
Feliz Dia 14 de Março Dia Do Pi(14/03)=3,14 Nort-American

em 20 de Março de 2025
Uma das principais dificuldades que as pessoas têm na vida é dar um significado para a mesma. Isso afeta vários aspectos, sejam existenciais ou apenas triviais. Não poderia ser diferente quando nos referimos às nossas atividades e, por que não, nossos estudos?
É natural questionar o porquê das coisas. Como diz aquele ditado: "Não são as respostas que movem o Mundo, mas as perguntas." Dessa forma, se não temos uma explicação plausível sobre o porquê das coisas, não alcançaremos o alvo.
Diante de todas as decisões que temos no dia à dia, percebe-se que, se temos um motivo ou explicação (leia objetivo) para o que fazemos, tudo se torna possível.
Assim nos deparamos em uma das (se não a mais importante) razões para as pessoas não aprenderem Matemática e Física. Não se vê o porquê de tal estudo. Não se explicita, de fato, o motivo real de tal atividade. Não basta falar: "Estude por que isso será importante para sua vida.". Ou, ainda: "No futuro isso terá sentido.". Essas e outras frases foram faladas por muitos amigos professores, sem ao menos dar uma explicação plausível para tal. O estudo dessas ciências é de suma importância para o desenvolvimento humano, mas as pessoas (estudantes) levam anos para perceberem isso e, às vezes, nunca percebem.
Os exemplos de aplicação dessas disciplinas, em especial Física, são muito distantes da realidade dos alunos, e isso faz com que não ocorra a correta assimilação de sua real validade.
O estudo dessas ciências vai além de se preparar para o mundo dos Vestibulares e Concursos, porém, neste momento ainda é uma das principais motivações para que as estudem.
Esperamos que, com o tempo, perceba-se que, Física e Matemática vão muito além de fórmulas e abstrações.