Existe um fantasma na obra de Manet - "Folies-Berg
em 17 de Outubro de 2018
Música também é física! Caracterizada por um conjunto de freqüências bem definidas (as notas musicais); os instrumentos musicais devem ser capazes de produzir essas freqüências e abafar as outras, aos quais o ouvido humano é sensível.
Assim o corpo de um instrumento musical, um violão, por exemplo, é uma caixa de ressonância, isso quer dizer que as vibrações da corda entram em ressonância com a estrutura da caixa de madeira que potencializa(amplifica) o som e acrescenta vários harmônicos e isso implica em uma assinatura do instrumento: o timbre.
A produção do som acontece pela transferência de energia por um elemento excitador (por exemplo, o dedo no violão) para o corpo produtor do som, o ar entra em movimento e segura a intensidade o som.
Assim para instrumentos de corda temos: a corda transfere a energia para o corpo que excita a massa de ar no interior da caixa.
Já em instrumentos de sopro a própria coluna de ar é colocada em vibração, e quando soprado causa uma variação da força. A força então empurra a coluna de ar sendo capaz de produzir o som. O som então será transferido para a saída de ar do instrumento.
A transmissão do som em instrumentos de percussão, ocorre porque a própria membrana vibrante transfere energia diretamente para o ar.