Mudanças Profissionais em 10 anos e 400 palavras

Um desafio em uma rede social, baseia-se em resumir sua vida profissional em 400 palavras e foi um grande desafio. Como esta seu autoconhecimento?

Coaching
Mudanças Profissionais em 10 anos e 400 palavras
Gustavo A.
em 03 de Junho de 2019

"Mudança" seria para palavra ideal para definir quem sou, o que fui e o que quero ser. Imagine-se aos 18 anos tentando vestibular para ciências agrárias de diversas universidades e conseguir uma vaga de Licenciatura em Matemática em uma Universidade que você não realizou vestibular. Seria desanimador de fato, anos de cursinho para não conseguir o que sempre desejou e fazer um curso que sempre foi segundo opção. Mas da vida levamos apenas histórias e com a cabeça juvenil iniciei a Licenciatura em Matemática e conclui 3 anos depois com Certificado de Mérito acadêmico e uma nova paixão no ar, "dar aulas". Gostava da sensação e da atenção que obtinha dos alunos, a troca de conhecimento e experiencia, enfim me especializei em Matemática no Ensino Básico e infelizmente meu contrato como temporário terminou no mesmo ano de 2014 e não consegui efetivar-me pelo Concurso Público mais desorganizado que já vi na vida, candidatar-se a vagas em cidade que não havia o número de vagas necessário, minha nota era suficiente para muitas cidades, menos nas cidades que candidate-me. Confesso que fiquei muito chateado com isso porém, uma professora da Universidade que foi minha docente na graduação e na pós me aconselhou a fazer outro curso, fazer Engenharia Civil e ela dizia: " você tem 24 anos no máximo que pode ocorrer é chegar aos 30 anos com dois diplomas na mão" e disse sim ao desafio/conselho.

Em 2015 comecei engenharia civil e este ano estou concluindo o curso, mas neste meio foi muito difícil manter-me no curso, sem poder dar aulas, trabalhei no comercio e muitos recrutadores ao verem meu currículo falavam a mesma e insuportável frase: " mas você apenas saber dar aulas?" ninguém conseguia ver todas aptidões que um graduado em matemática pode exercer no mercado. Enfim consegui um trabalho com Garçom de um restaurante e lá fiquei por 4 anos, neste meio trabalhei com MMN chamado Marketing de Rede, de diversas empresas e setores. Alguns com sucesso e outros nem tanto.

Agora estou focado em concluir a graduação em Engenharia Civil e buscar a difícil recolocação no mercado de trabalho, pois aos 28 anos o mercado tende a querer "treinar" jovens talentos e não re-ensinar um Professor de Matemática fora da sua área inicial. Porém não faço disso uma queixa, faço disso uma motivação diária para aprender e aperfeiçoar-me em busca desta mais nova mudança na vida.

 

Este artigo foi publicado em: https://www.linkedin.com/pulse/uma-vida-de-mudan%C3%A7as-profissionais-em-10-anos-e-400-gustavo/

 

Presidente Prudente / SP
Graduação: Engenharia Civil (Universidade do Oeste Paulista)
Professor Especialista em Matemática no Ensino Básico e estudante em Engenharia Civil, posso ajudar nos mais diversos níveis e salvar seu semestre
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Gustavo A. Whatsapp do professor Gustavo A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 778 dias e 2 h
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil