Integrar o Instagram com o WordPress
Por: Fábio P.
10 de Julho de 2018

Integrar o Instagram com o WordPress

Informática Geral CMS (WordPress) Wordpress

Li um tutorial bastante interessante na Escola Wordpress, e gostaria de compartilhar com vocês esse excelente conteúdo, que ensinará a vocês a integrar o Wordpress com o Instagram uma rede social que cresce cada vez mais todos os dias.

O plugin Instapress é a solução mais adequada para se fazer isso ele é simples de usar e atualiza automaticamente suas fotos do Instagram em seu blog WordPress.

Com ele você pode montar uma galeria, com quantas fotos quiser em qualquer página com o uso de shortcodes, dimensionar as imagens de acordo com suas necessidades, além de usar um widget para exibir a atualização das fotos no sidebar de seu site.

galeria instagram wordpress

A instalação e configuração do plugin são muito simples. Após a ativação, vá para a área de configuração do Instapress e insira os seus dados de usuário e senha o Instagram. A partir desse ponto você só precisa decidir onde irá colocar as fotos em seu site ou blog WordPress.

No caso de seu objetivo ser uma galeria de imagens, basta criar uma nova página, veja na imagem abaixo que o plugin inseriu um novo botão no editor de texto de suas páginas ou posts.

instagram wordpress editor

Ao clicar nesse novo botão, vá à primeira opção “Option” selecione “Instagram Feed”, depois você só precisará configurar as informações de tags e usuários a serem exibidas numa legenda abaixo da imagem, além de quais imagens serão exibidas e o tamanho de cada miniatura.

instagram wordpress shortcode

Uma configuração interessante pode ser a utilização da opção “Effect”, que permite a seleção de uma “Fancybox”, que é uma janela pop-in que será aberta, maximizando a imagem, e permitindo o usuário a navegar nessa mesma janela para visualizar as outras imagens.

Além do uso desse botão podem ser usados shortcodes na seguinte estrutura:

1 [instapress userid="" piccount="" size=""]

Onde:

  • userid: ID o nome do usuário do Instagram
  • piccount: número de imagens a exibir
  • size: tamanho, em pixels, das imagens

O plugin permite também que você insira uma galeria de suas fotos do Instagram em qualquer lugar do seu template, as imagens aparecerão no tamanho padrão de 85px, para tal basta inserir o código abaixo, indicando apenas a quantidade de imagens que deverão ser exibidas:

1 <?php echo do_shortcode('[instapress piccount="12"]'); ?>

O botão do editor de texto servirá também para o caso de você precisar inserir apenar uma imagem em qualquer página ou post. Em “Option“, selecione a opção “Single Instagram“. O interessante nesse caso é que você só precisa da url da imagem, e pode ser usada qualquer foto do Instagram, mesmo que não seja do seu perfil.

Existe ainda a opção de utilizar o widget disponibilizado pelo plugin, com ele você pode adicionar também uma galeria de imagens em qualquer sibebar do seu site. A configuração é semelhante ao do Feed que deve ser usado nas páginas e posts, com a diferença de poder inserir títulos das fotos e ordem de exibição alternada.

instagram wordpress widget

É uma ótima ferramenta, eu particularmente gostei muito por isso estou compartilhando esse material aqui.

Fontes: Escola Wordpress

Deixem seus comentários abaixo dizendo o que vocês acharam.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil