Redes Wireless – A banalização dos profissionais especialist
Foto de Francisco S.
Por: Francisco S.
23 de Agosto de 2016

Redes Wireless – A banalização dos profissionais especialist

Informática Geral Geral Redes Access

Redes Wireless – A banalização dos profissionais especialistas

 

Trabalho com redes wireless há pelo menos 10 anos e venho me especializando cada vez mais nesta tecnologia de redes. Os profissionais especialistas neste setor são escassos, porém ainda pouco valorizados. O porque desta desvalorização é a banalização.

Os equipamentos evoluíram muito e a tecnologia atual soluciona muitos problemas de forma automática na parte de RF (Rádio Frequência). Desta forma as empresas e o mercado em geral acham que somente com tecnologia (equipamentos) as redes wireless podem ser implementadas. Existe sempre um comentário: Mas lá na minha casa eu tenho um roteador wireless que funciona que é uma beleza! Por que este equipamento é tão caro, sendo que tenho um “roteador wireless” na minha casa que paguei R$ 150,00?

O fato é que para empresas e industrias o cenário é outro, e não somente equipamentos e funcionalidades são suficientes, o conhecimento de RF é insubstituível e imprescindível, sendo um diferencial justamente pela baixa de quantidade de especialistas no assunto. Fazendo um comparativo com o modelo OSI, da camada 2 para cima nas redes wireless, os equipamentos até podem suprir todas as necessidades esperadas pelos usuários, porém na camada 1 deste ambiente, no caso a Rádio Frequência, o conhecimento é primordial.

Citando um exemplo, a tecnologia Cisco para rede wireless em empresas, possui uma funcionalidade chamada CleanAir que ajusta canalização de forma automática, mitiga interferência e uma série de outras questões relevantes de RF. Então, desta forma, o objetivo torna-se apenas em instalar o Access Point e utilizar a rede. O fato é que nem sempre o desempenho esperado, mesmo com as funcionalidades ativas, é o suficiente para que o desempenho corresponda as expectativas dos usuários. Nesta hora que um profissional com conhecimento sólido em RF pode ser um diferencial. Um Site Survey bem executado e um planejamento bem elaborado são de suma importância para o bom desempenho de uma rede wireless em um ambiente corporativo.

Além dos ambientes corporativos, há uma necessidade maior ainda de conhecimentos específicos em RF quando o cenário são enlaces de longa distância utilizando tecnologias em rede sem fio, como em provedores ou mesmo em interligações de locais. Nesta situação não há equipamento moderno que substitua o conhecimento do especialista.

Em resumo, além de ser uma área muito interessante é muito escassa no mercado de TI, e apesar de muitas vezes ser banalizada, sempre será um diferencial para os analistas que trabalham com infraestrutura de rede.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto