aulas de Filosofia podem melhorar o desempenho das crianças
Por: Fabio C.
03 de Julho de 2016

aulas de Filosofia podem melhorar o desempenho das crianças

Filosofia Platão Fenomenologia Argumentação

Essa foi a conclusão a que chegou pesquisa realizada pela ONG Education Endowment Foundation (EEF) com crianças de 9 a 10 anos no Reino Unido. Turmas de 26 escolas britânicas receberam, uma vez por semana, aulas de Filosofia e tiveram seu desempenho em outras disciplinas monitorado nos anos letivos seguintes. Os resultados desse monitoramento indicaram melhoras expressivas de desempenho nas disciplinas de Inglês (língua materna delas) e Matemática, embora, curiosamente, as aulas de Filosofia não tivessem sido elaboradas para contribuir com essa finalidade. Em geral, as crianças mostraram, em suas avaliações, um aproveitamento equivalente ao de crianças que tivessem tido dois meses a mais de aulas naquelas disciplinas. Crianças com dificuldades de aprendizado, devido a condições sócio-econômicas de vida adversas, apresentaram um desempenho ainda melhor do que o de seus colegas, sugerindo a possibilidade da Filosofia ajudar a diminuir a influência das diferenças sócio-econômicas no percurso escolar.

A pesquisa realizada pela EEF atendeu a uma série de requisitos metodológicos que lhe conferem credibilidade científica. Primeiro, os pesquisadores estabeleceram um grupo de contraste, formado por turmas de outras 22 escolas britânicas, que não receberam aulas de Filosofia e tiveram, da mesma forma que o outro grupo, seu desempenho em Inglês e Matemática monitorado. Segundo, tomou-se o cuidado de evitar, na medida do possível, outras diferenças entre as turmas monitoradas, seja na qualidade da infra-estrutura escolar, seja no perfil dos estudantes, de modo a poder descartar a influência de outros fatores no resultado final. Um bom exemplo de aplicação do princípio metodológico ceteris paribus.

Obviamente, essas aulas de Filosofia não submeteram as pobres crianças à leitura da República, de Platão, da Crítica da Razão Pura, de Kant, ou da Fenomenologia do Espírito, de Hegel. Usaram-se poemas, filmes, músicas, como pontos de partida para reflexões coletivas sobre a justiça, a amizade, o conhecimento. Seguiu-se em todas as classes o programa ou método desenvolvido nos anos 1970 pelo filósofo norte-americano Matthew Lippman e aplicado em escolas de New Jersey, nos Estados Unidos. Esse programa prevê, para os estudantes em sala de aula, atividades de reflexão individual silenciosa, de formulação de questões, de exposição dos pontos de vistas pessoais sobre cada assunto, de discussão coletiva e argumentação sobre as questões suscitadas pelo tema.

Você encontra mais informações sobre a pesquisa nesses dois links abaixo:

Teaching kids philosophy makes them smarter in math and English.

Philosophy for Children - Evaluation Report and Executive Summary - July 2015.

R$ 40 / h
Fabio C.
Brasília / DF
Fabio C.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 13 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Argumentação Filosofia - Ciência Lógica - Filosofia
Doutorado: Filosofia da Ciência (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG))
Professor de Filosofia e de Redação Acadêmica com mais de 10 anos de experiência no ensino superior. Venha aprimorar suas habilidades de escrita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 4 de fevereiro de 2020

Gostaria de contrata-lo para aulas de português para estrangeiro. Grata, karina (61) 98450-1111

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 05 de Fevereiro de 2020

Olá Karina! Obrigado pelo contato. Vou escrever-te pelo whatsapp.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil