Entrevista de emprego na Alemanha
Por: Fabiola T.
05 de Fevereiro de 2017

Entrevista de emprego na Alemanha

Alemão Entrevista de Emprego Viagem Informal Fala Presencial Profissional Conversação

Se você for convidado para um entrevista de emprego na Alemanha você já deu um grande passo em direção ao futuro emprego. Veja neste post como são as entrevistas de emprego na Alemanha e prepare-se para a sua entrevista!

 

Assim que você enviar seu currículo para concorrer a uma vaga de emprego você deverá receber uma confirmação, geralmente dentro de um dia, de que seus documentos foram recebidos pela empresa. (Veja neste post os documentos necessários para concorrer a uma vaga de emprego na Alemanha). Se você não receber nenhuma confirmação tente entrar em contato com a pessoa responsável pela vaga.

O tempo que a empresa precisa para analisar seu currículo depende muito da empresa e da urgência que esta vaga tem em ser preenchida. Não se preocupe se ninguém entrar em contato com você nos primeiros dias. Muitas empresas precisam de semanas (e às vezes até meses!) para dar um retorno da sua candidatura.

Se a empresa achar seu currículo interessante você pode ser chamado para uma entrevista, que pode ser por telefone ou presencial.

 

A entrevista por telefone

 Se você for convidado para fazer uma entrevista por telefone você também já deu um grande passo. A empresa se interessou pelo seu currículo, mas ainda tem algumas dúvidas e quer ter certeza se você é um candidato que valha a pena chamar para uma entrevista presencial. Não se preocupe em estudar tópicos muito específicos referentes a vaga ainda. A entrevista por telefone será uma conversa mais informal, onde você terá a chance de se apresentar e a empresa poderá formar uma opinião mais concreta de você.

A entrevista por telefone nunca será feita sem aviso prévio. Você receberá um convite oficial por e-mail ou por telefone com a data e o horário da entrevista.

Dicas:

  • Vá a algum lugar tranquilo, onde não tenha ruídos e onde você não seja interrompido.
  • Faça a entrevista por um telefone fixo e caso você usar o celular, certifique-se de que você terá um bom sinal.
  • Tenha seu currículo e a descrição da vaga a mãos.
  • Saiba falar das suas experiências passadas e se informe sobre a empresa.
  • Faça perguntas e mostre seu interesse pela vaga.
  • Construa frases completas ao responder as perguntas e fale com clareza.
  • Tenha um copo de água, um papel e uma caneta por perto.
  • Tenha um relógio por perto e acompanhe o progresso da conversa. No começo da entrevista será dito quanto tempo ela durará.

 E antes de a entrevista terminar não esqueça de perguntar qual será o próximo passo: se você deve esperar que a empresa entre em contato com você novamente ou é você quem deve entrar em contato.

 

 A entrevista presencial

 Você foi convidado para uma entrevista presencial? Ótimo! Você está ainda mais perto de conseguir a vaga de emprego!

Dicas:

  • Vista-se adequadamente e seja pontual
  • Leve uma cópia de todos os documentos que você enviou para a empresa quando se candidatou para a vaga
  • Informe-se sobre a empresa e saiba quem será seu entrevistador. Aqui na Alemanha geralmente estão presentes uma pessoa do RH e o seu futuro chefe.
  • Prepare-se para um small talk quando chegar: como foi sua viagem até a empresa, como está o tempo, etc.

 A entrevista presencial na Alemanha geralmente é dividida em 3 partes:

  • A empresa se apresenta: o seu entrevistador irá falar sobre a empresa, sobre sua posição e sobre a vaga. Preste muita atenção aqui, para que depois você não faça perguntas que já foram respondidas.

 

  • Você se apresenta: esta é a sua chance de se apresentar pessoalmente para seu futuro chefe. Treine em casa uma pequena apresentação sobre você de uns 4 minutos no máximo. Conte sobre suas experiências em ordem cronológica e claro, não esqueça de falar por que está na Alemanha. Se você já tem muitas experiências profissionais foque naquelas que são relacionadas à vaga para a qual você se candidatou. Torne sua apresentação interessante, os alemães ficam entediados muito fácil.

 

  • As perguntas: aqui tanto o entrevistador quanto você podem fazer perguntas. Às vezes as perguntas também já são feitas, tanto por você quanto pelo entrevistador, nas duas partes da entrevista anteriores. Mas mesmo assim ainda terá esta terceira parte. Saiba falar muito bem de todas as suas experiências profissionais anteriores, pois o entrevistador poderá fazer também perguntas mais detalhadas.

Dica: prepare uma lista com perguntas que você quer fazer sobre a empresa e sobre a vaga e faça uso deste momento! Mostre seu interesse pela vaga! Aqui você também pode perguntar se pode visitar seu futuro escritório ou fazer uma visita em alguma área dentro da empresa.

Aqui também, como na entrevista por telefone, não vá para casa sem saber como deve proceder. Muitas vezes é você quem deve enviar um e-mail nos próximos dias dizendo se ainda tem interesse na vaga.

Se você ainda se encontra no Brasil, pergunte se você pode fazer a entrevista através do Skype.

De todas as estrevistas de emprego que já fiz aqui na Alemanha, quase todas seguiram este estilo. Mas é claro, exceções existem e a entrevista pode acontecer de outras formas também.

 

A segunda entrevista presencial

 Algumas empresas convidam os candidatos para uma segunda entrevista presencial. Neste caso geralmente são convidados somente os dois ou três melhores candidatos e se você for um deles, estude! A empresa já conhece seu currículo e já se interessou por você através da primeira entrevista. Se ela convidar você para uma segunda entrevista é por que quer ter certeza que você possui todas as qualificações desejadas. É muito comum o candidato fazer uma pequena apresentação em PowerPoint na segunda entrevista, sobre um tema dado pela empresa. O objetivo da segunda entrevista não será mais saber sobre suas experiências passadas ou se você se encaixa no perfil da empresa, mas sim verificar se você possui conhecimentos técnicos e profissionais relacionados a vaga. Então prepare-se para perguntas relacionadas a sua área profissional.

 

Dica final: se você enviou seu currículo em alemão provavelmente seus entrevistadores entenderão que você já fala o idioma e irão fazer a entrevista em alemão. Caso você ainda não se sinta seguro em fazer a entrevista em alemão, pergunte com antecedência se a entrevista poderá ser feita em inglês. Não deixe este assunto para o dia da entrevista! Se você já consegue se comunicar em alemão tente fazer a entrevista em alemão. Com certeza será um ponto positivo se você mostrar que está se esforçando para aprender o idioma.

 

Espero ter mostrado um pouco de como as entrevistas de emprego funcionam aqui na Alemanha. Deixe seu comentário abaixo contando sua experiência!

 

 

www.vempraalemanha.com

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil