Filmes para analisar o mundo contemporâneo
Por: Fernanda C.
10 de Janeiro de 2018

Filmes para analisar o mundo contemporâneo

Geografia Geografia e História Vestibulares Geografia Geografia e Filosofia Geografia e Sociologia Ensino Médio

Relação de filmes que ajudarão a estudar conteúdos da área de Humanidades, sendo uma ferramenta importante para compreensão de fatos e situações do mundo contemporâneo. Todos estes filmes tiveram indicações e foram premiados. Boa sessão! ;)

 

SÉCULO XX

DÉCADA DE 1970

Laranja Mecânica (1971)

  •   Em uma desolada Inglaterra do futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror.
  •   Um jovem lidera uma das gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, com base em uma técnica de reflexos condicionados.
  •   Quando ele volta à sua vida em liberdade, é perseguido por aqueles que foram suas vítimas.

 

Apocalypse Now (1979)

  •   Na Guerra do Vietnã, um capitão do exército americano recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando).
  •   O coronel, que aparentemente enlouqueceu, reuniu um exército próprio e escondeu-se no meio das selvas do Camboja.

 

DÉCADA DE 1980

1984 (1956 e 1984)

  • Baseada no livro de George Orwell (1949), um homem perde sua identidade vivendo sob um regime repressivo. Funcionário público, sua função é reescrever a história de forma a colocar os líderes de um país fictício sob uma luz positiva.

 

O último imperador (1987)

  • História da vida de Aisin-Gioro Puyi, o último imperador da China. Com a vitória comunista em 1949 Puyi é entregue para a China – havia sido capturado por tropas soviéticas em 1945, considerado criminoso de guerra. Recorda a sua infância, proclamado imperador muito precoce, e como teve de viver isolado na Cidade Proibida. Torna-se um imperador fantoche durante o domínio japonês, razão pela qual é julgado pelo tribunal de Crimes de Guerra de Tóquio em 1946.

 

Arquitetura da destruição (1987)

  • Documentário que acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. O filme destaca ainda a importância da arte na propaganda, que teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha.

 

Mississippi em Chamas (1988)

  • A segregação racial nos EUA é o tema, que mostra a investigação das mortes de três militantes dos direitos civis, numa pequena cidade norte-americana.
  • As autoridades locais se recusam a cooperar e a comunidade afro-americana tem medo de ajudar. A situação se torna cada vez mais difícil e a abordagem direta é abandonada a favor de uma mais agressiva.

 

DÉCADA DE 1990

Montanhas da Lua (1990)

  • Narra a verídica história da expedição dos oficiais britânicos Richard Francis Burton e John Hanning Speke em busca da fonte do Rio Nilo. Esse filme pode ser considerado um clássico do cinema sobre a exploração colonial do continente africano no século XIX.

 

Daens – Um grito de Justiça (1992)

  • Filme Belga, conta a história do padre Daens, revoltado com a situação horrível em que o povo vivia, acende seu lado revolucionário e tenta conscientizar o povo oprimido contra os abusos da classe burguesa que explorava o povo em suas fábricas. O filme se passa no final do séc XIX e apresenta bem a que nível chegava a exploração nas industrias européias naquele momento.

 

Malcolm X (1992)

  • Al Hajj Malik Al-Shabazz, mais conhecido como Malcolm X, foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos EUA. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração separatista.
  • A biografia do famoso líder afro-americano que teve o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade.

 

Em nome do pai (1993)

  • História real de quatro jovens irlandeses presos e acusados, injustamente, de organizar um ataque a bomba em um pub em Londres, sob o comando do IRA (Exército Republicano Irlandês), em 1974.

 

Gattaca (1997)

  • Mostra um mundo onde as pessoas são selecionadas geneticamente antes mesmo de nascer, provocando a eugenia e uma série de conflitos tecnológicos e éticos na sociedade.

 

Matrix (1999)

  • Fala de um mundo onde toda a realidade que conhecemos é uma ilusão, um programa de computador criado por máquinas para mascarar o mundo real, onde tudo foi destruído e a inteligência artificial domina os humanos.

CONTINUA NO PRÓXIMO ARTIGO... 

R$ 40 / h
Fernanda C.
São Paulo / SP
Fernanda C.
4,0 (3 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Geografia para Ensino Fundamental Geografia - Preservação Cultural Geografia para o ENEM
Mestrado: Arquitetura e Urbanismo (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP)
Venha aprender História, Geografia, Arquitetura, Organização de Estudos para Vestibular, ENEM e Concursos Públicos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil