Música & Física
Por: Graciete C.
17 de Outubro de 2018

Música & Física

Física Ensino Médio Pré-Vestibular ENEM Ondas

Música também é física! Caracterizada por um conjunto de freqüências bem definidas (as notas musicais); os instrumentos musicais devem ser capazes de produzir essas freqüências e abafar as outras, aos quais o ouvido humano é sensível.

Assim o corpo de um instrumento musical, um violão, por exemplo, é uma caixa de ressonância, isso quer dizer que as vibrações da corda entram em ressonância com a estrutura da caixa de madeira que potencializa(amplifica) o som e acrescenta vários harmônicos e isso implica em uma assinatura do instrumento: o timbre.


A produção do som acontece pela transferência de energia por um elemento excitador (por exemplo, o dedo no violão) para o corpo produtor do som, o ar entra em movimento e segura a intensidade o som.
Assim para instrumentos de corda temos: a corda transfere a energia para o corpo que excita a massa de ar no interior da caixa.

Já em instrumentos de sopro a própria coluna de ar é colocada em vibração, e quando soprado causa uma variação da força. A força então empurra a coluna de ar sendo capaz de produzir o som. O som então será transferido para a saída de ar do instrumento.

A transmissão do som em instrumentos de percussão, ocorre porque a própria membrana vibrante transfere energia diretamente para o ar. 

R$ 80 / h
Graciete C.
Barueri / SP
Graciete C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Reforço Escolar em Física Eletricidade Física para Concursos
Mestrado: Mestrado em Educação (UNEATLANTICO)
Professor de Matemática, Física, Cálculo
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil