Fica a dica pessoal!!!
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Por: Estevão F.
16 de Outubro de 2024

Fica a dica pessoal!!!

Como um microempreendedor pode melhorar suas vendas e sair do buraco???

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Cada vez tem sido mais difícil conseguir uma boa fatia no mercado do empreendedorismo, por isso, ai vai algumas dicas de como estruturar com menos esforço mas com muitos resultados bons para o seu negócio.

1) Tenha o básico dos conhecimentos de forma criteriosa. (Saber o'que está fazendo)

Isso parece óbvio à primeira vista, mas às vezes o buraco é mais fundo do que parece, o conhecimento sobre o'que deve ser feito na maioria dos casos não só é te dá mais segurança no argumento, mas também melhora muito na tomada de decisão sobre como melhorar os processos e possíveis falhas referente a sua empresa.

2) Fundamentos claros e sucintos do seu negócio. (Plano de negócios)

Saber ser claro e direto ao ponto é fundamental para o seu negócio vender online em 3 aspectos.

  1. Ser direto ao ponto te ajuda a mostrar honestidade ao seu serviço.

Isso acende uma luz vermelha na cabeça do comprador, que fala no inconsciente dele que "não foi engambelado", "não insistiu em vender um cartãozinho da loja", "NÃO PERDI TEMPO INDO LÁ", isso faz com que o seu comprador queira comprar lá mais de uma vez.

  1. Ser direto ao ponto te ajuda a não irritar seus clientes.

Não parece, mas às vezes os vendedores esquecem que manter a pessoa vendo e esperando na loja não ajuda muito, principalmente se a loja não tem um chamariz muito bom, por isso a internet serve, para economizar tempo de escolha e dinheiro, custando a espera da pessoa do produto chegar.

  1. Ser direto ao ponto te ajuda a conhecer sua clientela decidida.

Se alguém sempre compra em um shopping mesmo combo "36" de lanche às terças-feiras na mesma lanchonete, lembre do pedido e do nome, depois quando for terça ele estiver chegando, chame ele de longe pelo nome  no caixa e pergunte-o se ele vai querer o combo "36", isso mostrar algo que as máquinas não conseguem fazer, entender um padrão de gosto pessoal.

  1. NÃO se esqueça de ser pessoal.

Enquanto você estiver atendendo, lembre-se de perguntar a uma pessoa algo do gosto pessoal referente ao cliente, principalmente se for muito indeciso. Exemplo: Um lojista de roupa deve perguntar qual o tipo de série ela gosta, qual o seu estilo, e oque aquela peça de roupa passa de sensação para o indivíduo.

 um sorveteiro que tipo de sabor é sua preferência: salgado leve? Doce forte? Umami (comida com muita proteína) que enche o estômago? Um amargo de fazer careta? Ou um azedo que amarra a boca?

*Extra: Ser direto ao ponto te ajuda a treinar sua equipe e na sua tomada de decisão.

3) Considere perdas no processo de melhora. (Logística é fundamental)

Não tem como fugir de 2 coisas, perdas evidentes e a "Revoluções por minuto", mas sabendo usá-los da maneira certa, parece que sua empresa nunca dá problemas reais no cotidiano.

O exemplo neste tópico será de um palestrante em uma sala de ensino médio, CHEIO DE ALUNOS DESAGRADÁVEIS. Eis as 3 dicas… e um ALERTA para não cometer um erro.

  1. A sua prioridade é o público comprar oque você oferecer.

Lembre-se sempre dessa fala quando você estiver apresentando, "Ou a culpa é sua maneira de expor a informação ou a culpa é do público errado, pois não existe conteúdo chato, faça-os comprar a ideia ou o produto que você vende".

  1. Fale na linguagem do seu público.

Esse é o maior erro que todo o apresentador tem que tomar cuidado, não falar na linguagem do seu público é tão necessário que sua ausência é letal para o seu público, pois além deles não entenderem que está sendo apresentado, também não vão nem tentar entender depois de um certo ponto.

  1. Improvise no momento que alguma coisa der errado.

Essa dica realmente parece esquisita, mas vamos pensar um pouco para entender melhor esse fundamento com um comediante de Stand-Up no Brasil.

Reflita, o'que geralmente o seu pior COM CERTEZA não tem…, sua resposta provavelmente foi COMUNICAÇÃO CLARA E ENTENDÍVEL, fica claro quando ele era, quando não era para falar aquilo ou pior… quando a pessoa fica fazendo cara paisagem ou olhando no celular.

Agora, um comediante ele tem isso, e melhor, ele passa a intenção que ele quer que você sinta ao ouvir aquilo, e é em alto e bom som, isso significa que mesmo falando o óbvio ou até mesmo um detalhe comum mesmo que de alguma coisa de errado no show, inconscientemente a voz do comunicador acende um alerta mental quando ocorrer novamente avizando "o comediante X, Y e Z falaram sobre isso, vamos ver se conhecem essa piada".

Ou seja, "a comunicação importa, junto com a intenção e o conteúdo daquela informação",  mesmo que você erre no meio do caminho, fazendo isso, sucesso da sua parte, e aí entra o improviso, se eu não sei retomar a comunicação com excelência, você vai ter pessoas olhando no celular vendo qualquer outra coisa, e aí já era, não tem mais volta.

*Improvise na hora CERTA*

PEDIDO DO AUTOR: não pense em fazer piada com policiais em serviço, com fiscais de saúde na sua empresa e por aí vai. 

Se fizer isso, a culpa e responsabilidade é do leitor e seus terceiros. 

4) Utilize um cronograma Anual/Mensal de prioridades. (Organize sua agenda)

Estar atualizado é extremamente útil, principalmente para ter clientes e organizar suas prioridades, o exemplo a seguir é um relato do autor e seus gostos, mas leia os parênteses para ficar mais claro e tirar ideias:

"Gosto muito do mercado de jogos num geral (Eletrônico, Tabuleiro, RPG e aí vai) e penso na infinidade de possibilidades desse ramo de mercado, no período em que estou escrevendo isso, estou indo para o meu 3 evento em Londrina no Paraná (local em potencial de clientes), e apesar de ser um "hobby" não muito comum, pensar que em um mesmo lugar longe da capital, consegue reunir no mínimo 150 pessoas com o mesmo propósito (público fiel) de jogar, mas ninguém aproveita a chance de fazer marketing do seu negócio de lanches (vender seu serviço ou produto)lá para melhorar seu lucro (propósito claro e efetivo).

E para isso serve um cronograma, imagine o nome do seu negócio em São Paulo por causa de começar a vender em um evento em Londrina, mas tudo começa de uma maneira planejada e bem executada.

5) Pense como se manter no planejado. (Recursos JÁ)

Não deixe as coisas para última hora, como já dizia Deus em Lucas (Lc 14: 28-30) "Quem começa a construir uma torre sem antes calcular o custo e ver se possui dinheiro suficiente para terminá-la? Pois, se completar apenas os alicerces e fica sem dinheiro, todos rirão dele, dizendo: 'Esse aí começou a construir, mas não conseguiu terminar!'".

6) EXTRA: Seja chamativo.

Sua empresa é uma molécula de água entre bilhões no oceano de possibilidades de comprar o mesmo produto. É um dos possíveis jeitos de convencer o seu cliente a comprar é a forma que você o convence de comprar.

Um exemplo claro é um jogo chamado Hi-Fi Rush da Microsoft que lançou no mesmo dia de seu anúncio, e vendeu muito mais  pelo o seu estilo diferenciado  de quadrinhos e seu humor hilário, ao invés de ser mais um jogo genérico do mesmo tipo.

Estevão F.
Estevão F.
Londrina / PR
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Especialização: Storytelling (Fantastica Fabrica Criativa)
Administração de Empresas, Administração - Aulas Particulares, Gestão de Projetos
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