alfabetização

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Complete as palavras abaixo com “X” ou “CH”
A) ____apéu
B) Pai__ão
C) __urrasco
D) Embai__o
E) Lu__o

Edina C. Edina Marta - 0 exercícios
Criada em 2 de Junho de 2022 às 14:34

Outras listas de português

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<p>O que você irá aprender </p> <p><strong> </strong></p> <p>Gramática 0 1</p> <p>Descrição </p> <p> </p> <p>André</p> <p>Professor de Língua Portuguesa com Habilitação em Língua Inglesa / Pós -Graduado em Língua Portuguesa, redação, oratória / Educação de jovens e Adultos (Eja) / como um pensamento ajudar a trilhar novos caminhos no aprendizado.</p> <p> </p> <p>Caro estudante: Você terá uma noção básica de conceitos gramaticais, ortográficos, com o seu empenho, estudo poderá se expandir com os seus estudos.</p> <p>Lembrando que lançarei curso mais avançados, com mais explicações, exercícios com comentários e gabaritos. Terei opções de aulas gravadas o meu objetivo e fazer com que o aluno tenha uma dificuldade menor em seus estudos, trago uma didática bem explicativa, simples, porém eficaz, eficiente para facilitar o aprendizado. Então comece agora mesmo a sua jornada de crescimento, aprendizado o que possibilitara o diferencial em sua vida. Adquira o quanto antes o seu material, lembre-se você está investindo em seu futuro.</p> <p> </p> <p> </p> <p>1 - Fonética/Conceitos    </p> <p>2 - Fonologia /Conceitos</p> <p>B – Letras</p> <p>3 – Acentuação</p> <p>A - Classificação de palavras (Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas);</p> <p>B - Silabas átonas e tônicas;</p> <p>4 - Consoantes</p> <p>B - Encontros das consoantes;</p> <p>5 - Dígrafos;</p> <p>6 - Separação silábica;</p> <p>7 - Separação dos ditongos</p> <p>A - Hiato</p> <p>B - Tritongo</p> <p>C - Ditongo Crescente</p> <p>D – Ditongo Decrescente</p> <p>8 - Exercícios, comentados   e gabaritos</p> <p>9 - Suporte através do WhatsApp</p> <p>10 - E muito mais ...</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p>           1 - Fonética /Conceitos – É a ciência que estuda os sons da fala a partir de difere tentes perspectivas articulatórias, acústica, perceptual   etc.</p> <ol> <li>Fonética</li> </ol> <p> </p> <ol> <li>Ex : Taxi – O que se escuta na pronúncia ?</li> </ol> <p> </p> <p>R- Taksi</p> <p> </p> <p>Ex : Casa – O que se escuta na pronúncia ?</p> <p> </p> <p>R- Kaza</p> <p> </p> <p>Então, ouvimos os sons que formam a comunicação oral;</p> <p> </p> <ol> <li>Letras – É cada um dos sinais gráficos que representam os fonemas da língua.</li> </ol> <p>Temos a letra: a, b, c, d, e, f, g e completando as 26 letras formando o nosso alfabeto.</p> <p>Lembrando que empregamos K, W, Y, em casos especiais como: K – km -Quilometro;</p> <p>W – Waltz – Faz referência a energia elétrica – Waltz de Potência de um eletrodoméstico;</p> <p>Y – Boy</p> <p>Fonologia /Conceito - Estuda os padrões do som da linguagem. Traz um estudo para o entendimento do porque a Palavra /t/ /a/ /x/ /i/ se escreve de um jeito   e se escuta de outro jeito ou algumas palavras com nem se escuta a letra “i “na pronúncia da palavra.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p>Os fonemas são classificados em três tipos:</p> <ol> <li>Vogais “a “ , “ e “ , “ i “ , “ o “ , “ u “</li> </ol> <p> </p> <p> </p> <ol> <li>Consonantais: são emitidos por algum bloqueio na boca, lábios, dentes.</li> </ol> <p> </p> <ol> <li>Semivogais: Fonemas que possuem ambas características , não tem plena abertura ou não são fechados na pronúncia , fala .</li> </ol> <p>Ex: Trabalho –</p> <p>Mais esforço no “Tra –</p> <p>Menos esforço no “ba “</p> <p>Ou “lho “.</p> <p>3 – Acentuação</p> <p>Temos os sinais gráficos abertos composto pelo acento agudo (´) </p> <p>Pá, vá, já ...</p> <p>Temos sinais gráficos fechados composto pelo acento circunflexo (^)</p> <p>Lê, vê, xô ...</p> <p>Notaremos algumas regras:  Acentua-se monossílabos tônicos terminados em a(s), e(s) ,0(s);   </p> <p>Ex: Pá, lê, ré, xô, vá</p> <p>Os monossílabos átonos nunca serão acentuados:  Me, te, se, cor ...</p> <p>Acentua-se as oxítonas terminadas em a(s) , e(s) , o (s), em ou ens. :</p> <p>Babá – Ba – bá – Silaba mais forte</p> <p>Café – Ca- fé – Silaba mais forte</p> <p>Também – Tam. - bém  - Silaba mais forte</p> <p>Parabéns – Pa – ra- béns – silaba mais forte</p> <p>Paroxítonas – Acentua-se todas com exceção das palavras terminadas em a(s), e(s), 0(s) (desde que não formem ditongo), am, em ou ens:</p> <p>Vejamos algumas: Amável – A- má – vel – Silaba mais forte – Má;</p> <p>Álbuns – Ál – buns – Silaba mais forte – Ál;</p> <p>  Vírus - Ví- rus – Silaba mais forte – Ví</p> <p>Proparoxítonas - Acentua-se todas sem exceção.</p> <p>Médico – Mé – di – co – Silaba mais forte Mé ;</p> <p>Ângulo – Ân – gu- lo – Silaba mais forte Ân ;</p> <p>Protótipo – Pro -tó – ti – po – Silaba mais forte Tó</p> <p> 4 – Consoantes /Encontros das consoantes;</p> <ul> <li>Consoantes – São fonemas resultantes de obstáculos, ou seja, o som sai com um interrompimento seja pela língua ou dentes. Ao contrario da pronúncia das vogais, a, e, i, o u que os sons saem livremente.</li> </ul> <p>Algumas consoantes, b, c, d, f, g ....</p> <p> B - Encontro de consoantes:   Pra- to – você percebeu o encontro?</p> <p>Pra – to;</p> <p>Pro -ble - ma ;</p> <p>Obs-tá – cu -lo</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> 5 – Dígrafos/Conceito</p> <p>Dígrafos - Grupo de letras formados por um único fonema;</p> <p>Chave – Cha- ve – você escuta como um único som(xá), no entanto tem 3 letras.</p> <p>Carro -   Ca-rro – você escuta como um único som (Roo), no entanto tem 3 letras.</p> <p>Aquele – A- que – le – você escuta como um único som (Ke), no entanto tem 3 palavras.</p> <p>6 - Separação Silábica – Deve ser feita pela soletração.</p> <ol> <li>Quando há consoante interna, não seguida de vogal ela pertence a silaba anterior:</li> </ol> <p>Ex: Rep-til , A- dep – to , re-cep -tor , ca-rac -te -ris-ti-cas ;</p> <ol> <li>Separam os dígrafos: RR, SS, SC, XC:</li> </ol> <p>Ex :  Car- ro , pas-sa , flo-res-cer  , ex-ce-to .</p> <ol> <li>Separam as vogais e hiatos: sa-ú- va , xi-i-ta , hi-a- to ;</li> </ol> <p>7 – Separação dos ditongos – É quando uma semivogal e uma vogal ou vogal e uma semivogal permanece na mesma silaba. Lembrando que o “i “  e o “u “ são semivogais , sabendo que  o “ e “ e o “ o “ vai depender  da palavra ela pode assumi o papel de semivogal também.</p> <p>Ex: Paulo – au – vogal + semivogal</p> <p>Ex: serie – ie – Semivogal + vogal</p> <p>Ex: colégio – io – semivogal + vogal</p> <p>Ex: pátria – ia – semivogal + vogal</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>Exercícios</strong></p> <p>1)Marque a alternativa que tem 6 fonemas:</p> <ol> <li>(    ) mala   e) sapato  (       )</li> <li>(      ) guerra   f) geladeira  (       )</li> <li>(      ) Máquina   g ) flor  (       )</li> <li>(      ) tempo   h ) Janela  (      )</li> </ol> <p>2)Indique o número de L e F(Letras e Fonemas ) :</p> <ol> <li>(        )  samba  e)  carroça (        )</li> <li>(        )  história  f)  palhoça (        )</li> <li>(        )  chá        g)  chuva   (        )</li> <li>(        )  cacho    h)  Livro     (        )</li> </ol> <p> </p> <p>3<strong>) </strong><strong>A palavra “Cambalacho “possui, respectivamente:</strong></p> <ol> <li>a) oito fonemas ( )</li> <li>b) sete fonemas ( )</li> <li>c) nove fonemas ( )</li> <li>d) dez fonemas ( )</li> </ol> <p><strong>4) Em qual das palavras abaixo há mais letras do que fonemas?</strong></p> <ol> <li>a) achado ( )</li> <li>b) táxi ( )</li> <li>c) cadeira ( )</li> <li>d) surpresa ( )</li> <li>e) redigir ( )</li> </ol> <p> </p> <p><strong>Comentário</strong>: O som do fonema é contado como um único ou duas palavras juntas que é diferente de se contar letra por letra.</p> <p>Ex : Casa – Se conta 4 letras  e 4 fonemas .</p> <p>Kaza – som – se escuta nitidamente a pronúncia de 4 letras.</p> <p>Agora com a palavra: Carro</p> <p>Carro – car- ro – ca -rro – 5 letras – porém 4 fonemas.</p> <p>Por que?  Se escuta a pronúncia ca -rro – como se tivesse apenas um r – então se conta ca – duas letras e mais  rro – duas  ficando carro – o som fica de quatro letras .Os dois rr só tem o som de um</p> <p>5)Classifique as palavras de acordo com as silabas átonas ou tônicas:</p> <p>T (Tônica) e A (Átonas):</p> <ol> <li>( ) me -  b ) (          ) já -  c ) (           ) pé -   d )(          )  te</li> </ol> <p> - e) (         ) fé  f ) (          ) lhe -  g) (           ) vê </p> <p><strong>Comentário</strong>: As silabas átonas tem a tonicidade mais fraca, não são acentuadas. Quando se faz a seleção das silabas com maior tonicidade as que sobram são as átonas numa palavra.</p> <p>6) Quais são as monossílabas átonas:  </p> <ol> <li>a) pé, vê, me, já, lhe, ti, vá. R___________________________________________________.</li> </ol> <p>7) Marque a alternativa que apresenta uma palavra que não é monossílaba.</p> <ol> <li>a) quem, já</li> <li>b) mar, flor</li> <li>c) pá, tem</li> <li>d) quem, mão</li> <li>e) pé, ali</li> <li>f) que, vez</li> <li>g) sol, quem</li> <li>h) pá , já</li> </ol> <p><strong>Comentários:</strong> Palavras monossílabas são compostas por uma silaba, por isso que são chamadas de mono. Lembrando que palavras com duas silabas são dissílabas, 3 silabas trissílabas, 4 silabas polissílabas.</p> <p> </p> <p>8) Dentre as palavras sublinhe as que não são paroxítonas:</p> <ol> <li>a) café, látex, também, parabéns, juiz, chafariz, brasil,</li> </ol> <p> </p> <p>tatu pangaré, bibelô, ruim, herói.</p> <p>9) Indique a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas.</p> <ol> <li>a) álibi, ânimo, anônimo.<br />b) filantropo, Gibraltar, ibero.<br />c) amáveis, heroico, enjoo.</li> <li>d) café. xerox, palito</li> <li>e) trabalho, jornal, pé</li> <li>f) juiz. brasil, substantivo</li> <li>g) árvore, caminhão, também</li> <li>h) gramática. parabéns, lâmpada</li> </ol> <p>Comentários: Palavras classificadas como paroxítonas na contagem da tonicidade da direita para a esquerda a sua silaba mais forte é a penúltima. Exemplo: Planalto – pla – nal – to - essa palavra – nal soa mais forte apesar de não está acentuada.</p> <p>10)A palavra <strong>BAÚ</strong> pode ser assim classificada:</p> <ol> <li>a) monossílaba, ditongo, oxítona</li> <li>b) monossílaba, hiato, paroxítona</li> <li>c) dissílaba, hiato, oxítona</li> <li>d) monossílaba, paroxítona, hiato</li> <li>e) dissílaba. ditongo, paroxítonas</li> </ol> <p>11)Classifique as palavras de acordo com a silaba tônica: Oxítonas, Paroxítonas, Proparoxítonas:  </p> <ol> <li>(                           )  café b) (                       ) látex</li> </ol> <p>C ) (                              ) fósforo  d) (                              ) Lâmpada</p> <p>e (                               ) máquina f ) (                            ) recorde</p> <p>g)(                              ) picolé h) (                                )  brasil</p> <p>Comentário: Palavras que são classificadas como oxítonas é que contadas da direita para a esquerda a sua silaba mais forte é a última, acentuadas ou não.</p> <p>Comentário: Palavras proparoxítonas são classificadas como a silaba mais forte a antepenúltima, isso contando da direita para esquerda.</p> <p>Ex : Lâmpada  - Lâm – pa – da - </p> <p>Ex: café – ca – fé</p> <p>12)Classifique as palavras quanto a sílaba tônica:</p> <ol> <li>a) Campanário________________________________________________<br />b) Indispensável______________________________________________<br />c) Casarão___________________________________________________<br />d) estômago_________________________________________________<br />e) revolução__________________________________________________</li> </ol> <p><strong>13 ) Assinale a opção em que todas as palavras são paroxítonas</strong><strong>.</strong></p> <ol> <li>a) ruim, ruim, revólver, amigo.<br />b) felicidade, hangar, botão, tênis.<br />c) órgão, gratuito, plateia, pólen.<br />d) libido, fácil, lâmpada, xerox</li> </ol> <p> </p> <p><strong>14) Classifique as seguintes palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona</strong>.</p> <ol> <li>a) açúcar_______________________________________<br />b) ali;__________________________________________<br />c) tabu_________________________________________<br />d) portão _______________________________________<br />e) vírus_________________________________________</li> <li>f) sótão _________________________________________</li> </ol> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p>15)Marque a alternativa cujas palavras tenham a sílaba tônica marcada pela presença da vogal 'a':</p> <ol> <li>árvore, alarme, carro</li> <li>b) casa, onda, caminho.</li> <li>c) lâmpada, agosto, calvário.</li> <li>d) esfera, caderno, caneta</li> <li>e) ) ótica, amigo, uva</li> </ol> <p> </p> <p>16) Determine onde há encontro consonantal e não dígrafo:</p> <ol> <li>a) renda__________________________________________<br />b) táxi____________________________________________<br />c) lindo___________________________________________<br />d) campo_________________________________________</li> </ol> <p> </p> <p>17) Assinale a alternativa que apresenta tritongo, hiato, ditongo crescente e dígrafo (nessa ordem):</p> <ol> <li>a) quais, saúde, perdoe, álcool<br />b) cruéis, mauzinho, quais, psique<br />c) quão, circuito, mandiúba, quieto<br />d) agüei, ruim, mágoa, chato</li> </ol> <p>18)Assinale a alternativa em que, nas três palavras, há ditongo decrescente:</p> <ol> <li>a) água, saúde, perdoe, álcool<br />b) saudade, mauzinho, mala, perdão <br />c) coração, razão, paciência<br />d) sangue, gratuito, boi</li> </ol> <p>19) Coloque D para dígrafo e EC para encontro consonantal:</p> <ol> <li>a) ( ) pássaro<br />b) ( ) substantivo<br />c) (       ) chifre <br />d) (       ) exceto</li> </ol> <p> </p> <p>20) Marque todas as alternativas que são formadas por encontros consonantais: a) cravo. -graça – franco (       )</p> <ol> <li>b) Planeta – bola - açaí (    )</li> <li>c) Exceção – muleta – café ( )</li> </ol> <p>d ) andar – comer – logico (        )</p> <ol> <li>e) Jornada – classe – caneta ( )</li> <li>f) Mesa – membrana – relógio (    ) </li> </ol> <p>21 ) Os grupos de letras encontrados na palavra pratiquem <em><strong>são</strong></em> classificados:</p> <ol> <li>a) apenas encontros consonantais.<br />b) encontro consonantal e dígrafos, respectivamente.<br />c) dígrafo e encontro consonantal, respectivamente.<br />d) apenas dígrafos.<br />e) Nenhuma das alternativas anteriores</li> </ol> <p> </p> <p>22)Quais as palavras que ocorrem dígrafos: ( x )</p> <ol> <li>Escola ( )</li> <li>Igual ( ) </li> <li>Chuva ( )</li> <li>Carro ( )</li> <li>Guisado (     )</li> <li>Queixa ( )</li> <li>Polaca ( )</li> <li>Lençol ( )</li> </ol> <p>23) Em vista dos seus conhecimentos estudados, aprendidos, faça a separação silábica:</p> <ol> <li>Silaba _______________________________________</li> <li>Porta ________________________________________</li> <li>Carro ________________________________________</li> <li>Cadeado _____________________________________</li> <li>Problema _____________________________________</li> <li>Terra ________________________________________</li> <li>Prato ________________________________________</li> <li>Psicológico ___________________________________</li> </ol> <p>24 )  Na divisão silábica, as letras com que se representam os dígrafos devem ficar em sílabas diferentes na palavra:</p> <ol> <li>A) lembrança.</li> <li>B) sobrinha.</li> <li>C) rastejassem.</li> <li>D) porque</li> </ol> <p>25)Assinale a alternativa em que a divisão silábica de todas as palavras está correta:</p> <ol> <li>a) e – nig – ma – su – bju – gar – rai – nha<br />b) co – lé – gi – o – pror – ro – gar – je – suí – ta<br />c) res – sur – gir – su – bli – nhar – fu – gi – u<br />d) i – guais – ca- ná – rio – due – lo<br />e) in – te – lec – ção – mi – ú – do – sa – guões</li> </ol> <p>26) ????n?l? ? ?lt?rn?t?v? ?N??RR??? quanto à d?v??ã?  ??láb??? :</p> <p> </p> <ol> <li>a) ??? – ?? ( )</li> </ol> <p> </p> <p>b)??? – qu? – ?? – d?r (      )</p> <p> </p> <p>c)??br? – ?? – ?? – çã? (      )</p> <p> </p> <p>d)??n? – t? – t? – çã? (      )</p> <p> </p> <ol> <li>??n – tr? – t?r ( )</li> </ol> <p> </p> <p>27) Faça a separação dos ditongos e hiatos:</p> <ol> <li>a) Álcool ________________________________________</li> <li>b) Baú __________________________________________</li> </ol> <p>c)Balaústre ______________________________________</p> <p>d)Bainha ________________________________________</p> <ol> <li>e) Faceiro ______________________________________</li> </ol> <p> </p> <p>28)   Sobre o Hiato dentre as alternativas que há   sua presença:</p> <ol> <li>a) quadro – ilha – caixa ( )</li> <li>b) paixão – quatro – baixela ( )</li> <li>c) rei – iguais – Paraguai ( )</li> <li>d) ninguém – saguão – águem ( )</li> <li>e) viu – mãe – deu ( )</li> <li>f) todas alternativas ( )</li> </ol> <p>g ) nenhuma das alternativas (     )</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p>Gabarito</p> <ul> <li>c  , 2) a) L- 5 , b ) L-8 ,c) L -3 , d ) L- 5 ,  e) L -7 , f) L – 7 g) L – 5  h) L – 5</li> <li>a) F-5 b) F- 8, c) F -2 d) F-5, e ) F-6 , f) F – 6 , g ) F – 4 , h) F-5</li> <li>a , 4) a , 5 ) a) – a , b) – t , c) – t , d) – a , e ) – t , f) – a , g ) – t</li> </ul> <p>Lembrando: L – Letras, F – Fonemas</p> <p>6 ) me , lhe , ti , 7 )  e , 8 ) café , látex , também , parabéns , 9 ) c 10 ) c , 11 ) a) Oxítona   , b) Oxítona , c)Proparoxítona , d )Proparoxítona , e ) Proparoxítona  , f ) Paroxítona , g) Oxítona , h) Oxítona , 12) a) paroxítona , b) oxítona , c) oxítona , d) oxítona , e) paroxítona f) paroxítona  , 13 c  , 14 ) b , 15 ) a  16 ) a , c  17 ) d , 18 b , 19 )  a) dígrafo , b) encontro consonantal , c ) encontro consonantal , d)  dígrafo   20) a      21) b      22)  b, c, d ,e ,f ,  ) b e c ,  23 ) a) sí -la- ba   , b) por-ta , c)car-ro , d)ca -de-a -do , e )pro-ble-ma , f) ter-ra , g) pra-to  , h ) psi-co-ló-gi-co   24 ) c 25) e ,  26 ) c 27)  a) Ál – co -ol , b) ba-ú  c) ba-la -ús -tre, d) ba -i – nha ,e) fa- cei – ro , 28) g</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p>
André D. André - 0 exercícios
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<ol> <li><strong> </strong><strong>LINGUAGEM VERBAL </strong></li> </ol> <p><strong> </strong></p> <p>Provavelmente você conhece alguém ou já passou pela situação de ter que apresentar um trabalho com aquele friozinho na barriga. Algumas pessoas suam frias e outras chegam a ter problemas gastrointestinais ao precisar fazer uso da comunicação verbal em público.</p> <p> </p> <p>Situações como essa podem atrapalhar a vida de uma pessoa, não é mesmo? Saber se comunicar bem e passar o conteúdo que você precisa de forma clara é essencial para ter sucesso tanto na vida profissional quanto pessoal.</p> <p> </p> <p>A comunicação é constituída pela linguagem verbal e não verbal, sendo que a linguagem não verbal abrange 55% da nossa comunicação. Contudo, a comunicação verbal ainda é indispensável para passar informações e estabelecer relações interpessoais.</p> <p> </p> <p>Logo, se a sua intenção é melhorar a sua comunicação verbal ou conhecer mais sobre esse assunto, leia esse artigo. Nós vamos te passar dicas importantes sobre essa área de conhecimento. Nesse artigo você aprenderá:</p> <p> </p> <ul> <li><strong>O que é comunicação verbal?</strong></li> <li><strong>Comunicação verbal escrita</strong></li> <li><strong>Comunicação verbal oral</strong></li> <li><strong>4 Elementos da comunicação verbal</strong></li> <li><strong>O que é comunicação verbal?</strong></li> </ul> <p> </p> <p><strong>A comunicação verbal</strong> é tudo aquilo que é transmitido através das palavras, seja na forma falada ou escrita.</p> <p> </p> <p>Você já deve ter escutado que a oratória é uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho, certo? Em diversas situações precisamos trocar informações e, para isso, é importante conhecer os elementos da comunicação verbal para transmitir a mensagem certa da melhor forma possível.</p> <p> </p> <p>Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a  julgar o tempo todo.</p> <p> </p> <p><strong>A Comunicação Não-Violenta (CNV) </strong>vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.</p> <p> </p> <p>Este tópico vai te ensinar a se comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da CNV. Vamos começar?</p> <p> </p> <p><strong>Comunicação verbal escrita</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p>Toda informação passada através de meios como jornais, revistas e aplicativos de mensagem abrange a comunicação verbal escrita.</p> <p> </p> <p>A comunicação escrita exige muita atenção, visto que o receptor da mensagem não está presente no momento da escrita. Dessa maneira, é indispensável ao emissor da mensagem o conhecimento das regras de ortografia e sinais de pontuação para a melhor compreensão da mensagem.</p> <p>O canal de comunicação entre emissor e receptor deve não ser ambíguo para que a mensagem chegue.</p> <p>Outra situação muito comum no meio da comunicação verbal escrita é a suposição do "estado de espírito" de quem envia a mensagem. Assim, se alguém próximo a você te manda apenas “Oi“ é normal você achar que tenha algo errado.</p> <p> </p> <p>Mas, se a pessoa envia um “Oi fulano, tudo bem? :)” As chances de você pensar que há algo de errado é muito menor.</p> <p> </p> <p>Percebeu a mudança de entendimento de quem recebe a mensagem? Por isso, é importante que você aprenda a como transmitir mensagens de forma mais efetiva!</p> <p> </p> <p><strong>Comunicação verbal oral</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p>A comunicação oral, também chamada de comunicação falada, compreende o conteúdo que você transmite através da sua fala.</p> <p> </p> <p>Contudo, se a sua intenção é gerar um conteúdo rico e que cative a atenção de quem está ouvindo, é necessário utilizar mais do que apenas palavras.</p> <p> </p> <p>Até porque uma pessoa pode ter um nível intelectual muito bem desenvolvido, mas se ela não sabe como se expressar, a comunicação verbal pode atrapalhar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.</p> <p> </p> <p>E então, você quer saber como ter uma boa comunicação verbal?</p> <p> </p> <p>O primeiro passo é aprender quais são os elementos da comunicação verbal oral que podem lhe ajudar a se expressar melhor.</p> <p> </p> <p><strong>OS 4 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO VERBAL</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p>Você já se perguntou como é constituída a comunicação? Segundo os estudiosos deste tipo de linguagem, a comunicação verbal é dividida em quatro elementos que são necessários para que uma pessoa fale bem em público.:</p> <p> </p> <ol> <li>1<strong>. Entonação</strong></li> </ol> <p><strong> </strong></p> <ol start="2"> <li><strong> Ritmo</strong></li> </ol> <p><strong> </strong></p> <ol start="3"> <li><strong> Dicção</strong></li> </ol> <p><strong> </strong></p> <ol start="4"> <li><strong> Ênfase</strong></li> </ol> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <ol> <li><strong><em> </em></strong><strong><em>Entonação</em></strong></li> </ol> <p> </p> <p>A entonação é como a melodia de uma música. Provavelmente, você já percebeu como duas palavras podem ganhar sentidos diferentes dentro de uma canção se a mesma for romântica ou agitada.</p> <p> </p> <p>A fala também funciona dessa forma, pois a maneira que você lê ou fala uma palavra é o que diferencia o significado dela.</p> <p> </p> <p>Logo, é importante que você passe emoção, honestidade e sinceridade na sua fala, mas sem exageros ou monotonia.</p> <p> </p> <p>O ideal é que você encaixe o seu tom de voz na situação em que se encontra. Se você precisa repreender alguém, é necessário fazer isso com mais seriedade, sem brincadeiras.</p> <p> </p> <p>Mas, se vai apresentar um trabalho, é aconselhável que você faça isso de uma forma agradável, a fim de mostrar para as pessoas o quão interessante é o assunto em questão. Torne a comunicação envolvente para seu público!</p> <p> </p> <p>Ao falar sobre um assunto, tente imaginar a situação por trás da mensagem. Esta é uma forma de como melhorar a voz para falar. Por exemplo, em uma apresentação de projeto para tentar ser promovido você não deve usar uma entonação baixa, pois isso pode afetar sua credibilidade. Posicione-se de forma confiante e fale com entonação mais elevada.</p> <p> </p> <ol start="2"> <li><strong><em> </em></strong><strong><em>Ritmo</em></strong></li> </ol> <p><strong><em> </em></strong></p> <p>Bateu aquele nervosismo na hora de se apresentar e você começou a falar tudo muito rápido para terminar a apresentação? Ou o medo de esquecer algum item e “tropeçar“ nas palavras fez com que você falasse demasiadamente devagar?</p> <p> </p> <p>Você se identificou com algum dos exemplos citados acima? Se sim, isso não é um bom sinal. A fala muito acelerada faz com que você perca a voz e a pessoa que está te ouvindo fique cansada. Já a fala excessivamente pausada, não prende o interesse do público, causando desinteresse no público ouvinte.</p> <p> </p> <p>Para melhorar a sua apresentação, é necessário que as palavras ganhem um ritmo mais constante. Logo, é fundamental que você saiba o momento correto de utilizar a pausa. A pausa é responsável por te ajudar a manter o ritmo, melhorar a sua dicção, aumentar a compreensão do público e proporcionar mais lógica e elegância ao seu discurso.</p> <p> </p> <p>Portanto, faça pausas curtas, sem dar tempo para o outro desviar o olhar. Lembre-se que você deve articular a sua voz e chamar atenção das outras pessoas para a sua fala.</p> <p> </p> <p>Esta é uma das dicas para melhorar a fala. Uma aplicação dessa dica é quando chega na parte do clímax de sua fala e você quer fazer um suspense antes de revelar algo.</p> <p> </p> <p>Nesse caso, você faz uma pausa, com pouco mais de tempo, para que o público foque atenção e interesse no que você falará a seguir.</p> <p> </p> <p><strong><em>3.Dicção</em></strong></p> <p>A dicção é um dos elementos mais importantes na comunicação verbal, visto que é a parte da sua linguagem responsável por articular as palavras de forma clara e compreensiva.</p> <p> </p> <p>Muitas vezes a falta de desenvoltura com as palavras é um problema na fala - relacionada à dicção -que as pessoas carregam desde a infância. Há muitos adultos que costumam trocar a letra "r" pela "l" ou "falam para dentro".</p> <p> </p> <p>Se você está se perguntando “Como melhorar a dicção?”, saiba que uma forma de tratamento muito eficiente é com os profissionais de fonoaudiologia.