Você sabe Inglês? Saiba porque ele é importante!
Por: Felipe M.
29 de Maio de 2018

Você sabe Inglês? Saiba porque ele é importante!

A importância do Inglês no atual mundo globalizado é inegável. Entenda um pouco mais sobre a língua!

Inglês Conversação Básico Intermediário Avançado

A importância do conhecimento dessa língua no atual mundo globalizado é inegável. Só aqui no Brasil somos bombardeados de influências vindas de países como Estados Unidos e Inglaterra na música, filmes, artes plásticas, internet, cultura pop, empresas que estão no nosso dia a dia, entre outros.

 

Para entendermos o porquê dela ser tão importante de ser aprendida, precisamos analisar elementos históricos da história da moderna da humanidade e também analisar alguns números (O Aprendiz Digital adora analisar números!).

 

1 – História

              

O Inglês é uma língua germânica ocidental que foi levada aos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra por povos germânicos de várias partes das regiões que hoje pertencem a Alemanha, Dinamarca e Países Baixos, e se espalhou pela região que se tornou a Escócia.

 

Após séculos de influência da Grã-Bretanha e do Reino Unido, através do Império Britânico e dos Estados Unidos, o inglês tem sido amplamente disperso em todo o planeta.

 

2 – A língua inglesa no mundo

           

Numericamente falando o Mandarim (Língua Chinesa Padrão) é o idioma mais falado no mundo com aproximadamente 1,3 bilhões de falantes (Principais países: China, Macau, Taiwan, Hong Kong, Indonésia e Singapura)! Logo depois vem o Inglês com 730 milhões de falantes e em terceiro lugar temos o Híndi, língua utilizada na Índia. Em 4º lugar temos o Espanhol e somente em 8º lugar vemos o Português.

 

Apesar de uma quantidade enorme de pessoas falarem o Mandarim, ela não é uma língua global (ainda...). O posto de língua global é do Inglês, pois levando em conta sua história e as nações que espalharam a língua pelo mundo, ela tornou-se a principal língua do discurso internacional e é uma língua franca em muitas regiões. O idioma é amplamente aprendido como segunda língua e é usado como língua oficial da União Européia, das Nações Unidas e de muitos países do Commonwealth.

 

Uma língua franca é a língua que um grupo multilíngue de pessoas intencionalmente adotam para que haja uma maneira de todos conseguirem se comunicar. Por isso que apesar do Mandarim ocupar o posto de língua mais falada, o inglês ainda mantém sua importância no cenário internacional por ser falada no mundo todo.

 

3 – Importância da língua no meio profissional

 

Por conta de todos os fatores mencionados anteriormente, o inglês tem importância fundamental no meio corporativo. Como a aceitação pela língua é praticamente universal, as empresas que atuam em algum mercado global se utilizam dela para comunicação com outras empresas e clientes.

 

Portanto se você busca ascensão profissional, aprender inglês é simplesmente obrigatório!

 

4 – Importância da língua no meio acadêmico

 

O mundo se comunica em inglês, e isso não é diferente quando falamos do meio acadêmico. Pesquisas ou artigos científicos, congressos, aulas, livros, entre outros, são em sua maioria traduzidos para o inglês para que se tenha uma repercussão internacional. Além disso, aprender inglês antes de entrar em uma faculdade ou durante os estudos do ensino superior dá uma vantagem enorme em relação aos profissionais que buscam aprender a língua somente quando chegam ao mercado de trabalho.

 

5 – O inglês no dia a dia

 

Mas será que o inglês é importante apenas para os estudos, trabalho, status ou para entrar na estatística de falantes da língua? Não!

 

Aprender inglês, além de dar todas as vantagens que um profissional ou estudante pode ter,  ele te abre horizontes para compreender o mundo a sua volta. Com ele é possível viajar, se comunicar e entender pessoas, novas culturas, músicas, filmes e muito mais. E isso vale para qualquer outra nova língua a ser aprendida.

 

Espero ter despertado em você o interesse na aventura que é aprender inglês! Meu muito obrigado e até o próximo artigo!

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil