Revit Vs SketchUp
em 10 de Abril de 2019
"Mudança" seria para palavra ideal para definir quem sou, o que fui e o que quero ser. Imagine-se aos 18 anos tentando vestibular para ciências agrárias de diversas universidades e conseguir uma vaga de Licenciatura em Matemática em uma Universidade que você não realizou vestibular. Seria desanimador de fato, anos de cursinho para não conseguir o que sempre desejou e fazer um curso que sempre foi segundo opção. Mas da vida levamos apenas histórias e com a cabeça juvenil iniciei a Licenciatura em Matemática e conclui 3 anos depois com Certificado de Mérito acadêmico e uma nova paixão no ar, "dar aulas". Gostava da sensação e da atenção que obtinha dos alunos, a troca de conhecimento e experiencia, enfim me especializei em Matemática no Ensino Básico e infelizmente meu contrato como temporário terminou no mesmo ano de 2014 e não consegui efetivar-me pelo Concurso Público mais desorganizado que já vi na vida, candidatar-se a vagas em cidade que não havia o número de vagas necessário, minha nota era suficiente para muitas cidades, menos nas cidades que candidate-me. Confesso que fiquei muito chateado com isso porém, uma professora da Universidade que foi minha docente na graduação e na pós me aconselhou a fazer outro curso, fazer Engenharia Civil e ela dizia: " você tem 24 anos no máximo que pode ocorrer é chegar aos 30 anos com dois diplomas na mão" e disse sim ao desafio/conselho.
Em 2015 comecei engenharia civil e este ano estou concluindo o curso, mas neste meio foi muito difícil manter-me no curso, sem poder dar aulas, trabalhei no comercio e muitos recrutadores ao verem meu currículo falavam a mesma e insuportável frase: " mas você apenas saber dar aulas?" ninguém conseguia ver todas aptidões que um graduado em matemática pode exercer no mercado. Enfim consegui um trabalho com Garçom de um restaurante e lá fiquei por 4 anos, neste meio trabalhei com MMN chamado Marketing de Rede, de diversas empresas e setores. Alguns com sucesso e outros nem tanto.
Agora estou focado em concluir a graduação em Engenharia Civil e buscar a difícil recolocação no mercado de trabalho, pois aos 28 anos o mercado tende a querer "treinar" jovens talentos e não re-ensinar um Professor de Matemática fora da sua área inicial. Porém não faço disso uma queixa, faço disso uma motivação diária para aprender e aperfeiçoar-me em busca desta mais nova mudança na vida.
Este artigo foi publicado em: https://www.linkedin.com/pulse/uma-vida-de-mudan%C3%A7as-profissionais-em-10-anos-e-400-gustavo/