13 MANEIRAS DE RESOLVER UMA EQUAÇÂO DE 2 GRAU
Por: Bruno A.
27 de Dezembro de 2022

13 MANEIRAS DE RESOLVER UMA EQUAÇÂO DE 2 GRAU

Como resolver equação do segundo grau [aprenda a resolver]

Matemática ENEM Ensino Médio

  1. Fórmula geral: É a forma mais conhecida e usada para resolver equações do segundo grau. A solução é dada pela fórmula:
    x = (-b ± √(b^2 - 4ac)) / (2a)
  2. Completing the square: Consiste em transformar a equação do segundo grau em uma equação do primeiro grau com a mesma raiz. Para isso, é necessário somar e subtrair o quadrado da metade do coeficiente linear, completando o quadrado.
  3. Factorization: Consiste em dividir o termo linear pelo termo quadrático e, em seguida, adicionar e subtrair o resultado da divisão.
  4. Symmetric function: Consiste em dividir o termo linear pelo termo quadrático e, em seguida, elevar o resultado da divisão ao quadrado.
  5. Graphing: Consiste em plotar a equação do segundo grau em um gráfico e identificar os pontos de interseção com o eixo x.
  6. Using a calculator: Alguns calculadores possuem uma função específica para resolver equações do segundo grau, basta fornecer os valores de a, b e c e o calculador irá retornar as raízes da equação.
  7. Using a computer algebra system: Ex: voce pode usar o wolfram para colocar a equação e sair a resposta
  8. Teorema da divisão racional: Consiste em transformar a equação do segundo grau em uma equação fracionária e, em seguida, resolver a equação fracionária.
  9. Resolver por divisão de determinantes: Consiste em calcular o determinante da equação e, em seguida, dividir o determinante pelo coeficiente quadrático.
  10. Soma e produto: Consiste em usar a fórmula da soma e produto para calcular as raízes da equação do segundo grau.
  11. Substituindo por números complexos: Consiste em substituir a variável x por um número complexo e, em seguida, resolver a equação resultante.
  12. Cálculo numérico: Consiste em usar métodos numéricos, como o método de Newton-Raphson, para aproximar as raízes da equação do segundo grau
  13. Resolvendo por Briot-Ruffini: Consiste em usar a regra de Briot-Ruffini para dividir a equação do segundo grau por uma expressão linear e, em seguida, resolver a equação resultante.
  14. E você conhece algum outro jeito de resolver a  equação do segundo grau?
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil