10 Regras Para Estudar Bem
Por: Felipe P.
20 de Maio de 2020

10 Regras Para Estudar Bem

Dicas para estudar melhor

Matemática

1. Leia e se recorde. Após ler uma página, desvie o olhar e se recorde das principais ideias. Não marque muitos trechos de texto e nunca marque nada que você não tenha antes guardado em sua cabeça, através da recordação. Tente se recordar das ideias principais quando você está caminhando para a classe ou em uma sala diferente de onde você aprendeu o material originalmente. A capacidade de se recordar – de trazer à mente as ideias sem auxílio externo – é um dos indicadores chave de uma boa aprendizagem.

2. Teste seu conhecimento. Em tudo. O tempo todo. Flash-cards (cartões com respostas no verso) são seus amigos.

3. Transforme a forma de resolver os problemas em blocos. Formar blocos é compreender e praticar a solução de um problema para que ela possa vir à mente em um piscar de olhos. Depois de encontrar a solução para um problema, ensaie-a. Certifique-se de que você pode resolvê-lo sem hesitar – que você domina cada passo da solução. Finja que ela é uma música e toque-a repetidamente em sua mente, para que a informação se combine em bloco quase instintivo, que você pode usar sempre que quiser.

4. Faça revisões espaçadas no tempo. Distribua sua aprendizagem em qualquer assunto, fazendo um pouco a cada dia, como um atleta. Seu cérebro é como um músculo – ele só pode fazer uma quantidade limitada de exercícios sobre um assunto de cada vez.

5. Quando estiver praticando, alterne entre técnicas diferentes de resolução de problemas. Nunca fique muito tempo na mesma sessão treinando apenas uma técnica de resolução de problemas – depois de um tempo, você está apenas repetindo o que fez no problema anterior. Misture os problemas para que você possa trabalhar em tipos diferentes na mesma sessão. Isso lhe ensinará como e quando usar uma técnica. (Os livros geralmente não são organizados dessa forma, então você precisará fazer isso por conta própria.) Depois de cada lição e prova, faça uma revisão de seus erros, certifique-se de que você entende o que errou e então refaça suas soluções. Para estudar da maneira mais eficaz, escreva a mão (não digite) um problema de um lado de um cartão e a solução do outro. (Escrever à mão forma estruturas neurais mais fortes na memória do que digitar.) Você também pode fotografar o cartão se quiser carregá-lo em um aplicativo de estudos em seu smartphone. Teste aleatoriamente se você sabe resolver diferentes tipos de problemas. Outra maneira de fazer isso é abrir seu livro ao acaso, escolher um problema e ver se você consegue resolvê-lo se ajuda.

6. Faça pausas. É comum, no início, não ser capaz de resolver problemas ou entender conceitos em matemática ou ciências. É por isso que estudar um pouco todos os dias é muito melhor do que estudar tudo de uma vez. Quando você ficar frustrado com um problema de matemática ou ciências, faça uma pausa para que outra parte de sua mente possa assumir e trabalhar em segundo plano.

7. Use questões explicativas e analogias simples. Sempre que você tiver dificuldades com um conceito, pergunte-se – como posso explicar isso de forma que uma criança de 10 anos poderia entender? Usar uma analogia, como dizer que o fluxo de eletricidade é parecido como o fluxo de água, realmente ajuda. Não pense apenas em sua explicação – diga-a em voz alta ou escreva-a em um papel. O esforço adicional de falar e escrever permite que você codifique (isto é, converta em estruturas neurais da memória) mais profundamente o que você está aprendendo.

8. Concentre-se. Desligue todos os bipes e toques de seu telefone e computador que possam interrompê-lo e coloque um alarme para tocar em 25 minutos. Concentre-se atentamente durante esses 25 minutos e tente trabalhar do modo mais diligente que puder. Quando o tempo terminar, recompense-se com um pouco de diversão. Algumas dessas sessões em um dia podem fazer seus estudos realmente progredirem. Experimente selecionar horários e lugares em que estudar – e não ficar olhando para seu computador ou telefone – seja algo que você simplesmente faz naturalmente.

9. Coma primeiro seus sapos. Faça a coisa mais difícil logo no começo do dia, quando você está descansado.

10. Faça um contraste mental. Imagine de onde você veio e contraste isso com o sonho para onde seus estudos o levarão. Coloque uma imagem ou palavras em seu espaço de trabalho para lembra-lo de seu sonho. Olhe para esse lembrete quando estiver se sentindo desmotivado. Esse trabalho trará recompensas para você e para aqueles que você ama!

A Mind for Numbers - Barbara Oakley

R$ 40 / h
Felipe P.
Taubaté / SP
Felipe P.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática Geral Resolução de Problemas de Matemática Matemática para Concursos
Graduação: Bacharelado em Matemática Computacional (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP))
Se você quer aprender matemática contate-me aqui! Estou aqui para te ajudar a passar no Enem, vestibulares e concursos.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 17 de junho de 2020

Boas dicas.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil