Como estudar sem surtar?
Por: Flávia L.
18 de Março de 2019

Como estudar sem surtar?

Técnica pomodoro pode ajudar a administrar o tempo de estudo e descanso.

Coaching Coaching Educacional Vestibular Autodesenvolvimento Assessoria e acompanhamento de estudos Aconselhamento Adolescente Ensino Médio Concurso Preparação para ENEM Enem Estudos Estudar para Concursos Práticas de estudo

Às vezes a rotina de estudos pode ser bem estressante, principalmente se você não intercalar os momentos de estudo com descanso. Em contrapartida, os momentos de descanso podem ser um convite à procrastinação. Por isso não é de hoje que tanta gente tenta inventar técnicas para melhorar a produtividade. Umas dessas técnicas é o método pomodoro.

 

Pomodoro é um método gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980 e consiste na utilização de um cronoômeto para dividir o tempo de trabalho e breves intervalos. O nome da técnica deriva seu nome da palavra italiana pomodoro (tomate), como referência ao cronômetro gastronômico que Francesco Cirillo utilizou quando criou o método. A ideia é de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

 

Mas antes de explicar o funcioamento da técnica, vale apresentar os motivos de aderir a uma técnica de administração de tempo:

 

  • planejar tarefas ajuda a diminuir a ansiedade, pois dá a sensação de que você tem o controle das coisas (e tem!);
  • quando você limita a execução de uma tarefa a um período de tempo pré-determinado, você fará de tudo para cumprir sua meta, tornando sua atividade mais eficiente;
  • os tempos de atividade e intervalo mudam a dinâmica das suas atividades, tornando a tarefa de estudar menos entediante;
  • os momentos de pausa estão longe de ser improdutivos. Enquanto você descansa o cérebro absorve as informações. Já ouviu falar que grandes ideias costumam surgir no chuveiro?!
  • Quando você separa suas atividades em blocos fica mais fácil revisar o que foi feito em cada período, ou seja, você vai errar menos.

 

Toda atividade exige preparação, então, antes de aderir à tecnica pomodoro, esteja certo de que:

 

  • bloqueou as notificações de e-mails e redes sociais;
  • organizou sua mesa de trabalho;
  • se livrou do barulho excessivo (se for necessário, utilize fones de ouvido);
  • pediu para seus colegas, amigos e familiares respeitarem seu limite de tempo para descanso, evitando longas conversas e assuntos intermináveis.

 

Agora sim vamos à técinca:

 

  1. Liste as tarefas que devem ser cumpridas naquele dia;
  2. ajuste o cronômetro ou o aplicativo para 25 minutos e concentre-se na sua tarefa até o tempo terminar. Este período recebe o nome de pomodoro;
  3. faça uma pausa de 5 minutos (aprofeite para levantar, esticar o corpo, alongar, usar o banheiro, tomar água...);
  4. volte para o ítem 2 até completarem 4 pomodoros;
  5. o quinto intervalo será de 15 minuitos e agora você pode aproveitar para fazer atividades mais demoradas.

 

Durante cada pomodoro é recomen dado que você trabalhe exaustivamente e com foco total na sua tarefa. Não interrompa nenhum ciclo. A mesma recomendação vale para os momentos de descanso: assim que o alarme tocar, pare tudo que estiver fazendo e deixe as finalizações e retoques para o próximo pomodoro. Evite ficar no computador ou fazer algo relacionado ao trabalho durante os intervalos, aproveite o tempo para descansar e tomar uma água ou um café. Se você for daquelas pessoas que se perde no tempo quando está nas redes sociais, vale deixar todas de lado durante as horas destinadas para estudo.

 

Depois disso tudo, vale a pena lembrar que boas noites de sono são essenciais para fixar aquilo que foi estudado. Não se esqueça de que temps de descanso, relaxamento e socialização é fundamental para diminuir a ansiedade e melhorar seu desempenho durante qualquer prova. Reserve um período do dia para os estudos e dedique-se a ele, mas reserve parte do seu dia para nem  pensar em prova, essa é a chave para o sucesso.

 

Lembre-se de acompanhar minhas redes sociais para receber dicas de redação e língua portuguesa:

 

Facebook: https://www.facebook.com/flavialealportugues/

Instagram: https://www.instagram.com/portugues.online

 

Ofereço pacotes de aulas com desconto, entre em contato para mais informações:

 

https://profes.com.br/flavia.leal

R$ 50 / h
Flávia L.
Contagem / MG
Flávia L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Letras, Língua Portuguesa e suas Literaturas (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais)
Professora de Língua Portuguesa com metodologia exclusiva de ensino. Primeira aula grátis.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil