As pessoas que nos atrapalham
Por: Gabriel A.
09 de Abril de 2014

As pessoas que nos atrapalham

Filosofia

Na vida, encontramos muitos tipos de pessoas: há aquelas que nos ajudam, as que nada fazem por nós e as que nos atrapalham.

Pela Lei da Afinidade, temos diferentes missões com cada uma delas e elas conosco. Embora também diferentes, temos elos espirituais com todas. É uma grande ilusão achar que podemos ser felizes somente com as pessoas que nos ajudam. Por estas, nutrimos uma gratidão espontânea. Mas as que aparentemente nos atrapalham, na verdade, estão polindo as nossas virtudes – paciência, tolerância, capacidade de compreender e perdoar – e acabam nos forçando a crescer. As que nada fazem por nós não são tão neutras assim. Elas também têm afinidade e missão conosco e, brevemente (é só uma questão de tempo), tenderão para um dos lados.

Desconhecendo as razões do passado e os resultados no futuro, e sabendo que tudo tem o seu lado positivo, para conseguirmos cumprir as nossas missões temos que desenvolver dois pontos: a capacidade de agradecer e a capacidade de perdoar.

Agradecer e perdoar em qualquer situação é uma atitude espiritualista que interrompe o desenvolvimento de qualquer tipo de sofrimento e impede que caminhemos em direção à infelicidade. Mas isso não quer dizer que devemos agir passivamente diante das adversidades da vida, evitando a infelicidade. Significa que temos que nos tornar pró-ativos na construção de nossa felicidade, objetivando a felicidade daqueles que convivem conosco com base no altruísmo.

Formação Integral do Ser Humano
Fundação Mokiti Okada - M.O.A.
www.fmo.org.br

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil