Como estudar sem surtar?
em 18 de Março de 2019
A redação é considerada uma das partes mais importantes dos exames de seleção, pois nela é possível avaliar as mais variadas competências.
O domínio das linguagens é um dos aspectos avaliados e vai muito além do conhecimento da escrita em norma padrão. Saber ler e compreender textos em língua portuguesa, interpretar textos em linguagem matemática (como tabelas e gráficos) linguagem artística (como pinturas e poemas) e textos científicos também é de suma importância, já que estes dados fazem parte da proposta de redação. Também é necessária a capacidade de compreender fenômenos e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento simultâneamente. É ainda necessário compreender como selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados apresentados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações-problema. Saber relacionar as informações apresentadas para construir uma argumentação consistente é uma habilidade da escrita que é imprescindível para um bom aproveitamento nos testes. Saber recorrer ao seu conhecimento para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade cultural é outra capacidade que é avaliada em redações.
Por estes motivos, saber escrever uma boa redação evidencia muito mais que o conhecimento em gramática e técnicas de escrita, uma boa redação é a comprovação da capacidade de unir todos os conhecimentos em todas as áreas para se posicionar frente a uma situação-problema e intervir de forma eficiente e eficaz.