<p>O que você irá aprender </p>
<p><strong> </strong></p>
<p>Gramática 0 1</p>
<p>Descrição </p>
<p> </p>
<p>André</p>
<p>Professor de Língua Portuguesa com Habilitação em Língua Inglesa / Pós -Graduado em Língua Portuguesa, redação, oratória / Educação de jovens e Adultos (Eja) / como um pensamento ajudar a trilhar novos caminhos no aprendizado.</p>
<p> </p>
<p>Caro estudante: Você terá uma noção básica de conceitos gramaticais, ortográficos, com o seu empenho, estudo poderá se expandir com os seus estudos.</p>
<p>Lembrando que lançarei curso mais avançados, com mais explicações, exercícios com comentários e gabaritos. Terei opções de aulas gravadas o meu objetivo e fazer com que o aluno tenha uma dificuldade menor em seus estudos, trago uma didática bem explicativa, simples, porém eficaz, eficiente para facilitar o aprendizado. Então comece agora mesmo a sua jornada de crescimento, aprendizado o que possibilitara o diferencial em sua vida. Adquira o quanto antes o seu material, lembre-se você está investindo em seu futuro.</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>1 - Fonética/Conceitos </p>
<p>2 - Fonologia /Conceitos</p>
<p>B – Letras</p>
<p>3 – Acentuação</p>
<p>A - Classificação de palavras (Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas);</p>
<p>B - Silabas átonas e tônicas;</p>
<p>4 - Consoantes</p>
<p>B - Encontros das consoantes;</p>
<p>5 - Dígrafos;</p>
<p>6 - Separação silábica;</p>
<p>7 - Separação dos ditongos</p>
<p>A - Hiato</p>
<p>B - Tritongo</p>
<p>C - Ditongo Crescente</p>
<p>D – Ditongo Decrescente</p>
<p>8 - Exercícios, comentados e gabaritos</p>
<p>9 - Suporte através do WhatsApp</p>
<p>10 - E muito mais ...</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> 1 - Fonética /Conceitos – É a ciência que estuda os sons da fala a partir de difere tentes perspectivas articulatórias, acústica, perceptual etc.</p>
<ol>
<li>Fonética</li>
</ol>
<p> </p>
<ol>
<li>Ex : Taxi – O que se escuta na pronúncia ?</li>
</ol>
<p> </p>
<p>R- Taksi</p>
<p> </p>
<p>Ex : Casa – O que se escuta na pronúncia ?</p>
<p> </p>
<p>R- Kaza</p>
<p> </p>
<p>Então, ouvimos os sons que formam a comunicação oral;</p>
<p> </p>
<ol>
<li>Letras – É cada um dos sinais gráficos que representam os fonemas da língua.</li>
</ol>
<p>Temos a letra: a, b, c, d, e, f, g e completando as 26 letras formando o nosso alfabeto.</p>
<p>Lembrando que empregamos K, W, Y, em casos especiais como: K – km -Quilometro;</p>
<p>W – Waltz – Faz referência a energia elétrica – Waltz de Potência de um eletrodoméstico;</p>
<p>Y – Boy</p>
<p>Fonologia /Conceito - Estuda os padrões do som da linguagem. Traz um estudo para o entendimento do porque a Palavra /t/ /a/ /x/ /i/ se escreve de um jeito e se escuta de outro jeito ou algumas palavras com nem se escuta a letra “i “na pronúncia da palavra.</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Os fonemas são classificados em três tipos:</p>
<ol>
<li>Vogais “a “ , “ e “ , “ i “ , “ o “ , “ u “</li>
</ol>
<p> </p>
<p> </p>
<ol>
<li>Consonantais: são emitidos por algum bloqueio na boca, lábios, dentes.</li>
</ol>
<p> </p>
<ol>
<li>Semivogais: Fonemas que possuem ambas características , não tem plena abertura ou não são fechados na pronúncia , fala .</li>
</ol>
<p>Ex: Trabalho –</p>
<p>Mais esforço no “Tra –</p>
<p>Menos esforço no “ba “</p>
<p>Ou “lho “.</p>
<p>3 – Acentuação</p>
<p>Temos os sinais gráficos abertos composto pelo acento agudo (´) </p>
<p>Pá, vá, já ...</p>
<p>Temos sinais gráficos fechados composto pelo acento circunflexo (^)</p>
<p>Lê, vê, xô ...</p>
<p>Notaremos algumas regras: Acentua-se monossílabos tônicos terminados em a(s), e(s) ,0(s); </p>
<p>Ex: Pá, lê, ré, xô, vá</p>
<p>Os monossílabos átonos nunca serão acentuados: Me, te, se, cor ...</p>
<p>Acentua-se as oxítonas terminadas em a(s) , e(s) , o (s), em ou ens. :</p>
<p>Babá – Ba – bá – Silaba mais forte</p>
<p>Café – Ca- fé – Silaba mais forte</p>
<p>Também – Tam. - bém - Silaba mais forte</p>
<p>Parabéns – Pa – ra- béns – silaba mais forte</p>
<p>Paroxítonas – Acentua-se todas com exceção das palavras terminadas em a(s), e(s), 0(s) (desde que não formem ditongo), am, em ou ens:</p>
<p>Vejamos algumas: Amável – A- má – vel – Silaba mais forte – Má;</p>
<p>Álbuns – Ál – buns – Silaba mais forte – Ál;</p>
<p> Vírus - Ví- rus – Silaba mais forte – Ví</p>
<p>Proparoxítonas - Acentua-se todas sem exceção.</p>
<p>Médico – Mé – di – co – Silaba mais forte Mé ;</p>
<p>Ângulo – Ân – gu- lo – Silaba mais forte Ân ;</p>
<p>Protótipo – Pro -tó – ti – po – Silaba mais forte Tó</p>
<p> 4 – Consoantes /Encontros das consoantes;</p>
<ul>
<li>Consoantes – São fonemas resultantes de obstáculos, ou seja, o som sai com um interrompimento seja pela língua ou dentes. Ao contrario da pronúncia das vogais, a, e, i, o u que os sons saem livremente.</li>
</ul>
<p>Algumas consoantes, b, c, d, f, g ....</p>
<p> B - Encontro de consoantes: Pra- to – você percebeu o encontro?</p>
<p>Pra – to;</p>
<p>Pro -ble - ma ;</p>
<p>Obs-tá – cu -lo</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> 5 – Dígrafos/Conceito</p>
<p>Dígrafos - Grupo de letras formados por um único fonema;</p>
<p>Chave – Cha- ve – você escuta como um único som(xá), no entanto tem 3 letras.</p>
<p>Carro - Ca-rro – você escuta como um único som (Roo), no entanto tem 3 letras.</p>
<p>Aquele – A- que – le – você escuta como um único som (Ke), no entanto tem 3 palavras.</p>
<p>6 - Separação Silábica – Deve ser feita pela soletração.</p>
<ol>
<li>Quando há consoante interna, não seguida de vogal ela pertence a silaba anterior:</li>
</ol>
<p>Ex: Rep-til , A- dep – to , re-cep -tor , ca-rac -te -ris-ti-cas ;</p>
<ol>
<li>Separam os dígrafos: RR, SS, SC, XC:</li>
</ol>
<p>Ex : Car- ro , pas-sa , flo-res-cer , ex-ce-to .</p>
<ol>
<li>Separam as vogais e hiatos: sa-ú- va , xi-i-ta , hi-a- to ;</li>
</ol>
<p>7 – Separação dos ditongos – É quando uma semivogal e uma vogal ou vogal e uma semivogal permanece na mesma silaba. Lembrando que o “i “ e o “u “ são semivogais , sabendo que o “ e “ e o “ o “ vai depender da palavra ela pode assumi o papel de semivogal também.</p>
<p>Ex: Paulo – au – vogal + semivogal</p>
<p>Ex: serie – ie – Semivogal + vogal</p>
<p>Ex: colégio – io – semivogal + vogal</p>
<p>Ex: pátria – ia – semivogal + vogal</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p><strong>Exercícios</strong></p>
<p>1)Marque a alternativa que tem 6 fonemas:</p>
<ol>
<li>( ) mala e) sapato ( )</li>
<li>( ) guerra f) geladeira ( )</li>
<li>( ) Máquina g ) flor ( )</li>
<li>( ) tempo h ) Janela ( )</li>
</ol>
<p>2)Indique o número de L e F(Letras e Fonemas ) :</p>
<ol>
<li>( ) samba e) carroça ( )</li>
<li>( ) história f) palhoça ( )</li>
<li>( ) chá g) chuva ( )</li>
<li>( ) cacho h) Livro ( )</li>
</ol>
<p> </p>
<p>3<strong>) </strong><strong>A palavra “Cambalacho “possui, respectivamente:</strong></p>
<ol>
<li>a) oito fonemas ( )</li>
<li>b) sete fonemas ( )</li>
<li>c) nove fonemas ( )</li>
<li>d) dez fonemas ( )</li>
</ol>
<p><strong>4) Em qual das palavras abaixo há mais letras do que fonemas?</strong></p>
<ol>
<li>a) achado ( )</li>
<li>b) táxi ( )</li>
<li>c) cadeira ( )</li>
<li>d) surpresa ( )</li>
<li>e) redigir ( )</li>
</ol>
<p> </p>
<p><strong>Comentário</strong>: O som do fonema é contado como um único ou duas palavras juntas que é diferente de se contar letra por letra.</p>
<p>Ex : Casa – Se conta 4 letras e 4 fonemas .</p>
<p>Kaza – som – se escuta nitidamente a pronúncia de 4 letras.</p>
<p>Agora com a palavra: Carro</p>
<p>Carro – car- ro – ca -rro – 5 letras – porém 4 fonemas.</p>
<p>Por que? Se escuta a pronúncia ca -rro – como se tivesse apenas um r – então se conta ca – duas letras e mais rro – duas ficando carro – o som fica de quatro letras .Os dois rr só tem o som de um</p>
<p>5)Classifique as palavras de acordo com as silabas átonas ou tônicas:</p>
<p>T (Tônica) e A (Átonas):</p>
<ol>
<li>( ) me - b ) ( ) já - c ) ( ) pé - d )( ) te</li>
</ol>
<p> - e) ( ) fé f ) ( ) lhe - g) ( ) vê </p>
<p><strong>Comentário</strong>: As silabas átonas tem a tonicidade mais fraca, não são acentuadas. Quando se faz a seleção das silabas com maior tonicidade as que sobram são as átonas numa palavra.</p>
<p>6) Quais são as monossílabas átonas: </p>
<ol>
<li>a) pé, vê, me, já, lhe, ti, vá. R___________________________________________________.</li>
</ol>
<p>7) Marque a alternativa que apresenta uma palavra que não é monossílaba.</p>
<ol>
<li>a) quem, já</li>
<li>b) mar, flor</li>
<li>c) pá, tem</li>
<li>d) quem, mão</li>
<li>e) pé, ali</li>
<li>f) que, vez</li>
<li>g) sol, quem</li>
<li>h) pá , já</li>
</ol>
<p><strong>Comentários:</strong> Palavras monossílabas são compostas por uma silaba, por isso que são chamadas de mono. Lembrando que palavras com duas silabas são dissílabas, 3 silabas trissílabas, 4 silabas polissílabas.</p>
<p> </p>
<p>8) Dentre as palavras sublinhe as que não são paroxítonas:</p>
<ol>
<li>a) café, látex, também, parabéns, juiz, chafariz, brasil,</li>
</ol>
<p> </p>
<p>tatu pangaré, bibelô, ruim, herói.</p>
<p>9) Indique a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas.</p>
<ol>
<li>a) álibi, ânimo, anônimo.<br />b) filantropo, Gibraltar, ibero.<br />c) amáveis, heroico, enjoo.</li>
<li>d) café. xerox, palito</li>
<li>e) trabalho, jornal, pé</li>
<li>f) juiz. brasil, substantivo</li>
<li>g) árvore, caminhão, também</li>
<li>h) gramática. parabéns, lâmpada</li>
</ol>
<p>Comentários: Palavras classificadas como paroxítonas na contagem da tonicidade da direita para a esquerda a sua silaba mais forte é a penúltima. Exemplo: Planalto – pla – nal – to - essa palavra – nal soa mais forte apesar de não está acentuada.</p>
<p>10)A palavra <strong>BAÚ</strong> pode ser assim classificada:</p>
<ol>
<li>a) monossílaba, ditongo, oxítona</li>
<li>b) monossílaba, hiato, paroxítona</li>
<li>c) dissílaba, hiato, oxítona</li>
<li>d) monossílaba, paroxítona, hiato</li>
<li>e) dissílaba. ditongo, paroxítonas</li>
</ol>
<p>11)Classifique as palavras de acordo com a silaba tônica: Oxítonas, Paroxítonas, Proparoxítonas: </p>
<ol>
<li>( ) café b) ( ) látex</li>
</ol>
<p>C ) ( ) fósforo d) ( ) Lâmpada</p>
<p>e ( ) máquina f ) ( ) recorde</p>
<p>g)( ) picolé h) ( ) brasil</p>
<p>Comentário: Palavras que são classificadas como oxítonas é que contadas da direita para a esquerda a sua silaba mais forte é a última, acentuadas ou não.</p>
<p>Comentário: Palavras proparoxítonas são classificadas como a silaba mais forte a antepenúltima, isso contando da direita para esquerda.</p>
<p>Ex : Lâmpada - Lâm – pa – da - </p>
<p>Ex: café – ca – fé</p>
<p>12)Classifique as palavras quanto a sílaba tônica:</p>
<ol>
<li>a) Campanário________________________________________________<br />b) Indispensável______________________________________________<br />c) Casarão___________________________________________________<br />d) estômago_________________________________________________<br />e) revolução__________________________________________________</li>
</ol>
<p><strong>13 ) Assinale a opção em que todas as palavras são paroxítonas</strong><strong>.</strong></p>
<ol>
<li>a) ruim, ruim, revólver, amigo.<br />b) felicidade, hangar, botão, tênis.<br />c) órgão, gratuito, plateia, pólen.<br />d) libido, fácil, lâmpada, xerox</li>
</ol>
<p> </p>
<p><strong>14) Classifique as seguintes palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona</strong>.</p>
<ol>
<li>a) açúcar_______________________________________<br />b) ali;__________________________________________<br />c) tabu_________________________________________<br />d) portão _______________________________________<br />e) vírus_________________________________________</li>
<li>f) sótão _________________________________________</li>
</ol>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>15)Marque a alternativa cujas palavras tenham a sílaba tônica marcada pela presença da vogal 'a':</p>
<ol>
<li>árvore, alarme, carro</li>
<li>b) casa, onda, caminho.</li>
<li>c) lâmpada, agosto, calvário.</li>
<li>d) esfera, caderno, caneta</li>
<li>e) ) ótica, amigo, uva</li>
</ol>
<p> </p>
<p>16) Determine onde há encontro consonantal e não dígrafo:</p>
<ol>
<li>a) renda__________________________________________<br />b) táxi____________________________________________<br />c) lindo___________________________________________<br />d) campo_________________________________________</li>
</ol>
<p> </p>
<p>17) Assinale a alternativa que apresenta tritongo, hiato, ditongo crescente e dígrafo (nessa ordem):</p>
<ol>
<li>a) quais, saúde, perdoe, álcool<br />b) cruéis, mauzinho, quais, psique<br />c) quão, circuito, mandiúba, quieto<br />d) agüei, ruim, mágoa, chato</li>
</ol>
<p>18)Assinale a alternativa em que, nas três palavras, há ditongo decrescente:</p>
<ol>
<li>a) água, saúde, perdoe, álcool<br />b) saudade, mauzinho, mala, perdão <br />c) coração, razão, paciência<br />d) sangue, gratuito, boi</li>
</ol>
<p>19) Coloque D para dígrafo e EC para encontro consonantal:</p>
<ol>
<li>a) ( ) pássaro<br />b) ( ) substantivo<br />c) ( ) chifre <br />d) ( ) exceto</li>
</ol>
<p> </p>
<p>20) Marque todas as alternativas que são formadas por encontros consonantais: a) cravo. -graça – franco ( )</p>
<ol>
<li>b) Planeta – bola - açaí ( )</li>
<li>c) Exceção – muleta – café ( )</li>
</ol>
<p>d ) andar – comer – logico ( )</p>
<ol>
<li>e) Jornada – classe – caneta ( )</li>
<li>f) Mesa – membrana – relógio ( ) </li>
</ol>
<p>21 ) Os grupos de letras encontrados na palavra pratiquem <em><strong>são</strong></em> classificados:</p>
<ol>
<li>a) apenas encontros consonantais.<br />b) encontro consonantal e dígrafos, respectivamente.<br />c) dígrafo e encontro consonantal, respectivamente.<br />d) apenas dígrafos.<br />e) Nenhuma das alternativas anteriores</li>
</ol>
<p> </p>
<p>22)Quais as palavras que ocorrem dígrafos: ( x )</p>
<ol>
<li>Escola ( )</li>
<li>Igual ( ) </li>
<li>Chuva ( )</li>
<li>Carro ( )</li>
<li>Guisado ( )</li>
<li>Queixa ( )</li>
<li>Polaca ( )</li>
<li>Lençol ( )</li>
</ol>
<p>23) Em vista dos seus conhecimentos estudados, aprendidos, faça a separação silábica:</p>
<ol>
<li>Silaba _______________________________________</li>
<li>Porta ________________________________________</li>
<li>Carro ________________________________________</li>
<li>Cadeado _____________________________________</li>
<li>Problema _____________________________________</li>
<li>Terra ________________________________________</li>
<li>Prato ________________________________________</li>
<li>Psicológico ___________________________________</li>
</ol>
<p>24 ) Na divisão silábica, as letras com que se representam os dígrafos devem ficar em sílabas diferentes na palavra:</p>
<ol>
<li>A) lembrança.</li>
<li>B) sobrinha.</li>
<li>C) rastejassem.</li>
<li>D) porque</li>
</ol>
<p>25)Assinale a alternativa em que a divisão silábica de todas as palavras está correta:</p>
<ol>
<li>a) e – nig – ma – su – bju – gar – rai – nha<br />b) co – lé – gi – o – pror – ro – gar – je – suí – ta<br />c) res – sur – gir – su – bli – nhar – fu – gi – u<br />d) i – guais – ca- ná – rio – due – lo<br />e) in – te – lec – ção – mi – ú – do – sa – guões</li>
</ol>
<p>26) ????n?l? ? ?lt?rn?t?v? ?N??RR??? quanto à d?v??ã? ??láb??? :</p>
<p> </p>
<ol>
<li>a) ??? – ?? ( )</li>
</ol>
<p> </p>
<p>b)??? – qu? – ?? – d?r ( )</p>
<p> </p>
<p>c)??br? – ?? – ?? – çã? ( )</p>
<p> </p>
<p>d)??n? – t? – t? – çã? ( )</p>
<p> </p>
<ol>
<li>??n – tr? – t?r ( )</li>
</ol>
<p> </p>
<p>27) Faça a separação dos ditongos e hiatos:</p>
<ol>
<li>a) Álcool ________________________________________</li>
<li>b) Baú __________________________________________</li>
</ol>
<p>c)Balaústre ______________________________________</p>
<p>d)Bainha ________________________________________</p>
<ol>
<li>e) Faceiro ______________________________________</li>
</ol>
<p> </p>
<p>28) Sobre o Hiato dentre as alternativas que há sua presença:</p>
<ol>
<li>a) quadro – ilha – caixa ( )</li>
<li>b) paixão – quatro – baixela ( )</li>
<li>c) rei – iguais – Paraguai ( )</li>
<li>d) ninguém – saguão – águem ( )</li>
<li>e) viu – mãe – deu ( )</li>
<li>f) todas alternativas ( )</li>
</ol>
<p>g ) nenhuma das alternativas ( )</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Gabarito</p>
<ul>
<li>c , 2) a) L- 5 , b ) L-8 ,c) L -3 , d ) L- 5 , e) L -7 , f) L – 7 g) L – 5 h) L – 5</li>
<li>a) F-5 b) F- 8, c) F -2 d) F-5, e ) F-6 , f) F – 6 , g ) F – 4 , h) F-5</li>
<li>a , 4) a , 5 ) a) – a , b) – t , c) – t , d) – a , e ) – t , f) – a , g ) – t</li>
</ul>
<p>Lembrando: L – Letras, F – Fonemas</p>
<p>6 ) me , lhe , ti , 7 ) e , 8 ) café , látex , também , parabéns , 9 ) c 10 ) c , 11 ) a) Oxítona , b) Oxítona , c)Proparoxítona , d )Proparoxítona , e ) Proparoxítona , f ) Paroxítona , g) Oxítona , h) Oxítona , 12) a) paroxítona , b) oxítona , c) oxítona , d) oxítona , e) paroxítona f) paroxítona , 13 c , 14 ) b , 15 ) a 16 ) a , c 17 ) d , 18 b , 19 ) a) dígrafo , b) encontro consonantal , c ) encontro consonantal , d) dígrafo 20) a 21) b 22) b, c, d ,e ,f , ) b e c , 23 ) a) sí -la- ba , b) por-ta , c)car-ro , d)ca -de-a -do , e )pro-ble-ma , f) ter-ra , g) pra-to , h ) psi-co-ló-gi-co 24 ) c 25) e , 26 ) c 27) a) Ál – co -ol , b) ba-ú c) ba-la -ús -tre, d) ba -i – nha ,e) fa- cei – ro , 28) g</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>