</p> <p> </p> <p>Curiosidade: Você tinha a percepção que saber articular as palavras pode mudar até mesmo o jeito com que as pessoas te tratam? (Quando você fala de uma maneira clara, as pessoas têm mais interesse em prestar atenção em você:)</p> <p> </p> <p>Interessado em saber como ter uma boa dicção verbal? Que tal fazer um exercício de dicção para potencializar a sua comunicação? Um dos exercícios é falar trava-línguas. É algo bem simples, basta que você coloque uma caneta na boca e repita 5 vezes a frase abaixo:</p> <p> </p> <p>“Comprei poucas capas pretas plásticas perto da praça Petrópolis.”</p> <p> </p> <p>Viu como que a caneta faz com que você comece a articular melhor suas palavras? Agora, procure fazer o mesmo exercício sem a caneta na boca e veja como a sua dicção pode melhorar. Esta é uma técnica de dicção através de um modelo de mini texto para melhorar a fala.</p> <p> </p> <p><strong><em>4.Ênfase</em></strong></p> <p><strong><em> </em></strong></p> <p>A ênfase faz toda a diferença no seu discurso. Junto com a entonação, esse elemento faz com que o público entenda melhor a sua intenção com uma determinada mensagem.</p> <p> </p> <p>Se você quer ressaltar pontos positivos ou negativos de uma determinada situação, utilize a ênfase. Dessa maneira, as pessoas terão maior facilidade de absorver o que foi proposto.</p> <p> </p> <p>Ah, e lembre-se que a comunicação não-verbal é um elemento complementar à comunicação verbal, ok? Se você tem interesse em saber o que é comunicação verbal e não-verbal, como o corpo fala a linguagem silenciosa da comunicação não verbal e qual a diferença entre esses 2 tipos de comunicação, continue lendo e estudando os tópicos seguintes!</p> <p><strong>Quero me comunicar bem!</strong></p> <p>Se você já entendeu para que serve a comunicação verbal, que tal colocar as dicas desse curso em prática e mudar a forma com que você conversa no seu dia a dia? Seja na hora de comprar um pão na padaria ou de apresentar uma palestra, fale bem!</p> <p> </p> <p>Através da comunicação verbal é possível se comunicar de maneira satisfatória, trocar informações e cativar a atenção das pessoas a sua volta!</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>2.DIFERENÇAS ENTRE COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL</strong></p> <p>A <strong>comunicação</strong> tem importância primária no desenvolvimento da humanidade. Na verdade, é essa capacidade de se comunicar de formas tão diversas e complexas que nos distingue dos outros animais, e é considerada uma das principais características de uma inteligência avançada.</p> <p>Essa habilidade se divide em comunicação verbal e não verbal. Embora a diferença entre elas seja relativamente simples de se definir, é necessário entender a importância que cada uma tem na hora de transmitir informações. Neste artigo, você verá:</p> <p> </p> <p><strong>O que é a comunicação?</strong></p> <ul> <li><strong>Comunicação verbal;</strong></li> <li><strong>Comunicação não verbal.</strong></li> <li><strong>Comunicação verbal e não verbal no Home Office!</strong></li> </ul> <p><strong> </strong></p> <p>Vamos lá?</p> <p> </p> <p><strong>O que é a comunicação?</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p>A comunicação é dada pela troca de informação entre no mínimo dois indivíduos, sendo constituída pela linguagem verbal e/ou não verbal. Ou seja, na hora de se comunicar, é possível fazer uso de uma delas separadamente ou aplicá-las em conjunto.</p> <p> </p> <p> </p> <p>Podemos dizer que a comunicação só é efetiva se o receptor entender a mensagem que o emissor quis transmitir. Para isso, é necessário que a mensagem seja clara e objetiva.</p> <p> </p> <p>Tenha em mente que a mensagem é o verdadeiro tesouro da comunicação, e essa mensagem pode ser transmitida de forma verbal ou não verbal.</p> <p> </p> <p>Assim, considerando a oratória como uma das soft skills mais demandadas pelo mercado de trabalho, é necessário que você entenda como falar e adaptar a sua linguagem e a sua mensagem a depender do receptor desta.</p> <p> </p> <p>Para isso, é necessário desenvolver e construir uma comunicação harmoniosa e respeitosa para que haja plena harmonia e sua conversa seja prazerosa.</p> <p> </p> <p>Diante desse cenário, será explicado sobre Comunicação Não-Violenta na Prática para você treinar uma fala mais empática.</p> <p> </p> <p>Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.</p> <p> </p> <p>A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.</p> <p> </p> <p>Com isso você aprenderá  que a  Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.</p> <p> </p> <p>Com essa introdução sobre comunicação e sua importância, que tal ver quais são as diferenças entre elas?</p> <p> </p> <ul> <li><strong>Comunicação verbal</strong></li> </ul> <p><strong> </strong></p> <p>A comunicação verbal pode ser definida como sendo toda linguagem falada ou escrita, ou seja, toda mensagem transmitida através de palavras. É parte do dia a dia de todos nós e possui uma variedade enorme, pois existem por volta de 7.000 idiomas no mundo!</p> <p> </p> <p>De uma certa forma, a linguagem é diferente para cada um desses idiomas, com formas diferentes de enxergar o mundo.</p> <p> </p> <p>Outro ponto de destaque é o advento da escrita, considerada a maior invenção de todos os tempos, e que permitiu que a informação fosse documentada, mantendo assim registros para a posteridade.</p> <p> </p> <p>É interessante também pontuar a escrita criativa, pois a escrita é uma excelente forma de se comunicar através das palavras, e quanto melhor você souber usá-las, melhor a mensagem será transmitida. E nada melhor do que entender uma mensagem e informação!</p> <p> </p> <p>Sendo assim, é possível perceber a importância que a comunicação verbal tem. E não é somente o que se diz, mas como se diz. Seu tom de voz e o volume com que fala influenciam consideravelmente na comunicação, tornando uma mensagem mais "agradável" ou não.</p> <p>Enquanto o tom de voz é um elemento da linguagem não verbal, as palavras ditas pertencem à verbal e têm muita importância na comunicação. Não caia nessa de achar que elas não importam. Afinal de contas, não tem linguagem corporal e tom de voz que consertem uma palavra errada na hora errada.</p> <p> </p> <ul> <li><strong>Comunicação não verbal</strong></li> </ul> <p><strong> </strong></p> <p>A comunicação não verbal é compreendida por tudo aquilo que não faz uso de palavras. Já falamos sobre o tom de voz, mas esse é apenas um dos elementos desse tipo de linguagem. Outro exemplo é a linguagem corporal, que abrange tanto os movimentos do corpo quanto as expressões faciais.</p> <p> </p> <p> </p> <p>Esse tipo de comunicação exerce muita influência no discurso, sendo um dos principais pontos de observação para quem quer falar bem em público. Cuidados com as mãos, a postura e a tonalidade da voz fazem a diferença, transmitindo mais confiança e segurança.</p> <p> </p> <p> </p> <p>A linguagem não verbal possui características interessantes e universais, como alguns gestos (existem várias exceções) que são entendidos em qualquer lugar do mundo ou mesmo uma expressão facial de tristeza, que é basicamente a mesma para todos.</p> <p> </p> <p> </p> <p>Outro excelente exemplo da aplicação da linguagem não verbal é na sinalização de trânsito. Já parou para pensar que a maioria das placas de trânsito não possui palavras escritas nelas? Mesmo assim, entendemos perfeitamente a mensagem transmitida por elas, pois aprendemos tanto na autoescola quanto pela repetição e pelo convívio na sociedade.</p> <p> </p> <p>É interessante perceber que nos acostumamos com essas convenções e achamos muito estranho quando ocorre qualquer mudança. Pense bem, você consegue se imaginar parando quando o semáforo indica luz verde? Seria bem estranho, não é mesmo?</p> <p> </p> <p>Um ponto a se destacar é que essa escolha se deu baseada na nossa percepção visual, que associa o vermelho ao perigo e o verde à tranquilidade. O amarelo, que é o intermediário entre eles, se torna assim o sinal de atenção.</p> <p> </p> <p>Mas qual a importância disso? Bem, é baseado na maneira como nossa interpretação de mensagens não verbais é feita que desenvolvemos os estudos em linguagem corporal, pois nossa mente associa determinados gestos a sentimentos, tornando a comunicação mais ou menos efetiva.</p> <p> </p> <ul> <li><strong>Comunicação verbal e não verbal no Home Office!</strong></li> </ul> <p> </p> <p>É inegável que depois da pandemia do Coronavírus, o modelo de trabalho Home Office se expandiu de forma crescente no mercado de trabalho, e a comunicação verbal e não verbal se tornou um desafio para muitos.</p> <p> </p> <p>No entanto, as dicas acima não se diferem muito, é apenas uma questão de prática, visto que para muita gente, esse estilo de trabalho é novo. Para isso, é preciso ter uma comunicação Assíncrona.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p>
Maciel T. Maciel - 5 exercícios