Considerações sobre os sete saberes necessários à educação do futuro e sobre a arte da educação baseada na compreensão do ser humano.
O Relatório Jacques Delors, da Unesco, estabeleceu quatro pilares para a educação contemporânea:
- Aprender a ser;
- Aprender a fazer;
- Aprender a viver juntos;
- Aprender a conhecer.
A partir desses conceitos, Edgar Morin escreveu um de seus livros mais importantes. A educação só pode ser viável se for uma educação integral do ser humano. É preciso aprofundar a visão transdisciplinar da educação. Para isso acontecer, há sete saberes importantes a ser considerados.
- A educação do futuro deve enfrentar o risco do erro e da ilusão, reconhecendo e valorizando as idéias que contenham novas possibilidades de conhecimento e que sejam compatíveis com a realidade.
- Visão do todo e pertinência do conhecimento, que deve mobilizar o que o conhecedor sabe do mundo.
- A educação do futuro deve ser centrada na condição humana.
- A finalidade da educação do futuro deve ser ensinar a identidade terrena, valorizando a diversidade criadora da humanidade, bem como a sua unidade geradora de criatividade.
- A educação pode ser um modo de enfrentar as incertezas que o futuro nos reserva.
- A consciência da solidariedade e a compreensão perpassam pelas sociedades democráticas. A missão espiritual da educação é ensinar essa compreensão.
- A ética do gênero humano deve empenhar-se para que a espécie humana possa cumprir sua parte como integrante da comunidade de destino planetário, na medida em que há uma relação entre o indivíduo e sua espécie como um todo.
Não podemos mais ignorar o que se refere às coisas da noosfera (esfera das coisas do espírito).