Os espelhos, normalmente, são uma superfície metálica bem polida. Usualmente, uma placa de vidro recebe uma fina camada geralmente de prata em um dos lados, tornando o outro um espelho.
Mas como é formada a imagem em um espelho plano?
Vamos imaginar que o observador “vê" um objeto que parece estar atrás do espelho, essa sensação ocorre porque o prolongamento do raio refletido passa por um ponto "atrás" do espelho, essa imagem é chamada virtual.
Assim nos espelhos planos, o objeto e a sua imagem têm naturezas opostas, ou seja, quando um é real o outro é virtual. O termo virtual é escolhido de forma a distinguir esse tipo de imagem da “real”.
Do grande espelho situado na parede atrás da mulher que atende no balção temos três erros:
Observe as garrafas a esquerda elas estão mais afastadas em direção a frente do balcão e não onde realmente estavam.
E a reflexão da mulher, vamos observar? Como olhamos a pintura em uma visão direta, frontal, deveríamos ver sua reflexão atrás dela (assim veríamos pouco detalhes, ao contrário disso Manet pintou sua reflexão bem deslocada à direita.
E por fim, o é um homem fantasma? Não pois como a mulher esta deslocada o homem está bem a frente da mulher e é ele o observador da cena da pintura. Quando olhamos para o quadro, estamos na verdade dentro do trabalho do Manet e nossa reflexão esta deslocada a direita. Estamos então diante de um espelho!