fase do empreendimento:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como é mostrado na imagem aí de cima, as possibilidades de adoção do BIM são grandes. As mais conhecidas para são as da fase de Design (Projeto).

Em breve, disponibilizarei mais artigos sobre BIM. Fiquem ligados.

 

A Smart usa o BIM desde a fase de planejamento, ajudando seus clientes a antecipar a tomada de decisões e conseguir ter ótimos resultados sem que seja necessário despender grande volume de recursos (tempo, dinheiro, recursos humanos, etc.).

 

Eng Diego Bieger

R$ 50 / h
Diego B.
Cascavel / PR
Diego B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Orçamento BIM Revit Structure
MBA: MBA em Engenharia de Custos (IBEC - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE CUSTO)
Tenha aulas de BIM, Revit, Navisworks e Orçamento de Obras com um Professor Universitário que tem experiência em canteiro de obras.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 25 de julho de 2020

Olá tudo bem? Me desculpa a franqueza, mas o BIM é mais do mesmo, coisas da Autodesk pra vender mais softwares, modismo, o próprio software de CAD com o Revit, por exemplo, já oferece tudo e mais um pouco pra termos todas as informaçoões necessárias para o desenvolvimento de um projeto e execução do projeto. Os cálculos necessários para saber quantidade de material que vai ser utilizados na execução de grandes projetos, tempo estimado de conclusão, manejamento de mão de obra, etc, etc já existem a muito tempo, a Autodesk só quer dar um novo nome pra coisa rss.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil