ANÁLISE DE TEXTO
em 23 de Janeiro de 2018
O que você acha dessa afirmação?
"Eu deixei de gostar da matemática quando o X deixou de ser sinal de multiplicação"
Essa frase foi dita por Shakespeare, mas poderia ter isso dita por muitos dos estudantes. Mas por quê?
O que eu percebo é que nos primeiros anos o ensino é baseado em pequenas histórias, como "Alice tinha 3 laranjas, comprou mais 2, com quantas ela ficou?". Até aí parece interessante ao aluno, parece algo útil... Mas aí vem o tal do "X" como incógnita. Logo depois começam cálculos que parecem não ter ligação nenhuma com a vida real. E acredito que por isso a maioria não gosta de matemática a partir daí.
Fato é que toda matemática tem uma aplicação real. E esse "x" na verdade pode ser substituido por qualquer coisa que sua imaginação conseguir pensar. Quando você enxerga a matemática com coisas do seu dia a dia, fica muito mais fácil. Os cálculos complexos continuam sendo apenas formas de se resolver problemas mais difíceis, mas continuam sendo problemas reais.
Então minha dica é: Que você se esforce para enxergar, em cada questão, qual é o objeto do seu cotidiano que você pode pensar para ser seu "x". Daí pra frente, fica tudo mais fácil!
Espero ter ajudado!
Obrigado!
Felipe Carvalho