
A Estrela de Hollywood Marilyn Monre e Albert Einstein

em 11 de Abril de 2025
A equação de Poisson é uma equação diferencial parcial que permite descobrir valores de grandezas físicas no Eletromagnestismo e na Engenharia Mecânica. O seu nome é devido ao seu autor, matemático e físico francês Siméon Denis Poisson.
Em um conjunto aberto , a equação de Poisson é definida por:
onde, é uma função chamada de termo fonte e denota o operador de Laplace (ou, laplaciano):
Aqui, a incógnita é uma função de em Em muitos textos, o operador laplaciano é denotado por , denominado operador nabla. Esta notação é motivada pelo fato de que , onde é o gradiente (medida da variação de uma função em cada uma de suas variáveis. Quando a equação é chamada de equação de Laplace.
No Eletromagnetismo, a equação de Poisson é utilizada para estimar valores de potencial elétrico em regiões onde ele é desconhecido. Para esse objetivo, é utilizada a Lei de Gauss, que estabelece a relação entre o fluxo de campo elétrico
através de uma superfície fechada com a carga elétrica q (no interior (int) da superfície da integral de Gauss) que existe dentro do volume limitado por essa superfície S:
onde a constante de permissividade elétrica no vácuo. A carga, por sua vez pode ser descrita como a integral da densidade de carga no volume que a superfície de Gauss delimita: é
onde dτ é o elemento de volume V a ser integrado.
A Lei de Gauss pode ser transformada na sua forma diferencial pelo teorema da divergência (que transforma a integral de superfície em uma integral de volume (ferramenta matemática), para isso trabalhando com a medida da variação do campo E no espaço (o divergente).
Utilizando o Teorema de Stokes , temos que:
Da igualdade vem que:
Essa é a Lei de Gauss na forma diferencial, que é também considerada a primeira Lei de Maxwell do Eletromagnetismo.
Combinando a Lei de Gauss na forma diferencial com a definição de campo elétrico E em termos do potencial elétrico V ( o campo é negativo da variação do Potencial) , temos a equação de Poisson para Eletromagnetismo:
E = −∇φ (definição de campo elétrico em termos do pótencial elétrico)
Aplicando o operador gradiente em ambos os lados da equação, vem que:
∇E=−∇⋅(∇φ) =- φ=ρ/ε
Essa é a Equação de Poisson: Laplaciano (o divergente do gradiente) do potencial elétrico ∇⋅(∇φ), num meio com densidade de carga ρ, é igual ao negativo da densidade de carga sobre a constante dielétrica do meio ε. Se o meio é o vácuo ε é a . De outra forma, onde está ε na Lei de Gauss. , deve ser substituído por
Para um dado problema, a Eq. de Poisson em conjunto com as condições de contorno do enunciado do problema (valores de campo Elétrico ou de cotencial Elétrico conhecidos) permitem encontrar a distribuição de potencial elétrico em todas as regiões.
Então da propriedade de Poisson de que uma função φ pode ser escrita como:
=
φ=ρ/ε é a equação de Poisson para a função de potencial elétrico φ.
cabe agora escolher as coordenadas mais apropriadas para descrever matematicamente a geometria do sistema físico em questão e aplicar a equação de Poisson acima
Em duas dimensões, i.e. no espaço euclidiano , a equação de Poisson toma a forma (em coordenadas cartesianas):
Em coordenadas polares , a equação torna-se:
Para obter esta equação faz-se as mudanças de variáveis , , e .
Em três dimensões, i.e. no espaço euclidiano , a equação de Poisson toma a forma (em coordenadas cartesianas):
Em coordenadas cilíndricas, a equação torna-se:
Pode-se obter esta fazendo as mudanças de variáveis , , e .
Em coordenadas esféricas , a equação toma a forma: