Revit Vs SketchUp
Por: Gustavo O.
10 de Abril de 2019

Revit Vs SketchUp

Qual melhor para Engenheiros Civis e Arquitetos.

Engenharia Curso superior AutoCad Revit Architecture SketchUp Desenho arquitetônico

 

Revit vs SketchUp

 

De longe a pergunta mais comum que ouço na faculdade de Engenharia Civil: "qual você acha melhor Revit ou SketchUp". Acho um crime tremendo tentar esta comparação, uma vez que, ambos entregam bem o que é prometido nas descrições dos Softwares. Mas, possuímos uma estranha vontade de comparar, rivalizar e diminuir ou aumentar coisas. Seja partido político, time de futebol ou destro ou canhoto. Não é brincadeira, faça este exercício de curiosidade. Entre no Youtube e pesquisa Destro Vs Canhoto, afogado vs Queimado, Dia vs noite. Logo, supri esta necessidade de comparação com a seguinte resposta:

"Depende!"

Analisando friamente cada software, com toda certeza cada um tem suas vantagens e igualmente suas desvantagens. Vou deixar de imparcialidade e pontuar os principais tópicos:

SketchUp:

O SketchUp é um programa de desenho digital leve e ágil projetado para ser intuitivo e rápido, ideal para modelagem de conceito, porém pouco direcionado a trabalho em equipe e produtividade. No comparativo com outros softwares, não tem a profundidade e os recursos necessários para um projeto mais complexo.

-  Extremamente fácil de usar e suas funções são auto Utilizáveis, não é necessário muito tempo de estudo para aprender.

- Enorme variedade de blocos disponíveis, ele contém uma biblioteca online 3D, diariamente atualizada com diversos itens que vão de plantas e carros.

- Não é eficiente para analises técnicas do serviço.

- Dificilmente alguém usa ele para uma planta baixa de aprovação de documentos, ou praticamente ninguém utiliza.

- Não fica muito bom depois de Renderizar, se faz necessário muitos ajustes.

- Se faz necessário o uso do Autocad para projeto de planta.

Revit.

 O Revit abraça o projeto integralmente e envolve as projeções arquitetônicas, hidráulicas e elétricas, além de oferecer uma boa biblioteca de materiais. Quem usa o Revit para criar chega muito mais perto de projetos executivos e consegue visualizar cortes, fachadas, elevação e perspectivas, porém normalmente é necessário investir em um curso para aprender todas as suas funcionalidades. Muitos profissionais que utilizavam o AutoCad apostaram na mudança para o Revit como se fosse uma atualização com melhorias.

- Extremamente preciso, principalmente em relação a cotas de altura, níveis e pavimentos.

- A separação por niveis facilita no momento de editar ou corrigir a maquete.

- Muito dificil de usar, cheio de ligação de comandos e regras que não podem ser quebradas para manter o desenho coerente (o que não é ruim)

- Mais fácil para renderizar, como as cotas e ligações são mais precisas, não se faz necessário muitas alterações.

- Não preciso usar o Autocad para planta baixa.

 

Resumindo:

Quando precisa de uma maquete eletrônica para mostrar a clientes ou uma pré-visualização arquitetônica, o SketchUp é mais fácil e rápido e muito preciso nos itens necessários.

Quando preciso de mais detalhes técnicos e a necessidade de apresentar a pessoas mais técnicas ou quero aproveitar a planta, pulando a etapa do Autocad., utilizo Revit.

 

e você, quem prefere?

 

Fontes de Pesquisa:

https://www.rsdesign.com.br/espaco_arquiteto/revit-ou-sketchup-qual-o-melhor-rendimento-para-o-arquiteto/ - acessado 10/04/2019

https://escolaproarte.com.br/saiba-a-diferenca-entre-revit-e-sketchup/ - acessado 10/04/2019

https://www.eng.com.br/artigo.cfm?id=38 - acessado 10/04/2019

R$ 45 / h
Gustavo O.
Presidente Prudente / SP
Gustavo O.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Engenharia Civil (Universidade do Oeste Paulista)
Professor Especialista em Matemática no Ensino Básico e estudante em Engenharia Civil, posso ajudar nos mais diversos níveis e salvar seu semestre
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil