QUANTOS PAÍSES EXISTEM NO MUNDO?
Por: Flávio L.
26 de Abril de 2018

QUANTOS PAÍSES EXISTEM NO MUNDO?

Quantas nações existem atualmente?

Outros idiomas

Poderia colocar 193 no subtítulo e, pronto, respondido. Mas não é tão simples quanto parece! Existem casos que são exceção, como é o exemplo de Taiwan (Formosa ou República da China), cuja independência não é reconhecida pela China, o Vaticano, que, apesar de ficar de fora do cadastro da ONU, é "observador permanente" da entidade, o que dá ao estado o direito a voto nas conferências. A lista que conta essas atuais 193 nações-estados soberanos é da ONU (Organização das Nações Unidas). Para complicar ainda mais, existem casos como o da Groenlândia, por exemplo, que é um território dinamarquês, e não conta nessa relação.

 
Já no site Indexmundi, que é um órgão responsável por fazer estatísticas de todo o planeta, a relação de todas as nações chega a 256, levando em consideração territórios que são autônomos ou até mesmo ilhas, que a ONU considera ser de outra nação, como por exemplo, Porto Rico, Polinésia Francesa, Macau, etc.
 
Outras instituições tem sua própria lista, como é o caso do Comitê olímpico Internacional, com 202 membros, e da FIFA, com 205. A lista atualizada é algo tão raro que é impossível saber (depois de um pequeno conflito nacional, que sempre existe) se existirá a mesma quantidade de países. Atualmente vemos pela televisão e pelos noticiários, diversos informativos sobre a crise na Ucrânia, que recentemente perdeu seu território para a Rússia e agora corre o sério risco de ter parte de seu território ao leste anexado ou até mesmo transformado em outra nação. Apenas para ilustrar uma ideia do quanto tudo muda rapidamente, no início do século XX, havia apenas 57 nações. 
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil